terça-feira, 2 de agosto de 2011

CANTINHO DOS REFORMADOS


Máxima do reformado


A minha mulher perguntou-me com sarcasmo:
"Que pensas fazer hoje?"
"Nada."
Diz-me ela:
"Isso foi o que  fizeste ontem"

"Sim, mas ainda não acabei."

Travassos enviou
Rogério colocou                       "Aguenta!!!"


MARAFADOS NO CAFÉ "A BRASILEIRA"


BONS TEMPOS
Novo preço da "Bica"
Clik sobre a foto, clik 2ª vez para aumentar
Conselho de ministros de 29 de Março de 1978 - Notícia no Jornal "A LUTA"

Mauricio enviou
Rogério colocou

CANTINHO DOS MARAFADOS


Boa Tarde Sr. moderador Rogério,

Publique-se no Blogue caso verifique não ferir a moralidade de ninguém!!!
Por mim acho que não.

Cumprimentos
AGabadinho
Comentário resposta: Por mim também acho que não. Não conheço criancinhas que sejam costeletas, talvez o contrário...
Rogério
A seguir à noite de núpcias:


- Ó filho, essa coisa que tens aí é a mesma que usaste ontem à noite?
- É sim, amor!
- Ó pá, gastou-se tanto?????

O MEU AMIGO ANTÓNIO LOUREIRO
Por João Brito Sousa

 
Estive em contacto com o senhor António Loureiro, por acaso, ou melhor, falei com ele, porque me enganei no número de telefone quando tentava ligar a um outro. Liguei e surgiu no outro lado da linha, um cavalheiro bem disposto que me pareceu bastante lúcido, simpático e bastante falador. Tenho quase noventa anos, disse-me ele. E fui renovar a carta de condução hoje. E trouxe-a. Espere um pouco que fala com a minha mulher. E a senhora veio e perguntou-me quem era. Respondi, mas ficou na mesma, penso eu. Já não saio à rua disse-me a senhora. Mas lúcida q.b.
E por isso, numa homenagem à vida, valerá a pena falar deste casal de gente boa a rondar os noventa. Histórias para contar, tem? Nada, disse-me ele. Futebol ? Ia á bola? Grazina e Loulé, lembra-se ? Nada, não gosto de bola. Nasci no distrito de Viseu, estive em Angola e há trinta e cinco anos que estou aqui em Olhão, é mais quente sabe, eu gosto disto. Olhão tem grandes avenidas, bons jardins e boas lojas, tem o mercado, ou praça, vá, que é das melhores do Algarve, tem a festa do marisco e tem um bom Presidente da Câmara que é o Vital. Vital ? perguntei eu. Ah, não, desculpe lá, Engº Leal.
Nestas idades, não é muito fácil encontrar pessoas com este espírito positivo, no sentido de gostar da vida ainda, sabendo-se que o espaço de manobra é reduzido. Há muitos anos, um velho da minha terra, o Ti Manel Simão, disse-me: “já sei que muito tempo não posso durar”
António Loureiro nunca me falou disso. Falou como se nada estivesse para acontecer, sorria até, com um sorriso que me parecia de vencedor. Vendi pipocas á entrada das escolas, ao pé do mercado e em todo o lado. Tinha carrinha para o transporte do material e lá ia. E tenho automóvel também. E ando por aí.
Parecia-me um homem sem idade. O mesmo homem que trazia no bolso um bilhete de identidade que supostamente deveria ser o seu, mas que na verdade contrariava o que o espírito lhe afirmava ser impossível: quase noventa anos! A chamada terceira idade tem destas coisas, gente lúcida ainda, que gosta da vida encarando-a com a suavidade possível.
É interessante ouvir estas pessoas para quem está tudo bem, sem recriminações, nada exigindo da vida quando lhe deram tudo. Os velhos acreditam em tudo, as pessoas de meia idade suspeitam de tudo, os jovens sabem tudo, disse Óscar Wilde. Concordo. Deixo esta história dum velho, bastante elucidativa. Quando foi da colocação da estátua de D. José em cima da base em cimento, as cordas não davam mais e faltavam subir dois centímetros, por aí Perante isto, instalou-se o pânico, passou um velho e disse: Molhem as cordas. E a estátua foi colocada
Não conheço, quer dizer, nunca vi o senhor António Loureiro mas deixo-lhe aqui um abraço e votos de muitos anos de vida, assim como á esposa e a toda a malta nascida por volta dos anos 20. Não estiveram em La Liz mas o Estado Novo nasceu praticamente com eles. E alguns estão para durar. Aguentaram-se, tiveram uma boa relação de amizade e respeito com a vida. Compreenderam-na e amaram-na. Como disse Frost, “um diplomata é aquele que se lembra sempre do aniversário de uma mulher, mas nunca da sua idade “
É assim meu caro António ?
Eu acho.