terça-feira, 29 de dezembro de 2009

AINDA O NOBEL

Continuação 2
O Comite' Nobel,segundo o site da casa branca que passo a traduzir diz mais ou menos isto sobre a nomeação de Obama." pelos extraordinarios esforços para reforcar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos,com realce para o desarmamento nuclear, a paz no medio oriente e o melhoramento das relações este /oeste".
Ora isto e' que e' extraordinario. Por varias razões de peso. A principal fere fundo de tao evidente. O prazo de apuramento das nomeações para o Premio Nobel, terminou menos de duas semanas depois de Obama ter tomado posse como presidente dos Estados Unidos, quando ele não tinha tido qualquer acção de registo, quer nacional quer internacional. Em qualquer dos casos, que se saiba, ate' hoje, o Nobel da paz tem-se limitado a conhecer os cantos a' Casa Branca e a gerir a sua imagem com os acessores de imprensa e a papaguear declarações de intenção sobre as relações com o mundo Muçulmano.
A sua politica esta sendo denunciada como muito debil por um lado e, por outro a sua estranha insistência na guerra do Afeganistão o que o afasta de qualquer pretensão pacifista.
Quem e' afinal Obama?
Um mulato do Havai, muitos garantem que nasceu no Kenia, inclusive a sua avo' paterna ainda viva e sua tia garantem que seu pai levou a mãe para o Kenia para que o filho nascesse africano, ate' aqui nada de mal a não ser que a constituição americana diz que um presidente tem de nascer em solo pátrio ou que os pais aquando do seu nascimento estivessem em missão no estrangeiro. Não parece ser o caso. Estudou Ciencias Politicas e Direito na Universidade de Columbia e Harvard, dirigiu um centro eclesial em Chicago, iniciou a sua carreira politica no estado de Illinois e enriqueceu na advogacia de negocios. Eis tudo. Espreme-se e, mesmo com toda a boa vontade nao sai sumo. Em 2007 era ainda um obscuro senador que tentava desesperadamente ser conhecido ou reconhecido dentro do seu proprio partido. Tal como hoje,c uidou da imagem colando-se a' imprensa, a lobys diversos e teve a sorte de se cruzar com David Axelrod ( aquele sujeito de bigode que sempre esta' atraz dele nas reunioes ) um jornalista do Chicago Tribune que ainda hoje e' o seu principal conselheiro e, em realidade o"fazedor" das politicas ditas de Obama.... Ainda ha' muito para dizer sobre esta atribuicão do Nobel ou então o Comite' Nobel esta altamente contaminado por jogos de bastidores, afastado da realidade e do merito que ja' teve. O proprio Obama se sentiu achincalhado. E' tempo que estes senhores façam o que se fazia quando as passagens de nivel nao tinham guarda: Parem,escutem e olhem!
Como sempre, se fo'r publicado, um abraco e bom ano novo para todos
Diogo ( não sou suspeito...votei nele)

LANÇAMENTO DE LIVRO

João Manuel Brito de Sousa

SONETOS IMPERFEITOS

O nosso companheiro João Manuel Brito de Sousa acaba de lançar o seu livro de sonetos.
Congratulamo-nos com mais esta edição. Lemos e gostámos.
Aguardamos pelo próximo. E aguardamos a tua colaboração...
Para os interessados, informamos que o livro se encontra na Livraria Sagres, em Faro.
Escolhemos, ao acaso, um dos muitos poemas desta edição.

AÍ VAI UM GRANDE ABRAÇO


Ao Diogo Tarreta


Ao velho amigo e companheiro que fomos,
Quer em Mar e Guerra quer na Escola Comercial.
Aqui vai um abraço de amigos que ainda somos
E estaremos juntos para o bem ou para o mal.

Diogo Costa de Sousa, assim foste baptizado
Homem que na vida chegou longe: à desejada meta.
Usavas um relógio Ómega e um pullover encarnado
E na Rua de Santo António passeavas-te de bicicleta.

E já velhotes mas amigos, recordo com saudade...
Os grandes camaradas que tinham a nossa amizade:
O Leonardo, o João Rabão o Zé e o Chico Gabadinhos.

E ainda a Maria da Glória, o Bernardo e o Zé Elias,
O Jorinho, o Vitorino Zorra, os meus primos e o Zé Dias
A Maria de Jesus e aquela malta toda dos Custoidinhos.
Colocado por Rogério Coelho