domingo, 27 de dezembro de 2009

O AUTOR


Procurando no baú das recordações, fui relembrar uma história da qual fui protagonista, para gáudio de toda a turma.
- A aula era de Português.
- A professora era a D. Maria José (esposa do Director).
Eu tinha sido chamado para ler um texto do livro e estava cumprindo o que a professora exigira.
Um colega, que nunca foi identificado, pelo menos eu nunca soube quem foi, dedicou-se a fazer um rolinho de papel, bem apertadinho e dobrou ao meio. Com um elástico a fazer de fisga, aí vai pelos ares direitinho à secretária da professora.
Esta levantou-se calmamente mas com “cara de poucos amigos” perguntou:
- Quem foi o autor?
A minha resposta foi imediata; Afonso Lopes Vieira
Gargalhada geral na sala, com a professora virando as costas à turma, para não ser vista a rir.
A minha resposta foi natural, a leitura tinha acabado e eu não vi a fisgada do rolinho de papel.

António Viegas Palmeiro

Sem comentários: