terça-feira, 14 de dezembro de 2010

             "Biografia" de João de Deus


Maria Romana


João de Deus Nogueira Ramos, poeta algarvio, nasceu em São Bartolomeu de Messines (Silves), em 8 de Março de 1830. Frequentou a Universidade de Coimbra, onde se formou em Leis, ao fim de dez anos, tantos como a guerra de Tróia, como ele mesmo dizia, por motivos de dificuldades familiares e a vida de boémia que levou...

A sua figura ficou ligada ao meio estudantil coimbrão, onde as suas líricas, o seu jeito para o desenho e as sátiras ao meio académico, lhe granjearam amizades, que mais tarde lhe viriam a proporcionar um lugar como deputado e a publicação do seu primeiro livro" Campo de Flores". Foi esta obra compilada por Teófilo Braga sob orientação do autor, que normalmente improvisava, cantando acompanhando-se à viola e que raramente escrevia as poesias que assim ia criando. A esse trabalho davam-se os seus amigos, entre os quais Antero, que frequentava o 10 ano quando João de Deus se licenciava e que não escapou ao sortilégio que exercia quantos dele se aproximavam. Ainda em Coimbra advogou durante três anos, a par da poesia, alimento para o seu espírito agitado.

Mudou-se para Beja, como redactor do periódico "O Bejense". Regressa à sua terra natal e colabora com a imprensa Algarvia. Passa para Lisboa integrando-se nos meios intelectuais... Casa-se com D.Guilhermina Battaglia que lhe deu alguma estabilidade e de quem teve quatro filhos. Com pouco jeito para a política, voltou-se para a poesia... Solicitado por um livreiro e pensando no elevado analfabetismo existente no País, dedica-se à preparação da sua Cartilha Maternal publicada em 1876 e que lhe confere enorme prestígio, simultaneamente, duras criticas ao seu método, ainda hoje tido como eficaz na aprendizagem da leitura. Faço aqui um parêntese para transcrever a célebre quadra da sua autoria que diz : - "Quem teve a grande desgraça de não aprender a ler, sabe só o que se passa no lugar onde estiver...”

João de Deus foi sócio de honra da Academia de Ciências ... Um ano antes da sua morte ocorrida em Lisboa, a 11 de Janeiro de 1895, recebeu a consagração nacional, promovida pela Juventude escolar, tendo-lhe o Rei Dom Carlos Primeiro colocado ao peito a grã cruz da Ordem de Santiago da Espada.

A sua morte foi sentida em todo o País, com funeral decretado pelo governo. Os seus restos mortais, repousam no Panteão Nacional.

Em referência a sua poesia - "Campo de Flores" é de notar uma simplicidade comovente, quase se diria a fala popular praticamente transposta. Não lhe encontramos nele recursos estilísticos, neologismos ou influências de escola mas, palavras simples de gente do povo e a ingenuidade quase infantil do ritmo que fazem que se integre no genuíno cancioneiro popular. A simplicidade dos temas e de recursos que poderiam ter condenado irremediavelmente a sua obra, deve paradoxalmente, João de Deus o facto de ele ter entrado no ouvido do povo que, o aceitou e acarinhou, como seu, sobretudo porque o compreendia e sentia, despido de artifícios literários, que faz normalmente a obra poética, algo de inacessível aos menos cultos. A brandura dos temas e os eufemismos que os seus impulsos sensuais, fazem dele o poeta dos simples e dos puros e assegura a perenidade da sua obra, como parte integrante da tradição oral popular.

João de Deus foi considerado o poeta do amor, a par de Camões.

Os temas fundamentais da sua lírica são - Deus, a mulher e as crianças...



BIOGRAFIA DE MARIA ROMANA

Maria Romana da Costa Lopes Rosa - Natural de Tavira, residente na cidade de Faro, Algarve, Portugal; Enfermeira aposentada ... Membro de várias Associações Culturais, algumas como sócia fundadora, tais como: AJEA (Associação de Jornalistas e Escritores do Algarve; Academia Antero Nobre; Clube da Simpatia; Associação dos Alunos e Amigos da Escola Secundária Tomás Cabreira - E, ainda Inscrita na Sociedade Portuguesa de autores, Lisboa e Direcção das Actividades Culturais, Lisboa. Sócia do Elos Clube de Faro; Associação de Poetas e Escritores da Baixada Santista. E, recentemente, sócia do Postal Clube - "O Jornalzinho" - Itaborai/RJ. Concorre, com alguma frequência, a Concursos Literários, Portugal - Brasil, tendo obtido diversos prémios, em prosa e em verso. Publicou três livros, um, em poesia e dois, histórias para crianças, todos esgotados. Tem imensos textos publicados em colectâneas e jornais - Portugal e Brasil. Escreveu letras para marchas Populares da Cidade de Faro, Freguesia da Sé e simultaneamente, madrinha das marchas.
romana.rosa@netcabo.pt


IN Postal Clube –Itaboraí – RJ - Brasil