segunda-feira, 29 de junho de 2015

RECORDANDO


«JORGE ESCALÇO VALADAS, PINTOR»
Da autoria de seu filho, Jorge Manuel dos Prazeres Escalço Valadas foi publicado um li­vro que, para nós «costeletas», se reveste de grande significado, já que é uma biografia da­quele que foi o primeiro director da Escola Técnico Elementar Serpa Pinto, com que no Al­garve se iniciou uma fase do ensino profissional. Referimo-nos ao saudoso Mestre, consa­grado pintor e professor de Desenho, que foi Jorge Escalço VaIadas, o «Valadinhas» como tão efectuosamente era referido. Já «O Costeleta» inseriu uma fotografia daqueles «tempos idos» com todo o Corpo Docente, incluindo o sempre amigo Mestre José de Brito, que nos cedeu aquele precioso documento e «capitaneando» aquele grupo de professores que tanto contribuiu para a nossa formação o Professor Valadas.
Foi no Museu Etnográfico Regional que, na companhia do dedicado costeleta e nosso professor Mestre José de Brito, descobrimos esta obra que narra a vida do Pintor Jorge Es­calço VaIadas, nascido em 5 de Novembro de 1908 em Salir (Loulé) mas registado em Vila Real de Santo António. Em 1930 foi com a família para Lisboa onde, mais tarde (1935/ 1937) frequentou a ESBAL (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa) e iniciou a sua vida profissional em 1941 na Escola Fonseca Benevides, na capital e onde casou, volvidos dois anos com D. Isabel dos Prazeres. Foi no ano lectivo de 1948/49 que foi nomeado professor e director da Escola Serpa Pinto, a funcionar no actual imóvel da Escola Tomás Tomás Ca­breira, funções que ocuparia até 1952, para desempenhar o magistério no Porto.
 O nosso sempre lembrado director e professor faleceu 1 de Agosto de 1993, num Lar de Idosos,_em Paços de_Arcos e está sepultado no Cemitério da Galiza, em São João do Estoril.
             A obra, que é edição do autor, seu filho, contém largo número de reproduções fotográficas da vida do «Valadinhas», algumas das quais referentes à sua passagem por Faro.

JOÃO LEAL 
Pintura de Jorge Valadas
"A Ria Formosa"
Colocado por
Roger




Sem comentários: