quinta-feira, 16 de abril de 2009

COSTELETAS ILUSTRES


JOÃO MANJUA LEAL,


é um costeleta que passou com competência e saber pelo jornalismo. Há mais de quarenta anos que este brilhante comunicador nos vem deliciando com belas páginas, quer de memórias quer do mundo actual. Estou plenamente convencido que o João Leal passou ao lado de uma grande carreira de escritor.

Com um estilo de escrita simples deixa-nos excelentes histórias da nossa cidade de Faro, que conhece como as suas mãos. Estudioso e investigador da cultura farense, conheceu a vida dos seus cafés mais emblemáticos, das suas artérias principais e o que de mais importante lá se passou, conheceu por dentro as sociedades recreativas e conviveu com os grandes homens da urbe.

É contemporâneo de grandes figuras do mundo costeleta, como o João Parra, Manuel Poeira e Nuno Agostinho internacionais de futebol, Francisco Zambujal exímio caricaturista, Mário Zambujal, Casimiro de Brito, Maria José Fraqueza, Manuel Inocêncio Costa poetas e escritores consagrados e ainda do radialista Rafael Correia e de outros


Em talento João Leal foi dos melhores. Com um estilo muito pessoal, encantava a plateia quando era chamada intervir numa festa da Escola ou em qualquer outro espaço. O João lia as suas crónicas sorrindo e fazia sorrir. Com brilhantismo sempre.


Numa festa em Paderne, João Leal terminou a sua intervenção, com a frase proferida por Jack Petchey: “If you thank, you can, you can”.


Aqui lhe deixo um abraço costeleta.


Texto de
João Brito Sousa