domingo, 6 de dezembro de 2009

RELEMBRANDO GRANDES FIGURAS ALGARVIAS

O local onde se deu o acidente, assinalado com esta Cruz
Monumento a Duarte Pacheco na cidade de Loulé

O Estadista Engenheiro Duarte Pacheco




DUARTE PACHECO

De Alfredo Mingau

Biografia
Natural de Loulé onde nasceu a 19 de Abril de 1899 (fala-se em 1900). Orfão de pai e mãi com 14 anos, foi criado pelo seu irmão mais velho Humberto Pacheco.
Formou-se em engenharia electrónica pelo Instituto Superior Técnico (IST)com 19 valores, e em 1926 passa a professor ordinário leccionando Matemáticas Gerais e a Director interino.
A 10 de Agosto de 1927 torna-se Director efectivo.
Em 1928, sob a sua orientação, dá inicio à construção dos edifícios do IST, construção que viria a ser o primeiro Campús Universitário Português.
Nesse mesmo ano torna-se Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e, mais tarde, convidado para a pasta de Ministro da Instrução Pública. Mais tarde abandona este cargo e regressa ao IST onde permanece até 1932. Altura em que volta a ser convidado, por Salazar, para o governo, onde assume a pasta de Ministro das Obras Públicas e Comunicações.
Em 1936 Duarte Pacheco é afastado do governo regressando ao IST.
No dia 1 de Janeiro de 1938 assume a presidência da Câmara Municipal de Lisboa e, logo a seguir volta a ser nomeado Ministro das Obras Públicas e Comunicações.
Possuidor de um grande carácter e de uma forte personalidade, Duarte Pacheco, é recordado pelos Louletanos, pelo seu grande espírito empreendedor e modernidade. Falou-se do desejo de Duarte Pacheco de construir um ramal ferroviário com ligação a Loulé. Foi um grande impulsionador do salto qualitativo da engenharia portuguesa e um grande estadista.

A sua Obra

Em 1933 iniciou uma profunda modernização dos Correios Telecomunicações em todo o país. E nesse mesmo ano, cria uma Comissão Técnica para estudar e elaborar um plano para a construção de uma ponte sobre o Rio Tejo ligando Lisboa, na zona do Beato ao Montijo, Chegando a propor, em conselho de ministros no ano de 1934, uma ponte rodo-ferroviária.
Foi autor dos projectos de bairros sociais de Alvalade,, Encarnação, Madredeus e Caselas, em Lisboa. Mandou construir a primeira autoestrada Lisboa-Vila Franca de Xira e projectou a Avenida de Roma, em Lisboa, que permanece conforme o projecto.
Além de professor, foi um grande estadista, revolucionando a rede rodoviária nacional e, das muitas construções de obras públicas, podemos apreciar a marginal Lisboa-Cascais, o Estádio Nacional, a Fonte Luminosa, a criação do Parque de Monsanto (Pulmão de Lisboa) e contribuindo para a construção do aeroporto de Lisboa.
Um brutal acidente vitimou Duarte Pacheco, no dia 15 de Novembro de 1943, entre Vendas Novas e Montemor, quando regressava a Lisboa, vindo a falecer, na madrugada do dia seguinte, no Hospital da Mesiricórdia de Setúbal.

Alfredo Mingau

TEMA INTERNET COMPUTADORES

Para os interessados que desejam saber.
ANTI-VIRUS PARA O WINDOWS7

Como qualquer outro sistema operativo, depois de instalado, o Windows7 requer a instalação de um programa de defesa contra virus.
Neste momento nem todos os programas anti-virus são apropriados para instalar no Windows7, por isso aqui fica destacado como solução boa, o anti-virus AVG, que é de uso gratis, que podem recolher da seguinte página:
Nota: O AVG está considerado dos melhores anti-virus actuais
Rogério Coelho

POSTAL ILUSTRADO

Carvoeiro
FOTOS ALGARVIAS
Enviado por António Viegas Palmeiro

AGENDA

Efemérides

Dezembro – 6 – Domingo

1185 – M. D. Afonso Henriques (N. em 1108/1109)
1383 – Conde de Andeiro é assassinado, facto que marca o início da revolução popular, que leva D. João, Mestre de Avis, ao trono de Portugal;
1917 – Proclamação da República da Finlândia.
- Colisão em Halifax, perto da Nova Escócia, entre um navio belga e outro francês, carregados de munições provoca a morte de 1600 pessoas;
1928 – Início da guerra entre a Bolívia e o Paraguai;
1995 – A Vila de Sintra e paisagem circundante são classificadas, pela UNESCO, Património Mundial.

Frase do dia: - Sê paciente com todo o mundo, mas acima de tudo contigo próprio (S. Francisco de Sales)

Rogério Coelho