sábado, 21 de agosto de 2010


A RAZÃO

A Razão é o resultado de uma atitude, de um gesto, cuja decisão se inclina para o lado do comportamento mais ético, mais de acordo com as regras que norteiam a sociedade. È aquilo que nós gostamos sempre de ter. A razão deriva de uma atitude justa e coerente.

A sociedade de hoje anda mais perto da injustiça do que da razão. A justiça e a razão andam de certo modo de mãos dadas e conduzem à serenidade, à tranquilidade, à paz de espírito, à solidariedade, ao humanismo e por aí fora.

Ser razoável ou ter uma atitude razoável é actuar dentro da razão.

Mas só temos razão se tivermos conhecimentos, porque a vida de hoje é também dialogo sobre as mais diversas matérias e isso exige conhecimento.

Conhecimento é igual a saber e o saber é distinguir o que está bem do que está mal. Equivale ao Rigor.

Ter ou não ter razão eis a questão.

Para minimamente estarmos dentro da Razão só devemos falar daquilo que sabemos. E para sabermos temos que partir da premissa Socrática "Só sei que nada sei". Aquilo que sabemos vem da experiência, princípios repetidos, que ganham força no contexto social.

Falta aqui um pormenor, meter aqui a consciência, o grande tribunal.
JBS

1 comentário:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro João
Gostei de ler este teu texto. Principalmente aquela passagem: »E para sabermos temos que partir da premissa socrática "só sei que nada sei".
20 valores
Rogério