quarta-feira, 17 de agosto de 2011


RELACIONAMENTO
Montinho

Todo relacionamento tem uma complexidade.
O limite é o cansaço.
Quando uma ou mais pessoas criam um elo de amizade, de bem querer, há uma mistura de sentimentos – alegria, dor, inveja, ciúmes, posse, subjetividades, individualismo, etc.- É como aquele ditado de cunho popular: “Teu espaço termina quando começa o meu”. Mas como medir ou delimitar virtualmente este espaço? Como sinalizar invasão? Onde fica o tal cercado holográfico? Como transpor limites ao outro de uma forma suave?
É estranho e feio, pela ótica da “educação”, dizer a alguém – Não gosto de você, ou não gosto mais de você. Infelizmente a hipocrisia é necessária para o convívio social.
Me sinto estranho quando estou tomado num turbilhão de sentimentos que passam como os líquidos num liquidificador que nos permeiam quando estamos dentro de relações. As reações do outro não são previsíveis e a expectativa só entra em jogo para complicar a situação.
As pessoas mudam o comportamento sem prévio aviso, sem pontuar os fatores que possam estimular um novo tratamento. Falo especialmente quando o comportamento é pontual.
Sou frio para algumas coisas, pois canso rápido de “jogos” flutuantes e sentimentos inexatos – a dúvida eterna. - É amigo ou não é; ou colegas, somos confidentes ou estranhos, conhecidos ou desco-nhecidos, nossa relação é profunda, superficial, flutuante? A Sensação de estar sempre em cima no pedestal é péssima. Tratar outra pessoa com melindres, magoá-la ou feri-la chega a ser dramático demais.
Que louco tudo isto.
“Do balanço da sua construção (o Blog), desenha-se agora mais uma zona desprotegida, como a fronteira de uma grande reserva ou o recorte de uma Estética de fragmentos. Lembra o lema que aqui se está a impor: fragmentos de imagens e de fios, que talvez nem juntos e ligados deixem de se fragmentar. Será que esses fragmentos, terminem num todo que a cada um cabe elevar e salvar? Incorrupta dignidade. É que o real põe-se, não se expõe – e põe-se com um amor inelutável a futuras criações e germinações -. Ínvios caminhos que sejam, pois que em qualquer sítio se pode continuar a caminhar com bom relacionamento entre todos, sejam ou não costeletas.