quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CANTINHO DO IMAGINÁRIO II

SENSIBILIDADE HUMANA...

Aproxima-se a quadra mais festiva do ano, porque tem algo que a diferencia de outra; Natal recorda o nascimento de Jesus.
O mundo inteiro debruça-se sobre a mais bela página do calendário da vida, como um lindo sonho, onde as cores têm luz e nos mostra a realidade dum grande mistério.
Ele é festejado das mais variadas maneiras mas sempre no mesmo espírito: o Nascimento do Salvador do Mundo, um acontecimento diferenciado, em que os homens mais meditam, nesse bem que é a união das famílias, das sociedades.
Uma pergunta da qual sairia uma resposta:
Porquê, apenas amar e compreender com mais profundidade nesta época?
Todo o homem tem sensibilidade mas o que é preciso é encontrar dentro dele, esse sentimento, esse bem que, por vezes, não se manifesta.
Que fenómeno é este?
O homem é, sem dúvida, um ser complexo, por isso, o espírito e a matéria ... Já o grande Filósofo Grego, Platão dizia:
O corpo é como uma caverna, onde o espírito "mora" ... Coordenando as reacções e as sensações da matéria e as sombras que o rodeia.

Maria Romana

(Nota da Redacção: - Biografia de Maria Romana da Costa Lopes Rosa - Natural de Tavira, enfermeira aposentada. Ligada a várias Associações - Antigos Alunos da Escola Secundária Tomás Cabreira; Jornalistas e Escritores do Algarve; Academia Antero Nobre; Elos Clube de Faro; Baixada Santista, São Paulo, Brasil. Inscrita na Sociedade Portuguesa de Autrores desde 18-06-1991 e Direcção Geral de Actividades Culturais, em Lisboa. Tem três livros publicados, em prosa e verso; imensos textos em diversas colectâneas; 278 prémios em Concusos Literários. e-mail: maria.romana@netcabo.pt)

CANTINHO DO IMAGINÁRIO I

Momento de Reflexão

Sentada num banco de jardim, olhava atentamente a bela fonte, com características de um lago. Sobre ela, ao centro, elevavam-se repuxos de água cristalina, formando fluxos de lágrimas, que mais pareciam pérolas multicores, saltitando com a graciosidade dos seus rendilhados. Em redor viam-se flores das mais variadas, sobressaindo sobre a relva verde e fresca, dando a impressão de tapetes bordados por mãos de artistas. Algumas árvores completavam a beleza deste cenário.
O dia apresentava-se quente, o sol dourado e forte. Nem uma nuvem perturbava o céu. Estávamos em pleno Verão.
Aqui e acolá, transeuntes de semblantes diferentes, que dependiam, certamente, do estado de espírito em que se encontravam.
A hora do almoço chegava e uma ligeira azáfama escorria em tomo do meu jardim. Pequenos grupos de turistas entravam em restaurantes e pastelarias. Imperturbável, na placidez dos meus pensamentos, continuei sentada no banco daquele jardim. Uma brisa, morna e perfumada, afagava-me os cabelos, percorria-me os sentidos numa languidez inebriante.
Pensava nas razões do meu cansaço, provocado pelo esforço do trabalho árduo ao longo da vida. Não sentia vontade nem alento para sair dali. Sentia-me bem, comigo e, pela primeira vez, com vida ...
Apesar da movimentação envolvente, tudo se fazia num silêncio harmonioso, num imperturbável ambiente de felicidade.
Apercebi-me de que esse bem-estar provinha da quadragésima sinfonia de Mozart, que emanava da fonte, pelo ar, dando essa calma de que eu tanto necessitava.
De repente, acordei daquele sonho real, que me tinha levado, por escassos momentos, ao mundo do imaginário...

Crónica de
Romana Rosa

(Texto premiado com 1º Prémio)
Informação

Estamos a ter algumas dificuldades na colocação de comentários e textos, que procuraremos solucionar o mais rápido que for possível. A colocação do 1º vídeo do Almoço de Natal Costeleta, provocou uma desconfiguração na edição do blogue.

A Direcção

ALMOÇO DE NATAL COSTELETA
























As legendas das fotos fica ao critério de cada um.

O Almoço de Natal Costeleta foi um convívio de satisfação. Presentes neste almoço 104 Costeletas e amigos. Tivemos o prazer de ouvir a voz melodiosa da Rosinda Vargues acompanhada à viola pelo marido, o Costeleta Engenheiro Luciano Vargues. As Costeletas Isabel Coelho, Maria Pinto e Conceição Sério fizeram a distribuição da troca de prendas. E, como sempre nos nossos almoços, o "pé de dança".

A Direcção

VÍDEO DO ALMOÇO DE NATAL COSTELETA


Clique na seta para ver o vídeo

POSTAL ILUSTRADO

Praia do Vau
FOTOS ALGARVIAS
Enviado por António Viegas Palmeiro

AGENDA

Efeméride
Dezembro - 9 - Quarta feira
1923 - N. em São Pedro de Aboim (Amarante) Manuel Vieira Pinto, bispo de Nampula (Moçambique), entre 1967 e 2001.
1934 - Tropas italianas e etíopes defrontam¬se na fronteira entre a Somália e a Etiópia.
1992 - Cerca de 1800 fuzileiros norte-americanos desembarcam em Mogadíscio, Somália, ocupando o aeroporto, porto e embaixada dos EUA, numa missão classificada de humanitária.
1999 - Abolida a pena de morte na Albânia.
Frase do dia:- Sê como a árvore de sândalo que perfuma até o machado que a corta (Tagore)