segunda-feira, 24 de janeiro de 2011


A Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, de Faro, felicita e congratula-se pela reeleição do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, Costeleta e sócio nº 38 da nossa Associação.
Felicidades Senhor Presidente
A Direcção
O Presidente
Joaquim Teixeira
Com o frio que se tem sentido no País !
Não resisti enviar uma crônica de um escritor brasileiro a falar sobre a Praia .

A PRAIA


Chegou o Verão e com ele também chegam os Pedágios (Portagem), congestionamentos na estrada, os bichos geográficos no Pé, e a empregada cobrando hora- extra.
Verão também é sinónimo de pouca roupa e muito chifre, de pouca cintura e muita gordura, pouco trabalho e muita micose.
Verão é Picolé de Ki-suco no palito reciclado (gelado de palito feito com pó para refrigerante), é milho cozido na água da torneira, é coco verde aberto para comer a gosminha branca.

Verão é prisão de ventre de uma semana e pé inchado que não entra no tênis

Mas o principal, o ponto alto do Verão é... a Praia!! ah como é bela a Praia!
Os cachorros fazem cocó, e as crianças pegam para fazer coleção.
Os casais jogam frescobol e acertam com a bolinha na cabeça das idosas .
Os jovens fazem Jet Sky e atropelam os surfistas , que por sua vez miram a prancha para abrir a cabeça dos banhistas.

O melhor programa para ir á praia é chegar bem cedo, antes do sorveteiro, quando o sol ainda está fraco e as famílias estão chegando .

Muito bonito ver aquelas pessoas carregando vinte cadeiras, tres geladeiras de isopor (esferovit) cinco guarda–sóis, raquete, frango, farofa, toalha, bola, balde, chapéu e prancha acreditando que estão de férias.

Em menos de cinqüenta minutos já estão todos instalados, besuntados e prontos para enterrar a avó na areia.

E as crianças?
Ah que gracinha!
Os bebés chorando de desidratação , as crianças pequenas se socando por uma conchinha do mar, os adolescentes ouvindo walkman enquanto dormem .

As mulheres também tem muita diversão na praia , como buscar o filho afogado e andar vinte quilômetros para encontrar o outro chinelo do pé.
Já os homens ficam com a tarefa mais chata, perfurar um buraco para fincar o cabo do guarda–sol.
É mais fácil encontrar petróleo que conseguir o guarda sol ficar de pé.
Mas tudo isso não conta, dentro da alegria, da felicidade, de entrar no mar!
Aquela água tão cristalina, que dá para ver os cardumes de latinhas de cerveja no fundo.
Aquela sensação de boiar na salmoura, como um pepino na conserva .
Depois de um belo banho de mar, com o rego cheio de sal, e a periquita cheia de areia, vem aquela vontade de fritar na chapa.
A gente abre aquela esteira velha, com cheiro de velório de bode, coloca os óculos escuros, puxa um ronco bacaninha .
E á noite o sol vai embora, todo o mundo volta para casa tostado e vermelho como mortadela, toma banho e deixa o sabonete cheio de areia pro próxim, o shampo acaba e a gente acaba lavando a cabeça com qualquer coisa, desde o creme de barbear ao desinfetante da sanita.
As toalhas com o cheiro de mofo que só a casa da praia oferece.
Aí, uma bela macarronada para entupir o bucho, e uma dormidinha na rede para adquirir um bom torcicolo e ralar as costas queimadas.
O dia termina com uma boa rodada de tranca e uma briga em família.
Todo o mundo vai dormir bêbado e emburrado, babando na fronha, torcendo para que na manhã seguinte, faça aquele sol e todo mundo se possa encontrar naquele inferno tropical...
Qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência...

Autoria de :
Luis Fernando Veríssimo .

Saudações Costeletas

António Encarnação

FAVELA NO MANGUE

ENTRE
CIDADES DE SANTOS E SÃO VICENTE

A Catástrofe que há poucos dias aconteceu na Zona serrana do Estado do Rio de Janeiro, comoveu o Mundo pela forma em que mais de mil pessoas perderam a vida , a maioria moradora em favelas construídas em locais de risco .

As migrações de outros Estados para cidades mais desenvolvidas cria nestas , problemas de várias ordens pela falta de Estruturas para receber enormes fluxos de novos habitantes , obrigando os de fracas condições económicas a instalarem-se em favelas na maioria localizadas em locais de risco no que também são afetadas as próprias cidades que não foram projetadas para populações tão numerosas .
Temos o exemplo de Brasilia inaugurada em 1960 e projetada para uma população de 600.000 habitantes até ao ano de 2.000 ! que na realidade nessa época ultrapassava os dois milhões .

No litoral de São Paulo a cidade de Santos é considerada no Nivel de Desenvolvimento Humano a terceira do Estado com uma renda média por capita superior a 26,000 Euros ,.
Com uma População superior a 400 mil habitantes , nela se encontra o maior Porto maritimo da América do Sul .
Na divisa com o Município de São Vicente onde a actividade principal é o Turismo ( Praias ) existe uma Favela no sistema de Palafitas sobre o mangue( casas sobre estacas ) com uma população de cerca de 30.000 habitantes .
Essa população atira diáriamente todo o lixo e restante calculado em cerca de 50 toneladas para a rua ( diga-se água das marés ) originando um cheiro forte e outros problemas para a saúde dos moradores .

Num ambiente de costa marítima é natural que gaivotas e outras aves voassem sobre a região , no entanto as aves que predominam são os Urubus ( aves de rapina ) enquanto entre o Lixo existe verdadeiras colónias de ratos em vez de carangueijos e outros habitantes dos mangues .
Andar sobre tábuas que servem de ruas que no ambiente maritimo se estragam em pouco tempo , leva a acidentes fatais de forma constante nomeadamente entre crianças , em que não tem muito tempo uma de cerca de dois anos deixou cair a mamadeira e se desiquilibrou morrendo afogada .
A luz elétrica e água chega por ligações clandestinas , as familias são numerosas e a miséria enorme ! No entanto o que leva as pessoas a viverem nesse ambiente ? a maioria é por não ter condições de pagar aluguer . Podem crer que é uma das maiores degradações na sobrevivência que mesmo num Pais que ambiciona ocupar o quinto lugar na Economia Mundial . No aspecto qualidade de vida entre 200 países avaliados. O Brasil entre 2009 a 2010 passou da posição de 43 para 38 , enquanto o Estado de S. Paulo ocupa o melhor lugar no PAÍS.
Muito existe ainda para fazer no entanto esparamos que Portugal que ocupa a 21 Posição não Baixe demais a dignidade do nosso povo .

Palafita

Chamam-se genericamente de palafitas sistemas construtivos usados em edificações localizadas em regiões alagadiças cuja função é evitar que as casas sejam arrastadas pela correnteza dos rios. As Palafitas são comuns em todos os continentes sendo que em áreas tropicais e equatoriais de alto índice pluviométrico é maior. As Palafitas são contruções sobre-pilotis de madeira muito utilizada nas margens dos rios, na Amazônia, áreas do Pantanal Brasil, em países da África e Ásia. Também,encontradas no bairro de alagados (Bahia) e em São Vicente-SP. nas mediações da ponte do mar pequeno.

O Manguezal

Também chamado de Mangue, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais. Associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa, está sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam outros componentes vegetais e animais. Ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, a cobertura vegetal do manguezal instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.
Devem-se distinguir os termos "manguezal" (ecossistema) de "mangue", termo comum dado as espécies vegetais características desses habitats

Saudações Costeletas
António Encarnação