sábado, 21 de agosto de 2010


A RAZÃO

A Razão é o resultado de uma atitude, de um gesto, cuja decisão se inclina para o lado do comportamento mais ético, mais de acordo com as regras que norteiam a sociedade. È aquilo que nós gostamos sempre de ter. A razão deriva de uma atitude justa e coerente.

A sociedade de hoje anda mais perto da injustiça do que da razão. A justiça e a razão andam de certo modo de mãos dadas e conduzem à serenidade, à tranquilidade, à paz de espírito, à solidariedade, ao humanismo e por aí fora.

Ser razoável ou ter uma atitude razoável é actuar dentro da razão.

Mas só temos razão se tivermos conhecimentos, porque a vida de hoje é também dialogo sobre as mais diversas matérias e isso exige conhecimento.

Conhecimento é igual a saber e o saber é distinguir o que está bem do que está mal. Equivale ao Rigor.

Ter ou não ter razão eis a questão.

Para minimamente estarmos dentro da Razão só devemos falar daquilo que sabemos. E para sabermos temos que partir da premissa Socrática "Só sei que nada sei". Aquilo que sabemos vem da experiência, princípios repetidos, que ganham força no contexto social.

Falta aqui um pormenor, meter aqui a consciência, o grande tribunal.
JBS
MENOS...E NÃO DO MESMO


Foi publicado no blogue, um texto contendo muitas coisas interessantes,o que foi motivo suficiente para efectuar a sua leitura até ao final.
Algumas verdades constantes do mesmo, ( embora sendo as verdades do escritor ) não devem ser escamoteadas. Há que ter a coragem de torná-las publicas. Gostei dessa atitude!
Todavia, outras afirmações há que me deixaram surpreendido, diria mesmo, algo perplexo:
- Voltei a ler os textos que escrevi para o blogue, pensando que o autor tinha intenção de se referir aos mesmos e consequentemente, que seria eu um dos costeletas que andei na Escola Tomás Cabreira, não teria aprendido com os mestres da altura, e estaria a ofender a sua memória.
Fiquei aliviado porque concerteza não era eu o pretenso atingido, mas " outros " costeletas, que escreveram textos ou comentários. Porquê esta certeza: Jamais um costeleta defensor da verdade, encontraria nos meus textos algo que defenda a mentira. Tal e qual o autor do texto, também tenho direito à minha verdade, ou não?
Considerei esta afirmação a parte do texto que justificaria referir-me ao mesmo. Quantos a alguns comentários, deste e de outros textos, dispenso-me de adjectivá-los...!. A responsabilidade é de quem escreve e as atitudes ficam para quem as toma.
Ainda a propósito do muito que se tem escrito sobre a chamada "verdade", sinto-me orgulhoso da pertencer a uma Associação com tantos membros, que se auto-classificam como pessoas acima de qualquer mácula, e como tal, em condições de adjectivar os outros, como seres impróprios de pertencer ao seu universo de seriedade. Gostava de entrar nesse grupo, mas não dessa forma.

Jorge Tavares
costeleta 1950/56

Nota:
De vez em quando vou à minha enciclopédia, com o objectivo de aumentar os meus poucos conhecimentos. Escolho um volume e abro ao acaso. Desta vez abri na letra P e escolhi a palavra "PASQUIM", que para quem não sabe e gostar de saber, significa: Sátira afixada em lugar público ou posta em circulação clandestinamente. Jornal ou folheto difamador.
Saber não ocupa lugar.
VAMO-NOS DIVERTINDO...COM COISAS SÉRIAS.


Um costeleta, nosso colega da década de 50/60, ex-bancário, na sua linguagem diária contesta tudo o que se fez, se faz e se vai fazer neste país. É mau e os seus promotores são vilipendiados: Quem está a governar (mal ou bem) é por ele adjectivado como se de autênticos gangsteres se tratassem, e pior ainda, afirma com veemência que antigamente é que era bom.

Cansado de ouvir toda esta verborreia, certo dia sentados à mesa do café, puxei de papel de lápis e convidei-o a fazer umas continhas (foi esta a expressão):
- Estás reformado há mais ou menos 20 anos. Recebes durante o mês determinada importância que vamos multiplicar por 14 e o resultado por 20. Este montante, com descontos de IRS inferiores aos de quem trabalha, e sem descontos para a Segurança Social, é no teu caso igual ou superior ao último vencimento que auferias;
- Colocada a importância total no lado das entradas, agora quantifica os descontos que efectuaste durante o teu período de trabalho, para a Segurança Social e Caixa Nacional de Pensões.
- O saldo que existe a teu favor, e que é imenso, está a ser pago por quem? Quem instituiu e garante a tua reforma?
- Foi necessário também chamar à realidade dos números, todas as importâncias suportadas pelo erário público, para cobrir a assistência na saúde a toda a familia (do próprio, mulher e filhos, pelo menos).
Infelizmente não obtive qualquer comentário, e ao que julgo saber, a dita verborreia continua. Já pensei se não será "chique" falar mal de tudo e todos.
A propósito deste episódio real, lembrei-me dos milhares de aposentados, alguns com algumas décadas nessa situação, e de outros que beneficiaram da abertura que lhes foi dada no início da década de 90, para comprarem anos de descontos e anteciparem reformas, que são um encargo que a "malandragem" da governação tem de gerir e pagar. A esta minha observação é usual a resposta: " Então não fiz descontos durante tantos anos??" Pois aconselho vivamente que façam "continhas", senhores aposentados.
A propósito de um texto de um colega costeleta, criticando o pagamento de 14 meses de vencimento, fiquei algo preocupado e pergunto ao colega: Já pensaste nos costeletas aposentados, que recebem igualmente 14 meses de vencimento?

jorge tavares
costeleta 1950/56

Nota:
Há dias li num texto do blogue escrito e comentado por costeletas, que os "mentirosos" dos orgãos de informação em Portugal tinham noticiado que a China tinha ultrapassado o Japão passando a ser a segunda economia mundial. Porque agora os mesmos "mentirosos" noticiaram a vinda a Portugal em Novembro do presidente Obama, pergunto a quem me saiba responder: É verdade ou mentira?
Se de facto for verdade, como é possível Portugal ( país de malandragem, decrépito, falido, etc) como tem sido amplamente caracterizado neste blogue, poder receber tão eminente estadista? O Homem deve estar enganado, e se o foi, lá estamos nós a ser vítimas dos mesmos. É o nosso fado...viver com esta "gente".

