quinta-feira, 2 de abril de 2009

FARO E SUAS GENTES



Quando eu comecei na Escola Comercial em FARO a 7 de Outubro de 1952, a minha mãe hospedou-me ali perto da estação. Havia por ali uma tasca que ficava a uma esquina e à esquerda, quando se saía da estação para o caminho do hotel EVA. Conto isto para dizer que nessa tasca trabalhava lá um cavalheiro de côr, a quem a gente chamava “o preto” e o preto chamava-se Zacarias. A rapaziada passava por lá e ficava admirado e espantado com o preto. O preto não tinha nada de especial; era um preto apenas mas para nós era novidade. Parece-me que foi o primeiro preto a residir em Faro.

Nesse caminho da estação para o hotel EVA, avenida da República creio, havia ali um terreno tipo baldio, onde se instalavam carros de mula para alugar, cujos proprietários vinham dos arrabaldes. Ali, nesse terreno, a malta jogava hóquei em campo onde o Zé João Bico, hoje distinto oficial da Marinha era o maior. Lembro-me também de jogar lá o Orlando.

Ali a seguir à paragem das camionetas da EVA, havia o café Coelho que já desapareceu. Continuando havia o Seita a tirar retratos com a gaiola `a la minute. Nas costas do Seita ficava o quiosque Vieguinhas, pai do Carlos Alberto meu colega na Escola Comercial e muito amigo do Justino, do Banco Borges e do Verdelhão, tal como o Carlos Alberto emigrado na Alemanha. Nesse tempo no Jardim havia ali três ou quatro engraxadores....

E depois lá estava a Rua de Santo António, onde passeava o LÓ o sportinguista da cortiça, havia a Sapataria Atlas do preço fixo que já falei aqui e era ali ao lado da Papelaria Silva e da TAP onde trabalhou o Ludgero Farinha da Escola Comercial e grande jogador de Hóquei em Patins. Ao fundo da Rua de Santo António depois da Pontinha ficava a Mocidade Portuguesa do senhor Marmota.

Figuras típicas da cidade o Gaiana, o Coelhinho, o Menino Chico, o Caça Brava, o Cartaxo, o Manel dos Bigodes, e outros.

Professores Ilustres o Vergilio Ferreira e o Zeca Afonso..

Boémio o JOVITO.

Pessoas da Escola Comercial e do Liceu desse tempo, que se tornaram célebres foram, o Casimiro de Brito, hoje intelectual e poeta, o João Leal professor e jornalista, o Mário Zambujal escritor e autor de peças de Teatro, a Maria José Fraqueza professora e poetisa, o Almirante Brito Afonso de Bordeira, o Brigadeiro Salvador Carvalho da minha terra, o Patacão, que foi chefe da Polícia aí em Faro, o Negrão Belo o melhor fundista do meu tempo e foi Presidente da Câmara, o Jaime Machado hoje meritíssimo Juíz, oHerlander Estrela que foi secretário de estado das Finanças e Administrador do Banco de Portugal e do Montepio Geral e tantos outros. ..
Para quando um levantamento destas grandes figuras da cidade euma festa de confraternização?....

João Brito de Sousa

UMA PRESENÇA ILUSTRE

A nossa mentira do dia 1 de Abril

A notÍcia ontem publicada com o título acima, não é verdadeira. Foi a brincadeira mentirosa do dia 1 de Abril. Contudo, seria interessante que a mesma fosse verdade e, acredito que todos os costeletas o desejariam. Talvez tenha chegado o momento da Direcção da AAAETC "pressionar" o costeleta Aníbal Cavaco Silva, para honrar o almoço anual da nossa Associação com a sua presença. Este convívio, desprovido de protocolos, representaria uma romaria de saudades e serviria também o para aliviar das exigências do elevado cargo que ocupa na magistratura do país.Fica o desafio!

JORGE TAVARES