segunda-feira, 16 de novembro de 2015


Blog da Aaaetc versus Facebook
 
Nunca fui grande adepto das denominadas Redes Sociais, particularmente o facebook.
Através  de terceiros e ao longo do tempo fui-me apercebendo e consequentemente caracterizando, o facebook.
A sua utilização poderia ter duas vertentes, diametralmente opostas.
A primeira  mais saudável e  até aceitável, serve  para  a comunicação entre indivíduos, independentemente do sexo, da faixa etária, dos pensamentos doutrinários – religiosos ou políticos – da sua inserção social, da sua actividade profissional,  e da distância que os separam. 
A segunda pouco recomendável  e dificilmente aceitável , acrescento, essencialmente por 2 ordens de razão:
- O seu gravíssimo contributo para o isolamento dos seres humanos, que, como qualquer ser vivo – racional ou irracional - necessitam viver em comunhão e nunca isolados.
- O conteúdo da participação – salvo algumas honrosas excepções – que serve para promoção pessoal dos atributos físicos e dos familiares ( particularmente descendentes ), para denegrir com linguagem pouco própria de adversários ( políticos ou religiosos ), para banalidades sem o mínimo conteúdo de interesse, para que senhoras e cavalheiros se aproximem por via electrónica, talvez para posterior aproximação física, para comentar o passado, sem qualquer  objectividade sobre  o futuro, completo alheamento sobre questões de cultura, educação, saúde e/ou outros problemas que afligem diariamente os cidadãos, etc, etc.
Resolvi há cerca de dois meses aderir ao facebook , iniciando as minhas visitas, diariamente quando tinha disponibilidade e disposição para o fazer.
Infelizmente não me enganei. Aliás, a  opinião  formulada  pelo que me era descrito, pecava por defeito. O facebook revelou-se muito pior.
Com este enquadramento, quero apenas referir que talvez seja esta a razão porque muitos costeletas são “facebookistas “ * , e não são “bloguistas”*:
Considerarão talvez que, escrever num blog é apanágio dos intelectuais, quer pela forma como pelo conteúdo? Não gostarão que o blogue vede a abordagem de alguns temas mais fraturantes? Será? 
Se gostam de escrever, e isso é evidente porque o fazem no facebook, então façam-no também no blog, com temas que em regra não são abordados naquele meio de comunicação, dito “rede social “.
Todos os costeletas beneficiariam da vossa participação mais ativa. Tenho a certeza!
*Duas novas palavras “necessárias ao conteúdo do texto “
jorge tavares
costeleta 1950/56