quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ANIVERSÁRIO DE ASSOCIADOS COSTELETAS

Fazem anos em Janeiro
16-Isabel Maria Lopes Roberto Coelho; Maria da Conceição T. Santos Maurício; Maria Celina Pereira Nunes Inácio. 17-Fernando Lopes Oliveira; Maria de Lurdes Borges Mendes. 18-Alda Conceição Lopes; Manuel Afonso Ramires; José Sousa Pereira. 20-Irene Duarte Louro. 21-Fernando Guerreiro Mendonça; José Eduardo Sousa Maurício. 22–Manuel Ricardo Anselmo. 23-José Afonso Martins de Sousa; Carlos Alberto Brito Louro Rodrigues; Jorge Seromenho Florentino. 25-Honorato Manuel Gonçalves Viegas; Joaquim Carlos Rocha Vieira; Maria Paula de Sousa Cabecinha; Emilia de Jesus Roberto Cansado; Bartolomeu Neves Caetano. 27–Lutília Neto Gonçalves Rocha; Reinaldo da Encarnação Moreno. 28-Joaquim Pereira Alves. 29-José Martins Palma; Constância Isabel P. Vieira; Francisco Arnaldo G. Gonçalves; Manuel Duarte Silva; Eugénia Maria Figueira Guerreiro. 30-Aníbal Guerreiro Correia; Armando Martinho Romão. 31-Maria Manuela Dias Jesus Simão; José Luís Vieira Fernandes Soares; João Manuel Jacinto Mateus.

Os nossos PARABÉNS

Pesquisa de Rogério Coelho

VIVAM OS COSTELETAS




1 -Ao EDMUNDO FIALHO

Fiquei muito agradecido pela colaboração simpática que tens dado a blogue. Facilmente percebeste o que é que nós queríamos, contar umas histórias de outros tempos.

Essa história desse tipo que tu conheceste aí é muito engraçada pela forma como aconteceu.

Tenho falado em ti á malta e muitos se lembram de ti., como o Manuel José Guerreiro de Paderne, o Fernando Palminha de Boliqueime, o Alfredo Teixeira das Fontainhas, o Vitélio do Cerro de Ouro, o Zé Contreiras da Senhora da Saúde, o Luís Isidoro de Estoi, o Guy de Albufeira, o Zé Emiliano de Estoi e o Alberto Rocha de Santa Catarina da Fonte do Bispo..

Aí vai um abraço do
João Brito Sousa

Ao MARIGUESA

Meu caro amigo,

O ZE MANUEL MARIGUESA veio da Escola de Silves onde foi aluno do TAVARES a Ginástica para a Escola Comercial e Industrial de Faro, anos 60, onde fez as secções preparatórias para os Institutos, sempre com notas altas

Fez o Curso do Magistério Primário com o Professor Zé Lopes e o Professor Chaparro e depois fez a licenciatura em Lisboa no ISCEF em Economia, com uma nota brilhante no tempo do. Herlander Estrela e do Octávio Teixeira, do Varela.e de outos craques.

Trabalhou no Banco do Fomento com o Herlander e com o Dr. Gelásio Pires, já falecido.

Presentemente está em BRUXELAS.

É natural da MEXOLHOEIRA GRANDE.

Deixo-lhe um abraço.

João BRITO SOUSA

UM POUCO DE ESTÔMBAR.


A vila de Estômbar é uma das mais antigas freguesias do Algarve. Encanta-nos pela silhueta da brancura do seu casario, figurando no concelho de Lagoa como o mais mourisco dos aglomerados urbanos.


Sanabus, designação da actual vila de Estômbar no tempo da ocupação árabe, constituindo importante centro no interior de um castelo chamado Abenabeci, que as tropas de D. Sancho I conquistaram por alturas de 1191.


Nesta bonita terra de contrastes, viram a luz do dia figuras importantes, que ficaram para sempre na história, desde poetas como Ibne Ammar, aos heróis, como o lendário Remexido, para além de nobres personalidades da fidalguia e clero.


Dada a sua privilegiada localização, Estômbar foi outrora, centro económico de grande prosperidade. Baseada numa economia essencialmente agrícola, Estômbar passou a ganhar notoriedade e riqueza com o incremento das actividades ligadas à exploração do sal e ao tráfico comercial no Rio Arade.


Porém, é com a dinamização dada à Industria Conserveira que a freguesia se expande, ganhando novos aglomerados populacionais e novas fontes de rendimento. Com a decadência das referidas actividades, a povoação foi encontrando noutras o seu ganha-pão.


Actualmente, a vila de Estômbar conta com um pequeno tecido empresarial ligado à construção civil e às obras públicas, reflexo do principal impulsionador do desenvolvimento económico do concelho (turismo).


Apesar de sofrer os efeitos da interiorização, Estômbar encontra-se dotado de modernas infra-estruturas e equipamentos ligados à saúde, ao ensino, ao lazer, visando a qualidade de vida dos seus residentes.


Texto retirado da net por
João Brito Sousa

QUEM SABE DELES

CARLOS ALBERTO MAGALHÃES VIEGAS (do quiosque Vieguinhas)

E

ANTÓNIO VERDELHÃO na Alemanha.

Queremos estes dois homens no almoço anual de JUNHO deste ano.

CARLOS ALBERTO E VERDELHÃO

Venham rapazes, venham até cá.
A gente espera-os, o João Cuco vem.
E tu ó Vitélio vê se este ano vais lá
O amigo Alberto Rocha está também.

Vamos fazer um teatro, tu ó Verdelhão
Fazes de Dr. Passos e dás aula de inglês
O Carlos Alberto entra de livro na mão
É o Andorinha a dar uma aula de francês

E entra também o grande Maurício Severo
E o Rogério corrige os teste vai tudo a zero
E depois o Mariguesa com o olhar no chão

Entra e faz de Dr Uva e... há algum voluntário
O Cheira diz que não lá de dentro do armário
Venham CARLOS ALBERTO e VERDELHÃO.

texto de


João Brito Sousa