sábado, 17 de janeiro de 2009

CASA DO ALGARVE

Do nosso associado JC. TAVARES recebemos, pelo correio electrónico, o texto que a seguir reproduzimos:

Recebi hoje uma carta, que me foi remetida pela Casa do Algarve, subscrita pelo presidente da direcção Sr. A.E. Mateus da Silva, divulgando a situação difícil porque está passando aquela instituição, não só porque se encontra em instalações provisórias e emprestadas, mas tambem pela necessidade de aumentar o numero dos sócios, para que a sua vida financeira possa melhorar.
Apela o referido senhor, aos actuais sócios que ainda não paguem a sua quota no escalão de 30.00 euros anuais, que passem a fazê-lo, e que dinamizem entre familiares, amigos o convite para novos associados.
Ocorreu-me sugerir aos administradores do blogue que façam esta divulgação, e tambem que contactem a Casa do Algarve oferecendo-se para colaborar em tudo aquilo que o blogue e os costeletas (na sua grande maioria algarvios) possam fazer em prol desta instituição fundada em 26.02.1930, e com estatuto de utilidade pública.

Contactos: telefone 213423240
fax 213478046
email casaalgarvelisboa@sapo.pt

Um abraço JORGE TAVARES
Recebido e colocado por Rogério Coelho

FORAM E SERÃO SEMPRE COSTELETAS


1 - QUEM SE LEMBRA DELE?


JOÃO VIEIRA ALEXANDRE

Era amigo de toda a gente, particularmente do Firmino Cabrita Longo das Fontainhas. Eram os dois que mais sabiamente davam a volta ao D. Uva. No primeiro dia de aulas do período oferecia-se para ser chamado . Aluno que se oferecesse com o UVA tinha doze. O ALEX tinha o problema resolvido....

O Firmino também fazia mais ou menos isso.

Todos gostavam do ALEX. Era aquilo que se chama vulgarmente um “bonzão” Era grande companheiro do Jorge Barata.

Na primária em S. Luís, nas práticas pedagógicas ainda fui professor de um seu irmão, de nome Alexandre, que parece ser também o nome do Pai. .

Havia outro irmão, costeleta também, de nome Zé Maria, que me parece ter emigrado para França.

Outro companheiro de ambientes do ALEX foi o também já falecido SABINO, o mais velho, ambos funcionários do Sotto Mayor, que cantava o fado e percorriam as ruas de Alfama. e o cacau da Ribeira.

Nas aulas de Contabilidade da Drª Florinda o ALEX ficava sempre cá atrás....

Os Iguaizinhos é que viram ele a fazer os lançamentos.

Uma vez encontrei-o na Papelaria Silva a andar de bicicleta dentro da loja.
ALEX... uma saudade.

Texto de
João Brito Sousa