sábado, 22 de janeiro de 2011

Ria Formosa

IR AO MAR


Expressão que se empregava até há quase sessenta anos , quando os agricultores do concelho , precisavam de produtos para alimentar os animais e fins agrícolas ( murraça, mato , seba ) , além de outros alimentares verdadeiras iguarias das quais nos resta a saudade como os geados ( muges ) peixe rei , alcabrozes e uma longa lista .

É precisamente da Ria Formosa considerada uma das sete Maravilhas de Portugal que estou escrevendo .
Um sapal que se estende pelos concelhos de Loulé ; Faro; olhão; Tavira e Vila Real de Santo António , abrangendo uma área de cerca 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros , desde o Rio Ancão até à praia de Manta Rota .
Este sistema lagunar tem uma forma triângular e apesar de ser reconhecido como ria.
Na realidade não o É !
Uma vez que uma ria é um vale fluvial inundado pelo mar o que não é o caso, uma vez que a laguna não é nenhum vale fluvial e é formada por ilhas barreira. O seu fundo é constituido essencialmente por sedimentos lagunares (matéria orgânica, vasa salgada), sedimentos Continentais (oriundos do transporte pelas ribeiras e escorrência das águas das chuvas) e sedimentos arenosos ( provenientes das correntes de maré, sobretudo nas barras, galgamentos e ventos) que se têm vindo a consolidar com a ajuda da "morraça" que é um tipo de vegetação predominante e caracteristico desta região.
A sul é protegida do Oceano Atlântico por um cordão dunar quase paralelo à orla continental, formado por duas penínsulas (a Península do Ancão, que engloba a praia do Ancão e a praia de Faro; e a Península de Cacela, que engloba a Praia de Cacela Velha e a Praia da Fábrica) e cinco ilhas barreira arenosas (Ilha da Barreta, Ilha da Culatra, Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas), que servem de protecção a uma vasta área de sapal, canais e ilhotes.
A norte, em toda a extensão, o fim da laguna não tem uma delimitação precisa, uma vez que é recortada por salinas, pequenas praias arenosas, por terra firme, agricultável e por linhas de água doce que nela desaguam (Ribeira de São Lourenço, Rio Seco, Ribeira de Marim, Ribeira de Mosqueiros e o Rio Gilão).
Tem a sua largura máxima junto à cidade de Faro (cerca de 6 Km) e variações que nos seus extremos, a Oeste e a Este, atingem algumas centenas de metros.
Na actualidade super protegido como Reserva Natural ! quando será que são resolvidos os problemas provocados pela construção da Estrada do Cais ( antes conhecido como Novo , que pela falta das correntes naturais se tornou lodosa e mal cheirosa há muito tempo ?

Saudações Costeletas
António Encarnação