quarta-feira, 15 de outubro de 2008

OS COSTELETAS NO I. C. LISBOA


AFINAL .. HÁ NET NA INATEL DO PIÓDÃO

ANOS 50/60
este texto é para o distinto costeleta, hoje advogado em FARO, que conheço apenas por Brazinho. E, obviamente, também para todos os outros costeletas.

O Brazinho foi um distinto aluno da Escola e, diga-se, já agora, que o foi em todo o seu percurso académico.

Era e penso que ainda é hoje, um homem de poucas falas mas amigo do seu amigo. Frequentou o INSTITUTO COMERCIAL DE LISBOA em LISBOA no tempo do senhor Presidente da Republica Senhor Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva.

Dizia-se na altura que um tinha a mania que era melhor aluno que o outro dizendo-se até que o Braz estudava até às quatro da manhã para obter melhores notas do que o Aníbal.

Mas o que me trás aqui não é bem isto mas esta história dos alunos da Escola que foram estudar para Lisboa ainda não foi contada. E devia ser...

Eu penso que o primeiro aluno (a) a ir estudar para o Instituto Comercial foi a economista Maria Alcina Palmeira, que era grande amiga do Dr. Armando Gonçalves de Cálculo Financeiro, de alcunha o menos dois.

Vou contar a minha história e isto passou-se a Direito Civil, no meu primeiro ano no ICL, em 1963, curso nocturno, com o Dr. Manuel Pereira, que tinha sido Presidente do Belenenses e também qualquer coisa na arbitragem.

Na aula do Manel, diz o Prof. Então, o senhor aí (o Cabaço Pires, que por sinal era um excelente aluno) diga lá o que é que se falou na última aula?

E o Cabaço Pires, ei e tal mais isto e mais aquilo...

E o Prof, e´ pá vocês não estudam nada...

E diz o Cabaço Pires, ó senhor doutor ainda agora a procissão vai no adro...

E diz o Prof, mas já saiu da Igreja....

Foi das melhores do Manel que ainda foi meu colega.

Ao Cabaço Pires e ao Dr. Manuel Pereira, ambos já falecidos o meu reconhecimento como grandes valores da Academia.

publicação de
João Brito Sousa