quinta-feira, 23 de abril de 2009

INFORMAÇÃO






Evocando o Franklin
É com muito agrado que nos congratulamos com a iniciativa do Município consubstan­ciada na edição desta obra do cidadão distinto que foi o Prof. Frank1in Rodrigues Marques, antigo presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira e fundador d' "O Coste­leta", o nosso boletim informativo, de que foi um dos mais esclarecidos colaboradores.
A justíssima homenagem dignifica quem a promove e reconhece publicamente o labor incansável de um cidadão que deve ser apontado como exemplo a seguir por todos. Ele foi um elemento muito válido da comunidade em que muito cedo se integrou.
Como muito bem dizia o nosso amigo João Leal "É preciso editar a poesia do Frank1in ... " e nós acrescentamos que também faz falta que divulguemos o muito que nos deixou nas páginas d'O Costeleta, nomeadamente a "História da Nossa Escola", a sua colaboração na secção" Meu tipo Inesquecível", e muitos outros trabalhos seus que aí ficaram a constituir valioso património colectivo.
Do lado do nosso sentir "O Dia da Cidade" não podia ter ficado melhor assinalado.
Pel' A Direcção da AAAETC
Libertário Viegas

UMA VISITA INESPERADA



Engenheiro Macério Correia


No passado dia 20 de Abril foi a nossa Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira visitada pelo Sr. Engenheiro Macário Correia, digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Tavira.
O Eng.º Macário Correia frequentou a Escola Tomás Cabreira e pertence, com todo o mérito, à “Família Costeleta”.
O Presidente da Direcção Libertário Viegas, os restantes membros da Direcção e da Comissão de Eventos Jacinta Ramos (Mimi) e João Ramos, estiveram presentes nesta visita. O Sr. Presidente do Conselho Executivo da Escola Dr. Domingos Grilo, apresentou cumprimentos ao Sr. Engenheiro tendo de seguida, acompanhado à Sede da nossa Associação e, pelo reduzido espaço para fazer uma reunião, colocou à disposição a Sala de Reuniões do Conselho Pedagógico.
Durante a reunião foi recordado, com fotografias do nosso álbum, a romagem que a Associação efectuou ao Mausoléu de Tomás Cabreira, no cemitério de Tavira onde, sob chuva torrencial e na presença de Macário Correia, prestámos significativa homenagem e depusemos uma coroa de flores. Recordámos o Professor Franklin Marques. O Sr Engenheiro Macário Correia esteve presente no almoço de aniversário do nosso jornal “o Costeleta” num dos restaurantes de Tavira, após ter-nos recebido na Câmara Municipal.
O Engenheiro Macário Correia explicou o motivo da sua visita e ouviu os problemas e anseios da nossa Associação ficando bastante sensibilizado com a amplitude da nossa sede, para um organismo com 659 associados.Foi com grande prazer que nos despedimos com a promessa de outros encontros.
Colocado por Rogério Coelho

UM POEMA DE NORBERTO CUNHA

Norberto Cunha





INÍCIO


Me propago no espaço rarefeito
onde cabe inteiro o universo
e versos são as margens e o leito
de átomos fluindo verso a verso


Nasço aqui na planura, nesta ausência
Verso a verso de átomos navegada
Raiz de tempo e modo, existência
E onde não há versos não há nada


Universo ancorando em cada verso
cada verso um navio na cidade
uma égua, um sino, um grão de vinho


E aqui fabrico o pão e a liberdade
O amor e a vida, rosto emerso
De terra e ervas. E caminho.


Recebido e colocado por Rogério Coelho

RELEMBRANDO

João Manuel Brito de Sousa


Continua previsto, para 3ª Feira dia 28 de Abril, o lançamento do livro "LUCIDEZ DE PENSAMENTO" do Administrador do nosso Blogue João Manuel de Brito de Sousa.

O evento será efectuado na Biblioteca Municipal de Faro pelas 18 horas.


NÃO FALTES

Colocado por Rogério Coelho

ANIVERSÁRIO DE ASSOCIADOS COSTELETAS



Fazem anos na última quinzena de Abril


23 - António Jorge Pereira da Silva Gago. 25 – Umbelina Conceição Máximo Cavaco. 26 - António José Oliveira e Sousa; José António Oliveira e Sousa; Fernando Manuel Gomes Palma; José Francisco Coelho Cabanita; . 27 - António Machado Gomes Paulo. 28 - Rui Nobre Rodrigues; Maria Paula Eusébio de Sousa Ferreira. 30 – Maria Graciete da Piedade Santos Ribeiro.

(problemas de saúde e outros... dificultaram-me a pesquisa entre o dia 15 e 22, de que peço imensa desculpa, principalmente no dia 21, aos meus amigos Lourdes Dentinho e ao Alberto Rocha)


Pesquisa e colocação de Rogério Coelho