quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

18º ANIVERSÁRIO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO

INFORMAÇAO DA DIRECÇÃO

Caros Costeletas

O Almoço Convívio do Aniversário da nossa Associação, e a entrega do prémio, pelo "Patrono" do "Prémio Melhor Aluno de 2007-2008" será, como sempre, efectuado na nossa Escola, este ano no dia 4 de Abril de 2009.
O prémio será entregue no auditório da Escola onde será, também, com todo o mérito, homenageada uma ilustre Costeleta.
Esta decisão foi tomada na reunião da Direcção efectuada no dia 28 deste mês de Janeiro.
Recordemos que o "Patrono" nomeado é o ilustre Costeleta Professor Joaquim de Sousa Almeida Lima.
-----------------
Também podemos informar que, na mesma reunião, foi decidido efectuar o Grande Almoço Anual no Hotel D. Pedro Golf em Vilamoura, no dia 13 de Junho próximo. A reserva está confirmada pela gerência do Hotel.
Nota:- O preço, por pessoa, destes dois almoços convívios está a ser ponderada pela Cantina da Escola e pela gerência do hotel. Informaremos.
A sessão solene no Auditório da Escola, pelas 15 horas, é de entrada livre.
O Secretário - Rogério Coelho

ANIVERSÁRIO DE ASSOCIADOS COSTELETAS


Fazem anos em FEVEREIRO

1-José Inácio de Brito. 2-Maria Emília Romano Escorrega Gonçalves Pêgo; Maurício Severo Domingues. 3-Heraclides Cabrita Silva. 5-Maria Célia Rodrigues da Encarnação Revez. 6-Nair Ribeiro da Silva. 7- Eduardo Romualdo E. Mar­tins; Manuel Inocêncio da Costa. 8 – Edmundo Gomes Fialho. 9- Maria José Fernandes; Rosa Ana Maria Machado Martins. 10-Joaquim Cláudio Gonçalves; Maria Isabel Dias Pereira; Zélia de Jesua Silva; Natália Joaquina das Dores Pires Caetano. 12 - Maria Suzete Amaro Pavão Romeiro Casaca. 13-Alberto Concei­ção Trindade. 14-Maria da Conceição B. Lourenço Dias; José Rosário da Silva. 15- Natália Maria Soares Marum; Maria Filipe Vieira de Sousa Guerreiro.

OS NOSSOS PARABÉNS
Pesquisa e colocação de Rogério Coelho

PARABENS À MARIA JOSÉ FRAQUEZA.


Data: Faro, 28-01-2009

De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Pela presente junto se envia Nota de Imprensa da qual muitoagradecemos a sua divulgação/publicação:

NOTA DE IMPRENSA================MEDALHA DE MÉRITO "EDUARDO DIAS COELHO" ATRIBUÍDAS AO ELOS CLUBE DEFARO E CASA-MUSEU MARIA JOSÉ FRAQUEZA

O ELOS CLUBE DE FARO foi agraciado com a Medalha de Mérito "Eduardo Dias Coelho", por ocasião do seu jubileu de prata, concedido pelo ELOS CLUBEDE SANTOS - CÉLULA MATTER, BRASIL.

Nesta mesma data, a CASA-MUSEU MARIA JOSÉ FRAQUEZA, da nossa Companheira MariaJosé Fraqueza, foi também agraciada com a Medalha de Mérito"Eduardo Dias Coelho", por ocasião da sua inauguração.

Tal distinção, que muito nos honra, faz-nos desejarcrescer e consolidar novos projectos, com redobrada motivação edeterminação, cientes da responsabilidade de honrar todo o movimentoelista e em particular o ideal elista de Eduardo Dias Coelho*, nosso fundador.

* Eduardo Dias Coelho - O Movimento Elista foi fundado em 8 de Agosto de 1959pelo Dr. Eduardo Dias Coelho, médico da Sociedade Portuguesa de Beneficiência emembro do conselho deliberativo da Associação Atlética Portuguesa, emSão Vicente, Brasil, no local denominado Prainha, localizado defronte da enseadaonde ancoraram as caravelas de Martin Afonso de Souza.

