quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

CARNAVAL ALGARVIO - INFORMAÇÃO


Fique a saber onde há desfiles 

e bailes de Carnaval na região


.
Os desfiles de Carnaval vão sair à rua em diversas localidades algarvias, mas também há as que optaram simplesmente pelos tradicionais bailes. Um dos pontos altos do Carnaval algarvio volta a estar na cidade de Loulé, que recebe aquele que está considerado um dos desfiles mais importantes do país. Porém, os festejos estendem-se a praticamente toda a região.
Alte (Loulé)
O Carnaval tradicional de Alte, concelho de Loulé, sai à rua na tarde de domingo e de terça-feira, com cinco carros alegóricos e seis grupos de foliões. Nos mesmos dias, mas às 21h30, haverá bailes so salão da Casa do Povo.
Altura (Castro Marim)
O mundo encantado da Disney será o tema da 15.ª edição do corso de Carnaval da Altura, concelho de Castro Marim, que vai sair à rua no sábado e no domingo (15h00). O desfile inclui nove carros alegóricos e mais de uma dezena de grupos de animação.
Ameixial (Loulé)
A localidade do Ameixial, concelho de Loulé, terá baile de máscaras animado por Telma Santos, no sábado.
Armação de Pêra (Silves)
O desfile de Armação de Pêra terá mais de uma dezena e meia de carros alegóricos, vai sair à rua no domingo e na terça-feira e inclui dois arraias marcados para a zona da lota, animados por Beto Kalulu (domingo) e Xico Barata (terça-feira).
Faro
A associação Zenite Positivo organiza diariamente, entre sexta-feira e segunda-feira, a primeira edição do Farnaval, no Jardim Manuel Bivar, na capital algarvia, com animação musical, jogos tradicionais, concurso de máscaras, Limbo e Pinhata. Ainda no concelho de Faro, mas em Santa Bárbara de Nexe, haverá quatro bailes na junta de freguesia, de sábado a terça-feira.
Lagoa
Os corsos carnavalescos das coletividades do concelho de Lagoa estão marcados para domingo (Bairro da Boa Vontade, Mexilhoeira da Carregação, 15h00) e terça-feira (junto ao auditório municipal de Lagoa). Em Ferragudo haverá Enterro do Entrudo ao início da noite de 10 de fevereiro, com concentração na Praça Rainha D. Leonor.
Lagos
No concelho de Lagos está agendado desfile na localidade de Odiáxere na terça-feira, a partir das 15h00. Entre sexta-feira e terça-feira haverá bailes no Clube Desportivo de Odiáxere e na sede do Grupo dos Amigos do Chinicato.
Loulé
O corso carnavalesco de Loulé, o mais antigo do país e que este ano completa 110 anos, vai sair à rua sábado, domingo e terça-feira com o tema “O Grande Naufrágio”. Às 15h00, nos três dias, a Avenida José da Costa Mealha recebe 14 carros alegóricos, escolas de samba, grupos de animação em representação de algumas colectividades do concelho, cabeçudos, gigantones, entre outros, que totalizarão cerca de 700 figurantes.
Na segunda-feira à noite, as atenções centram-se no “Palácio” do NERA onde, a partir das 21h30, tem lugar o famoso “Baile de Gala do Carnaval”. Os visitantes são convidados a mascararem-se a rigor, de acordo com a temática “Os Piratas de Al-‘Ulyá”.
Moncarapacho (Olhão)
No domingo e na segunda-feira, Moncarapacho recebe o seu desfile de Carnaval. O corso, com entrada livre, vai reunir 20 carros alegóricos e mais de 500 foliões.
Trata-se do mais antigo Carnaval do Algarve e comemora este ano 117 anos, contabilizando mais sete anos do que o Carnaval de Loulé. Porém, o corso de Loulé continua a ser considerado o mais antigo do país, já que o desfile só começou em Moncarapacho alguns anos mais tarde.

