sexta-feira, 20 de maio de 2011

AS UNIVERSIDADES

Por João Brito Sousa

Nas Universidades, imperou durante muitos anos, desde 1600, pelo menos, o método de ensino “magister dixit”, constando o método na apresentação de um argumento tido como inquestionável ou servindo também, para impor o silêncio aos alunos que questionavam os mestres, Quando um aluno da Universidade questionava alguma teoria de Aristóteles, os professores logo o interrompiam dizendo "Magister Dixit", que significa "O Mestre Disse", e dava fim à questão..
No meu tempo, um método mais ou menos equivalente, consubstanciava-se, num certo sentido, naquela expressão “como é evidente ,,,” utilizada pleos professores que por ali se ficavam nada mais adiantando. O objectivo era idêntico, penso eu que nunca o percebi, seja, calar os alunos, prejudicando-os, porque não se explicava convenientemente as matérias.
Isto, para dizer que, aparentemente, os assuntos não foram, ao tempo, completamente discutidos e apreendidos., o que nos parece ser bem visível nos tempos que correm, ao observar-se a atitude dos nossos políticos, doutores e mestres, que não mostraram saber dar a volta ao texto, em tempo útil, no sentido de se evitar a situação precária em que o País se encontra actualmente.

Verifica-se que todos os dias se discute a mesma coisa na TV sem resultados práticos visíveis.

A pergunta que fica é: porque não foi feita a previsão técnica para que a situação em que o País se encontra fosse evitada. Incompetência ou outro ? … Culpa de quem… das Universidades ? Talvez sim, talvez não.

Ocorre-me citar agora a frase, “sob a nudez forte da verdade o manto diáfano da fantasia” que era o lema, dos escritores portugueses que estiveram no realismo, o movimento literário do fim do século XIX que se opunha ao romantismo e que era composto, entre outros, por Eça, Oliveira Martins, Guerra Junqueiro Ramalho e outros, que, curiosamente se autointitulavam de “Os Vencidos da Vida”.

Na realidade parece que o movimento vigente ainda é o romantismo. Ainda há cinco minutos, o Engº Sócrates disse, no debate com Passos Coelho, que o País não precisava de ajuda externa.

E agora 78 mil milhões não chegam.?

Como é ? Vencidos da Vida, outra vez, será ?

Ou culpa das Universiades ?

Será assnto interessante para debater ?

Aceitam-se comentários.

jbritosousa@sapo.pt

NOTÍCIAS DO ALGARVE

Notícias do "Jornal Carteia"

Portimão recebe 2ª etapa do Campeonato do Mundo em Motonáutica
20-05-2011
Pelo 13º ano consecutivo, Portimão recebe este fim-de-semana, 21 e 22 de Maio, a mais prestigiada e emocionante competição mundial do calendário da UIM - União Internacional de Motonáutica, para mais uma edição do Grande Prémio de Portugal / Algarve F1, num espectáculo de alta velocidade que promete agitar as águas do rio Arade.

Ler Mais...
Loulé assinala dia do município com Fes! ta da Espiga
20-05-2011
É no dia 2 de Junho, que se comemora mais um Dia do Município de Loulé, com as atenções centradas no interior do Concelho. A Festa da Espiga volta a animar o coração de Salir, uma das mais típicas localidades da serra algarvia, e que por estes dias é ponto de encontro para milhares de visitantes. Mas os festejos prolongam-se até sábado, dia 4, com muita música, teatro, gastronomia, desporto e actividades para crianças e seniores, num programa dividido em três noites temáticas: Noite da Espiga (quinta-feira), Noite Tradicional (sexta-feira) e Noite Jovem (sábado).

Ler Mais...
Quarteira sensibiliza para problemas da pele em época balnear
20-05-2011
No âmbito da comemoração do Ano Europeu do Voluntariado, a Divisão de Gestão Social e Saúde da Câmara Municipal de Loulé vai realizar a iniciativa "Voluntariado pela Saúde", no Calçadão de Quarteira, já esta sexta-feira, 3 de Junho, entre as 09h00 e as 11h00.

Os nossos agradecimentos ao "Jornal Carteia" de Quarteira
Colocado por Rogério Coelho