RAFAEL CORREIA
Não se dá por ele.
Quando estou em Faro, ainda o vejo uma ou outra vez furtivamente, no pequeno mini-mercado da sua zona de conforto, ou na sua caminhada discreta e salutar. E é um prazer e uma alegria imensa e reciproca, o nosso reencontro e troca de recordações, idéias e vivências pessoais .
Hoje , folheando a Antologia de Artes e Letras da Scala (Soc.Cultural de Artes e Letras de Almada) venho encontrar no Ensaio de Diamantino Lourenço; " VIALE MOUTINHO,GIACOMETTI,RAFAEL CORREIA: TRÊS ETNÓLOGOS À DESCOBERTA DA CULTURA POPULAR PORTUGUESA" um elogioso texto ao trabalho, à personalidade e inconfundível estilo do algarvio RAFAEL CORREIA ao nível nacional uma verdadeira lenda no mundo da Rádio.
O autor do Ensaio conhece bem os meandros , interesses , caminhos e veredas do jornalismo, e não deixa para mãos alheias uma subtil crítica à forma como o "Lugar ao Sul" foi silenciado.
Mas ALMADA não é ingrata, não esquece nem enjeita os Homens da Cultura.
E o nome de RAFAEL CORREIA aqui está numa RUA de ALMADA, em Vila Nova de Caparica, no triângulo das que têm os nomes de Vasco da Gama , S.Francisco de Assis e Pedro Álvares Cabral. No alto da arriba fóssil, perto dos Capuchos, de onde se avista a imensidão do Atlântico.
Bom dia Elias Moreno,
ResponderEliminarFalar do Rafael Correia e do seu "Lugar ao Sul" é uma obrigação.
A nossa Associação poderia liderar junto da Camara Municipal de Faro, que seja atribuída o nome do Rafael - com realce ao seu programa - a uma rua da cidade. Fica o desafio!
Um abraço
Jorge tavares
De acordo.
ResponderEliminarÉ uma proposta a apresentar à Presidente da Associação para discutir em reunião
Abraço Costeleta
Roger
olá Jorge Tavares,
ResponderEliminarInteiramente de acordo com a proposta para dar o nome de Rafael Correia a uma rua na cidade de Faro, porque ele é merecedor dessa homenagem como algarvio, radialista e aluno da Comercial de Faro e
nosso colega na época de 50.
Aqui em Lisboa, em tempos e nos meus dias de fim de semana era regra ter como companhia o Rafael Correia no se "Lugar ao Sul", que
me transportava para os saudosos momentos em que "vivi"
nessa linda cidade de Faro.
Ainda hoje sinto saudades desse programa que o Rafael tão sábiamente conduzia com seu estilo pecuniar e enquadrado na
vivência dos seus interlocutores.
A RDP encerrou injustamente este espaço que o Rafael nos colocava ao dispor e que muito nos alegrava como ele interagia com os seus convidados, ele entrava pela casa adentro e a partir daí o Rafael estava totalmente integrado no meio que o estava a acolher.
Há dezenas de anos que não o vejo mas, por ele sinto uma grande admiração como radialista que no seu programa "Lugar ao Sul" deixou a sua marca.
Um abraço do
João Remendinho Mestre - 21/8/2015
Nota: Tavares, quando encontrares o Rafael dá-lhe em meu nome um grande abraço e que muito o admiro.
Curiosidade minha: o Rafael Correia tem o seu nome numa Rua da Caparica? Desconhecia essa ligação do Rafael a estas bandas da capital.