domingo, 25 de janeiro de 2009

AS MENINAS DE VELASQUEZ


AS MENINAS DE VELASQUEZ

No quadro de Velasquez o que se sobressai são as meninas, melhor, a presença das meninas. Parecem quatro fadas. É verdade que se vê a tela, o próprio pintor e um cavalheiro lá ao fundo, sob a arcada de uma porta.

Mas o brilho do olhar das meninas suplanta tudo. Quatro crianças lindas que se encontram numa sala, desfrutando da sua condição de criança. Inocentemente crianças, cuja lugar no palco da vida ainda não foi encontrado, numa postura, mais parecendo andar à procura dele.

Descontraídamente belas. Dir-se- ia que têm direito a ser felizes, como toda a gente, aliás, mas estas meninas encantadoras não esperam da vida outra coisa.. Será que já suspeitam de algo que lhes possa vir a acontecer? Talvez estejam na expectativa, mas começam já a sentir que algo estará para vir.

Parece-me que é isto.

texto de
João Brito Sousa

CORREIO COSTELETA








RECEBIDO DO ANTÓNIO GABADINHO

Boa Noite,

Por avaria informática estive forçosamente ausente !!!

A propósito de : “Foram e serão sempre costeletas”

Pedro Manuel Vieira Alexandre João Vieira Alexandre (Alex)

Verifico numa das fotografias de grupo existentes no Blogue, estar presente o meu colega de turma ( se bem me lembro) de nome Pedro Manuel Vieira Alexandre e que por ter o cabelo ruívo, lhe chamávamos “o cabelinho”).
A minha dúvida é a seguinte: Não serão estes dois Costeletas irmãos e filhos do Sr. Zé Maria que nos anos sessenta era funcionário no Cinema Santo António? É que pela semelhança física e de nomes não devo estar enganado!
Quem sabe responder?

Cumprimentos

Agabadinho

OBRIGADO ANTÓNIO,

Viva,

NÃO, NÃO SÃO IRMÃOS.

1 - O costeleta da esquerda é o MANUEL POEIRA, um costeleta amigo, casado com a costeleta Avelina Cavaco, cunhado do José Manuel Cavaco igualmente costeleta, jogador de futebol do Olhanense e Farense, internacional júnior de futebol, árbitro da primeira divisão, sindicalista, bancário e funcionário público e às quintas feiras vai ao almoço dos nove à Fuzeta

2 - O costeleta da direita é de facto o ALEX, um costeleta amigo de todos os costeletas e filho do senhor Zé Maria do cinema da rua de Santo António..

3 - O Pedro Manuel vieira Alexandre foi meu aluno na primário quando estava a estagiar na Escola do Carmo com o Professor Amável.

4 - Havia anda um irmão do Alex, costeleta também, de nome Zé Maria, que abandonou os estudos e foi para França.

Texto de
João Brito Sousa