quarta-feira, 8 de abril de 2009

POESIA DE MANUEL INOCÊNCIO COSTA


POESIA

Mas o que é a Poesia?

Somente a arte de fazer versos?

Sabemos que não porque a sentimos dentro da alma a moldar os nossos sentimentos mais ínfimos, o estado de alma. A poesia afirma a verdadeira nobreza da alma, daquele que sente o sofrimento alheio, que vibra com as mágoas dos outros homens, de quem assume a defesa duma criança inocente que não tem pão, nem lar, do que ama a Natureza e quer combater a sua poluição, do que luta pela paz do mundo e da abolição das guerras.

Quem tem na alma a sua essência sente o mundo dentro de si, vê com olhos de ver um rio que corre, uma fonte que brota, uma flor que renasce… sente toda a problemática da vida que o rodeia, que marca profundamente o ser humanista, a criança especialmente. Na descoberta da sua sensibilidade, a relação das coisas, o poeta fica depositário de máximas e verdades evidentes a todo o saber, começa por aprender o belo, o autêntico, o verdadeiro e através da expressão recria imagens poéticas que elevam o espírito.

Texto (parte)
De MARIA JOSÉ FRAQUEZA

MAS O QUE É A POESIA?
Por JOÃO BRITO SOUSA

A poesia é uma forma de expressão artística, com sentido estético, de tal modo que, como qualquer texto literário, provoque no destinatário a vontade de a consumir. Poesia é o resultado de um sentimento que o criador desse modelo tem necessidade de partilhar. Poesia é o resultado da melodia contida numa mensagem que se quer transmitir a alguém.


A POESIA DE MANUEL INOCÊNCIO COSTA

MIC é um costeleta genuíno dos anos 40 e tais. Da sua segunda obra agra publicada “POESIAS DESTE TEMPO” retirámos este poema.

PERFUME DE MULHER.

Cada vez que a encontrava,
Saia dela um tal perfume,
Que ele sempre ficava
Ardendo em intenso lume.

Porque ficava em tal ânsia,
Que significava tal calor?
Porque sentia tal fragrância,
Daquela exótica flor?

Só muito ais tarde percebeu.
Depois de ter casado com ela,
Pelos lindos filhos que lhe deu
Como aquela mulher era bela.