A Essência da Vida … No Planeta Terra

Algumas considerações

Sentada sob a copa de uma bonita árvore, toda florida de branco, que tenho no meu pequeno jardim, apoiei a cabeça entre as mãos, pensando em nada, como se diz: no “ mundo da lua “, por escassos momentos. Derrepente, entrei na realidade. Olhei em meu redor e verifiquei que o sol iluminava o ambiente, com alguma intensidade. Completamente descontraída , reflecti profundamente, no que pode acontecer ao planeta em que vivemos e, obviamente, à Mãe Natureza – Refiro-me à Ecologia, parte da Biologia que tem por objecto o estudo das relações dos seres vivos com o meio natural e da sua adaptação ao meio ambiente físico ou moral. Se os meios em que eles estão inseridos forem alterados, logo os seus ecossistemas se desequilibram e esses seres sofrem agressividades de vária ordem – quer na flora, quer na fauna podendo desaparecer da face da Terra, ou em vias de extinção, se o Homem não tornar medidas adequadas…
O Planeta Terra existe há muitos milhões de anos e outras espécies de vida, já andaram por aqui, como provam as pegadas de dinossauros e de outros testemunhos. Possivelmente, pelas mutações climatéricas ou causas desconhecidas… foram surgindo novos seres… Mas o Homem tem sido o grande gerador de problemas gravíssimos, que têm prejudicado o planeta. Cito alguns, que me parecem de grande relevância:
- As experiências nucleares; as constantes guerras, entre os Povos… os bélicos que “ fluiem ” substâncias mortíferas, transformando esses teatros, em cemitérios de putrefacção… Os incêndios, alguns por elevada temperaturas, outros por mãos criminosas e, ainda por falta de limpeza dos meios rurais ou por queimadas, sem controlo, devastando florestas e tudo, em seu redor… As variadíssimas lixeiras, contendo detritos tóxicos “a céu aberto” ou atirando para os rios… poluindo as águas e matando tantas espécies da vida marítima e tantas outras formas de poluição, que invade o ambiente e emana para a atmosfera, destruindo o ozono, gás que protege a Terra dos raios solares, directamente. E se for sendo destruído, o aquecimento global vai aumentando, provocando desastres ecológicos, como por exemplo: os degelos dos icebergs e as extensas superfícies geladas do planeta, habit de muitíssimos animais, alguns tão exóticos, …
Como poderemos melhorar a Saúde Deste Maravilhoso Planeta ?
Naturalmente, se o Homem se esforçar por mudar a sua mentalidade e por consequência, os seus comportamentos, levando à risca, cuidados e sistemas eficazes, de bom encaminhamento, para evitar o aumento do aquecimento do Planeta: Destruição do Planeta Azul…
Sugestões – Optando pelas energias renováveis – eólica; mar, sol; geomassa; geotérmica,… uso de lâmpadas eléctricas de baixo consumo; reciclar tudo o que for possível – papel, cartão, plático, metal, vidro, pilhas… E, cada pessoa ter a consciência de os colocar em ecopontos, devidamente seleccionados. Não deitar os lixos a granel, nem espalha-los pelo chão mas sim, acondiciona-los em sacos, completamente fechados, dentro dos contentores.
- A plantação de árvores, em larga escala, em terrenos baldios ou abandonados. Criar espaços verdes em todos os recantos possíveis, recebendo deles, benefícios de frescura e beleza.
Governantes de países de vários continentes têm-se reunido em Cimeiras, para discutirem, quais as melhores soluções, para evitar mais aquecimento, um mal maior, mas pelo que sei, tudo não passa de conversa e algo de bom que fica acordado, vai parar à gaveta… Alguns desses senhores, estão mais interessados em defender a Economia, nem que para tal, seja necessário sacrificar a Mãe Natureza!
Nota
A Natureza está agressiva, pelas variadas reacções, como ela se apresenta – Inundações; horríveis, vendavais, sismos de muita gravidade ,tsunamis o mar revolto, com ondas gigantescas em fúria, levando tudo à sua frente, destruindo povoações e matando tanta gente ! Toda esta loucura, parece dar a entender que são gritos de raiva contra a Humanidade, por não respeitar a sua integridade…
Conclusão
Qual será, então o seu futuro !?
Abracemos com amor, dignidade e todo o trabalho necessário de mãos dadas, com todos os Povos, para podermos salvar e deixar a herança do Planeta Terra, fértil, saudável, às gerações vindouras, exaltando essa grande vitória !...

Maria Romana

Sublime é o Amor!

Amor é sentimento de eleição
Um bem especial, com tal magia,
Que chega ao universo da paixão
E envolve a nossa alma de poesia!

Amor é semelhante a uma oração,
Força que resplandece e alumia
E nos conduz à paz e à perfeição,
- Transforma o sofrimento em harmonia!

Amor é como um cálice de vida,
A essência milagrosa… uma bebida,
De cor tão singular e transparente;

Sublime é, pois, o amor por natureza
E nele o altruísmo tem grandeza
E o homem mais feliz e consciente!...


Maria Romana