segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SÓ BIFES



Caros Amigos Costeletas.

A época Natalícia é propícia à tolerância.

Aproveitando essa tolerância , ouso preencher esta montagem só com Bifes.

Vocês certamente conhecem-nos, e gostarão de os recordar.

Faro foi o seu palco, enquanto adolescentes.

Todos convivíamos. Todos nos conhecíamos.

Um abraço Natalício.

Jaime Reis

DO CORREIO



ANO NOVO !
VIDA NOVA ???


Uma das frases Populares que me recordam ter ouvido inúmeras vezes !

Acompanhada em alguns casos nas últimas horas do ano , por quem atirava e ainda atira para a Rua objectos usados como símbolo de renovação .
A realidade é que decorridos poucos dias do início do novo ano , tudo volta ao normal dentro da rotina de cada cidadão !

Na evolução as tradições são atingidas , e as manifestações Natalinas seguem mais a direção dos Shoppings apoiadas pelas campanhas publicitárias em que o consumismo é soberano , e o 13 º mês acaba sendo aparentemente um sustentáculo que serve de desculpa para acompanhar o Cartão de Crédito no endividamento dentro do sistema em que estamos inseridos .

Percorrendo um distância superior a 50 anos , o que tínhamos ?
Em algumas localidades ainda seguiam a Tradição que na actualidade se verifica em alguns locais de Espanha , em que a troca de Presentes é no dia de Reis !

Existia as diversas massas fritas que acompanhava o medronho e o vinho abafado para presentear alguns vizinhos que iam de Porta em Porta cantando junto ao pequeno presépio familiar as Janeiras em pequenos grupos espontâneos a que chamavam Charolas em que os instrumentos que acompanhavam as actuações vocais , não ia ás vezes além dos Ferrinhos , Pandeiro e alguns casos as Castanholas .
Existia as verdadeiras charolas que formavam grupos mais coesos de amadores com alguma dimensão , algumas com destaque como as de Bordeira entre outras .

Outra frase que se ouvia nessa época do ano , “Quem no Ano Novo não Estria todo o Ano Pia “ se referia ao vestuário de forma a que fosse usada no mínimo uma peça de roupa nova .
Inúmeras vezes essa Peça era confeccionada com as agulhas de Tricô , era as meias, luvas , camisolas etc. porque não existia o 13 º mês , nem os cartões de Crédito , e os pensionistas e reformados eram Raros !

Tudo tem seu Preço , a melhoria da Qualidade de vida deixou pouca saudade dos tempos difíceis de antigamente em que era cultuada a fraternidade e calor humano nas comunidades da época , trocada pelo consumismo actual em exagero que leva em algumas situações a idéia que a época festiva de Natal e fim do ano , por alguns se considera “ a época da Hipocrisia “ ( que de certa forma recorda os políticos em campanha eleitoral em que confraternizam democraticamente , e decorrida as mesmas se afastam ) .

Será que está certo ?
As crianças acreditam no Pai Natal divulgado por diversas formas , e mais tarde descobrem que foram iludidas na sua Inocência , assim como outros factos imaginários que na realidade sempre existiram , mas isso são outras versões !


Tudo Bem !

Não me posso queixar do ano que este mês termina , me deu a possibilidade de conhecer o Blogue dos Costeletas , pelo mesmo recordar um pouco do passado e de antigos colegas , tudo tem sua época e pelas fotos da confraternização reconheci alguns dos colaboradores que são apresentados no mesmo , acredito que se tivesse possibilidade de estar presente teria de previamente me informar quem era quem , já que a idéia que minha memória guarda é praticamente de adolescentes em que dificilmente iria me recordar das alterações decorridas com a idade .

Para Todos os Costeletas envio meus desejos de que no próximo ano

TENHAM MUITA SAÚDE E PAZ !


O RESTANTE TERÃO DE CORRER ATRÁS !

Saudações Costeletas
António Encarnação

POSTAL ILUSTRADO

Museu João de Deus

AGENDA

Efemérides

Dezembro - 14 - Segunda feira


1745 - Incêndio destrói os Paços da Ribeira, em Lisboa.
1911 - O explorador norueguês Roald Amundsen (n. 16.7.1872) torna-se no primeiro ho¬mem a alcançar o Pólo Sul.
1918 - Sidónio Pais (n. Coimbra, 1872), presi¬dente da República (eleito em 9.4.1918), é assassinado, por José Júlio Costa, junto à Estação do Rossio, em Lisboa.
1939 - URSS é expulsa da Sociedade das Nações.
1955 - Conselho de Segurança aprova por una¬nimidade a admissão de Portugal na ONU.
1987 - FC Porto vence, em Tóquio, a Taça Inter¬continental de Futebol.
2001 - Alto Douro Vinhateiro classificado, pela UNESCO, como Património Mundial.

Frase do dia:- As flores não nascem sem o calor do Sol. Também os homens precisam da amizade para viver. (Phil Bosmans)

Nota: Desculpem se houver algum atrazo. Estou a passar uma semana de férias em Vila Real - Transmontano. O tempo está de sol. Esta manhã estava com -1 graus.
Rogério Coelho