sábado, 21 de novembro de 2015

ALGARVE - PONTOS DE VISTA



IGREJA MATRIZ DE S. LOURENÇO DE ALMANCIL
Situação

    A Freguesia de Almancil, com os seus 10677 habitantes, está situada no litoral do concelho de Loulé.
    A Freguesia é delimitada a nascente pelo concelho de Faro, a norte pela Freguesia de São Clemente e a poente pela Freguesia de Quarteira, de parceria com esta última, a Freguesia de Almancil ocupa a faixa costeira do Concelho numa extensão de treze quilómetros e largura média de cinco quilómetros, sendo delineada pelo Atlântico e pela estrada nacional 125.
  O clima é de influência mediterrânica, caracterizado por invernos amenos, de reduzida precipitação pluviométrica, e verões quentes, secos e prolongados vocacionando a Freguesia, fortemente marcada pela presença do mar, para actividades turísticas ao longo do ano.
  A vegetação é densa e dominada pela palmeira anã, alfarrobeira, zambujeiro, amendoeira, figueira e pinheiro manso.
Património Natural
   Destaque-se a Reserva Natural do Ludo, parte integrante do Parque Natural da Ria Formosa, sítio de elevado valor botânico e habitat natural de raras espécies ornitológicas.
   A faixa litoral ocupada pelas praias do Ancão, Quinta do lago, Garrão e Vale do Lobo permite belíssimos e já consagrados percursos pedestres, onde se pode desfrutar também da observação da enumera avifauna que nos lagos artificiais destes empreendimentos turísticos encontram propício local de nidificação, refira-se nomeadamente o galeirão-comum, a galinha-d-água o pato real a garça pequena, entre muitos outros.
Igreja Matriz São Lourenço

   O actual edifício começou a ser construído em 1722 no local de uma arruinada ermida seiscentista que invocava São Lourenço. “ O primoroso templo, não pela grandeza, mas pelo ornato, asseio e magnificência” (Memórias Paroquiais de 1758) foi edificado como cumprimento da promessa feita pelos moradores do local que desesperados com a falta de água imploraram o patrocínio do Santo.
    O templo teve como modelo a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Faro. A partir de 1849 com a supressão da Freguesia de São João Baptista da Venda e criação da Freguesia de Almancil, a Igreja de São Lourenço passou a ser sede de paróquia.
   A Igreja de São Lourenço, classificada como Imóvel de Interesse Público pelo decreto-lei nº 35443 de 2 de Janeiro de 1946, representa uma valiosa expressão artística do barroco no Algarve. A sua exuberante  ornamentação surge como fruto de uma época que entendia a arte como veículo privilegiado para seduzir, educar e convencer os fieis a seguirem os dogmas religiosos do Catolicismo da Contra Reforma. A contrastar com a sobriedade arquitectónica do templo, todo o espaço interior está revestido de azulejos figurativos, que narram a biografia do mártir São Lourenço, e de talha dourada.
   A azulejaria (datada de 1730) foi concebida pelo pintor Policarpo de Oliveira Bernardes e sua oficina.
Azulejaria
Pesquisa de Roger