O Elismo é um movimento de congregação de valores humanos dispostos ou, pelos menos,predispostos a defenderem a aliança e a promoverem a boa compreensão dos povos delíngua portuguesa. Veículo de propagação e de defesa dos ideais que formam acomunidade lusíada é também o Elismo, por decorrência e paralelamente,fonte de alta confraternização de quantos nele se integram.

Tendo por trilha oidioma português, pois, fadado a se expandir por lugares os mais diversos e distantes,sejam quais forem as suas peculiaridades locais próprias e típicas, o Elismo é umsímbolo de manutenção e de garantia da sobrevivência, em qualquer lugar do mundo,de princípios e ideais que a língua mater conferiu e consolidou nos homens detodos os tempos.

A Direcção do Elos Clube de Faro

recolha de
João Brito Sousa

CORREIO COSTELETA


Caro amigo
recebido MADEIRA GUERREIRO

Aí vai uma história já publicada no jornal “ O Costeleta” de Fev/2001.

A publicação no Blogue será uma homenagem que presto a esse grande amigo que infelizmente já não se encontra entre nós Franklin Marques


NAQUELE TEMPO…

Na tranquilidade e pasmaceira do aquém-Caldeirão, em pacata localidade que nada agitava, por aqui nos quedávamos anos inteirinhos, vendo passar o “rápido” ou a “carreira” que levavam os mais afortunados até à mítica Lisboa…

Quantas vezes uma breve deslocação a localidade vizinha, não constituía, por tão esporádica, uma singular aventura? Hoje, o Mundo inteiro está ali ao virar da esquina. À velocidade do desejo, quase num ápice, nos encontraremos no lugar apetecido. Mas, naquele tempo, mercê de condicionalismos entretanto ultrapassados, tudo é diferente. (É preciso não esquecer que estávamos no século passado…). Então, a gente localizava, certeiramente, com um infalível apontar de dedo, num mapa de Portugal, cidades e vilas, rios e serras.

E até conhecíamos ( de cor! ) alguns dos seus aspectos paisagísticos, económicos e sociais, da forma que os manuais de estudo os descreviam.

Porém, o conhecimento objectivo, real e concreto, estava longe de ser uma realidade. Viajar era, pois, um objectivo fortemente acalentado. Mas eram tantas as dificuldades…

Daí que a “Excursão” , uma das actividades de encerramento do Curso, fosse sempre aguardada com uma expectativa que superava, em muito, as de outras realizações.

Para não fugir à regra, a excursão de finalistas do ano de 1966/67 foi uma saborosa realidade…

Até porque uma deslocação ao norte do País era um privilégio de que raros se poderiam ufanar.

Ora, o Manuel Madeira Guerreiro, finalista naquele ano lectivo, fez-nos chegar, como apontamento evocativo daquela viagem, o recorte do jornal «O Comércio do Porto» e a foto de grupo que inserimos, na certeza de que muitos gostarão de aí se “reencontrar” e “reviver” dias por certo inesquecíveis.

Aqui ficam !

Franklin Marques

Dizia o recorte do Jornal :

Estudantes da Escola Industrial de Faro visitaram «O Comércio do Porto»

Duas dezenas de alunos da Escola Industrial de Faro, que andam em visita de estudo pelo País, visitaram ontem à noite as instalações de «O Comércio do Porto», podendo observar o funcionamento e técnica dos serviços.

Eram acompanhados pelas professoras srªs D.Irenice Machado e D. Maria Filipe Macário e pelos professores srs. dr. Amílcar Quaresma e dr. Telo de Queirós, este acompanhado por sua esposa srª D. Olga Telo Queirós. Os estudantes algarvios, com muito interesse pela organização de um jornal diário, apreciaram o mecanismo técnico, levando consigo as impressões do esforço e coordenação dos elementos.

Os estudantes de Faro seguem hoje de manhã para Coimbra, com passagem por Aveiro, seguindo depois o rumo da sua província.

PS. - AMANHÃ VOU COMENTAR ESTE ACONTECIMENTO.

recolha de
João Brito Sousa