quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

CORREIO COSTELETA


RECUERDOS DO ROMUALDO CAVACO

1 - Vou falar do Magistério:

"Mariguesa" - Trata-se de uma poesia com 50 anos. É do tempo da censura. Por isso o Mariguesa só se poderá sentir honrado por lhe recordarmos os 18 anos. Desde que saimos do Magistério não mais o vi.

Já o procurei na Mex.Grande, mas em vão.Essa poesia e mais umas 30 são da autoria de Zé Amaro, um colega dos lados de Tavira que julgo estar por aqui em Portimão, mas também já não o conheço.

Poderei logo que possível, do Magistério, lembrar-te o Prof. Amável Faria (poesia Manual do Lusito), Dr. Esquivel (poesia juramento de Hipocrates), Dr. Hortêncio (poesia Mostrengo - adapt.de F.Pessoa), Padre Santos (das anexas), etc. etc.Procura-seJoão Cuco - vive no Barreiro - haja quem o procure, se não, teremos que ir nós!!! ....Aleixo - ao que julgo o seu pai além de Advogado era também nosso prof. - de Constituição Política -

Vamos resistindo,
ROM

2 - Com um abraço venho recordar o Alberto Mariguesa, numa poesia de Zé Amaro:"HELLO MARIGUESA"
No recreio das Anexas (1)'Stava o Mariguesa,Dirigindo as Meninas (2)Era uma beleza ...Só pulando e saltandoTal qual o balé,Só faltava dançaro Jirofelé ...É ele que tem a chaveD'Associação (3)Dirigindo o Jornal (4)Dá lustro ao Patrão ...(5)Nunca mais tem juizoNem tão pouco vergonha,Precisava levarTrês 'stalos na fronha ...Adaptação da canção "Le Petit Japonais", por Zé Amaro.1) - Escolas Primárias efectivas no interior da Escola do Magistério, para Estágio de futuros professores.2) - Futuras Prf.Primárias.3) - Assoc.de Alunos do Mag.Primáriio.4) - "Escola Nova" - jornal da Associação de Estudantes do Mag.Primário5) - Nome por que era conhecido, entre os alunos, o Director do Magistério.Um abraço. Romualdo.

PLEASE NOTE MY FRIEND

a) – O João Cuco já não vive no BARREIRO e ninguém me sabe dizer dele.
b) – Esse Aleixo que dizes e de facto filho do Dr. Aleixo, nosso professor
e irmão da Graça ALEIXO Mas eu procuro notícias do ALEIXO da FUZETA.

JBS