sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

SANTA BA´RBARA DE NEXE



SANTA BÁRBARA DE NEXE


INFORMAÇÕES DE CARÁCTER GERAL.

É uma freguesia do concelho de Faro, com 37,93 km² de área e 4 119 habitantes (2001). Densidade: 108,6 h/km².
A Terra de Nexe, em pleno Barrocal, entre a Serra e o Mar, com a sua Igreja Matriz altaneira e com vistas deslumbrantes sobre o litoral, caracteriza-se, desde há vários séculos, pela habitação e pequenos núcleos populacionais dispersos. Actualmente também é reconhecida internacionalmente como destino turístico e nas áreas da música (o harmónio) e do trabalho artístico em pedra (profissão de canteiro)

Fica situada no Algarve, entre Loulé e São Brás de Alportel, a 10 km do Aeroporto Internacional de Faro e de várias praias e campos de golfe, é servida pela EM 520 e pelos nós de Loulé - Sul e Faro / S. Brás da A22 Via do Infante. Nos seus limítrofes encontra-se o Estádio Algarve e o Parque das Cidades.

A população ronda aproximadamente 4000 habitantes (INE, 2001), distribuídos por 20 sítios: Agostos, Aldeia, Benatrite, Bordeira, Canal, Charneca, Colmeal, Falfosa, Goldra de Baixo, Goldra de Cima, Gorjões, Igreja, Ladeira, Laranjeira, Medronhal, Palhagueira, Pé do Cerro, Poço Mouro, Telheiro e Valados.

As actividades principais são: Turismo, comércio, restauração, pequenas indústrias, extracção e transformação de pedra, serviços e agricultura..

A presença humana na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe remonta à transição do Paleolítico Médio para o Paleolítico Superior (há cerca de 30.000 anos) e aos povos da Pré-História, tendo posteriormente sido também residência e/ou entreposto comercial de Fenícios, Romanos e Árabes. O cidadão mais antigo conhecido da Freguesia é o romano Sexto Numísio Eros, do século II (referido numa lápide funerária local). A mais antiga referência escrita sobre esta Freguesia, ao lugar de “Neixe”, parece ser de 1291 numa delimitação dos Termos (Concelhos) de Faro e Loulé. Refira-se ainda que a construção da Igreja Matriz começou no XIV, no lugar de uma antiga ermida já existente, onde se dizia que “aconteciam milagres” e que era local de romagens regionais. Santa Bárbara de Nexe passou a Freguesia no Século XVI.

De património Cultural, tem:
Igreja Matriz de Santa Bárbara de Nexe - A construção da Igreja Matriz, uma das maiores e mais importantes no Algarve rural, começou no XIV, no lugar de uma antiga ermida já existente, onde eram relatados “milagres” e que era local de romagens regionais. Foi alvo de importantes intervenções nos séculos XVII e XVIII. É um edifício de três naves de cinco tramos, com arcos ogivais suportados por colunas. Um arco triunfal exuberantemente decorado com ramos e troncos, em puro estilo manuelino, separa a nave central da capela-mor, cuja cobertura é decorada por uma abóbada estrelada, de cinco chaves, ligadas por combados em forma de corda. A nave virada a norte possui três capelas, possuidoras de pinturas do século XVI, retábulos de talha barroca e "rocaille. Também se evidenciam vários revestimentos de azulejos de padronagem e um painel de azulejos figurativos que encima o arco triunfal.
Ermida de Santa Catarina dos Gorjões - Templo de origem tardo-medieval (século XV), com uma única nave e capela-mor. É uma ermida de cariz popular e grande singeleza de linhas, de planta longitudinal com contrafortes.
O acordeão em Bordeira, faz deste sítio da Freguesia uma capital de compositores e executantes deste instrumento musical, entre os quais José Ferreiro Pai (a alma do verdadeiro corridinho e o autor do célebre corridinho “Alma Algarvia") e João Barra Bexiga (o filósofo da vida vivida e eterno romântico do acordeão).
A arte da cantaria e os trabalhos artísticos em pedra, com as referências de grandes mestres do século XX: Anicetos de Bordeira, nomeadamente Dionísio Aniceto, João madeira e Tomás Ramos.
Moinhos de vento e poços de água ancestrais.
As Charolas são a manifestação cultural mais tradicional e genuína da Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, sendo únicas na região no improviso e na ausência de simbologia religiosa. Nos primeiros dias de cada ano, grupos de homens e/ou mulheres, acompanhados de instrumentos (acordeão, castanholas, pandeiretas, ferrinhos e por vezes clarinete e saxofone), actuam em Festivais em Santa Bárbara de Nexe, Bordeira e arredores, casas particulares de amigos e nos cafés da zona, entoando cantigas e lançando quadras improvisadas (“vivas”) saudando o ano novo e os amigos, num clima de amizade, alegria e alguma crítica social e política. As Charolas da Terra de Nexe, em meados do século XX, atingiram os mais altos patamares da música centrada no acordeão com a participação dos mestres acordeonistas bordeirenses José Ferreiro Pai e João Barra Bexiga, assim como da poesia popular com a participação de grandes poetas populares como António Aleixo e Clementino Baeta.

No Barrocal algarvio, entre o mar e a serra, a Terra de Nexe é um autêntico anfiteatro natural mediterrânico nas primeiras encostas da Serra de Monte Figo, com vistas deslumbrantes sobre a Ria Formosa e o Oceano Atlântico, muito apreciadas pelos turistas.

Artesanato de empreita, abegoaria, cantaria de pedra e pedra artística, doces de amêndoa e figo.

Percursos pedestres, a partir de vários pontos da Terra de Nexe, tendo os ancestrais moinhos de vento como referência, por caminhos rurais antigos, permitem deleitar-se com a flora e fauna mediterrânica, paisagens deslumbrantes e o património antigo dos moinhos de vento e poços de água.

(texto retirado da net)

João Brito Sousa