O desfile começa às 15h00 e, até às 18h00, percorrerá um circuito compreendido entre a Praça Major João Xavier de Castanheda e a Rua Prior Simas (rua do Correio).
Na sede do concelho (Olhão) haverá baile na sexta-feira à noite com o grupo Gerações, na associação Movimento Juvenil.
Monte Gordo (VRSA)
Em Monte Gordo, a programação arranca no sábado, às 22h00, na tenda instalada na zona poente da marginal, com um conjunto de bailes que se prolongam no domingo e na segunda-feira. Na terça-feira, dia 9, às 15h30, um desfile organizado em colaboração com a Associação Juvenil, Social, Cultural e Desportiva de Monte Gordo assinala o “Enterro do Entrudo”.
Paderne (Albufeira)
No concelho de Albufeira, as festividades voltam a ter o maior destaque na localidade de Paderne. O desfile tradicional realiza-se no domingo e na terça-feira, a partir das 14h00, pelas principais ruas daquela sede de freguesia.
Portimão
Em Portimão, os bailes serão o destaque nas sociedades e clubes, entre sábado e terça-feira: Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube União Portimonense, Sporting Gloria ou Morte Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense.
Quarteira (Loulé)
Quarteira é outra das localidades do concelho de Loulé com desfile. O corso, que terá como tema “Carnaval Hollywoodesco”, será composto por 14 carros alegóricos e 15 grupos e sairá à rua no sábado, no domingo e na terça-feira, na Avenida Infante de Sagres. Na quarta-feira à noite haverá Enterro do Entrudo (21h00).
São Brás de Alportel
O tradicional desfile de carros alegóricos e de foliões está marcado para as 15h00 de domingo. Estão ainda agendados bailes na União Desportiva e Recreativa Sambrasense (domingo, 21h00) e na localidade de Parises (na tarde de sábado).
Tavira
Tavira volta a apostar nos bailes de Carnaval, que se realizam em quase todas as freguesias. Um dos centros nevrálgicos será o Mercado da Ribeira, onde haverá bailes na sexta-feira, sábado, segunda-feira e terça-feira (sempre às 22h00) e Baile da Pinha no dia 13 à mesma hora. Na Casa do Povo de Santo Estêvão, o baile, sexta-feira (22h00), será animado por La Plante Mutante.
Vila Real de Santo António
Em Vila Real de Santo António, as celebrações carnavalescas vão estar concentradas no Centro Cultural António Aleixo, com um conjunto de bailes na sexta-feira, sábado e segunda-feira, sempre a partir das 21h30. O Baile da Pinhata realiza-se no dia 13, à mesma hora e no mesmo local.
IN JA

INFORMANDO - CULTURA


Jovens expõem 

“(Re)Criações” em Olhão

Durante este mês de fevereiro, a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, de Olhão, acolhe uma exposição de pintura intitulada “(Re)Criações”, que reúne um conjunto de trabalhos individuais criados pelos alunos da área de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, nas disciplinas de Desenho A e Oficina de Artes.
  Uma parte significativa da exposição tem como base a famosa obra do artista espanhol Pablo Ruiz Picasso, o mural Guernica, que descreve a brutalidade do bombardeamento pela aviação alemã desta cidade basca, em plena guerra civil espanhola. Os alunos foram desafiados a reinterpretar em tela de grandes dimensões esta obra cubista.
Passando pelo desenho, aguarela e pintura a óleo ou acrílico, podem ser apreciadas técnicas artísticas aprendidas e trabalhadas por estes jovens ao longo dos últimos dois anos lectivos.
A mostra está patente na Galeria da Biblioteca Municipal, de terça a sexta-feira, das 12h30 às 19h00, e aos sábados, das 10h30 às 17h00.
IN JA

INFORMANDO- CULTURA

Auditório de Albufeira 

Recebe Sons d´al Andalus

No dia 16 de fevereiro, pelas 21h30, o auditório municipal de Albufeira irá receber o espetáculo de música e dança “Sons d`al Andalus”, inserido no 16º Festival de Música al-Mutamid. Este festival pretende recordar o rei poeta Al-Mutamid, o mais liberal e poderoso de todos os taifas de al-Andaluz.
Esta edição convida o público a uma viagem pela cultura do Magrebe e Médio Oriente representada pelo grupo “Sons d’Al-Andalus”, que desenvolveu uma música complexa e delicada.
O refinamento persa – através de Ziryab –, a sobriedade árabe e a jovialidade berbere fundiram-se com a herança hispano-visigoda e a Hebreia para criar no califato e nos reinos taifas uma arte autóctona. O grupo “Sons d`Al-andalus” interpreta esta fusão de ritmos e faz-se acompanhar de uma bailarina de dança oriental e persa que reflete através das suas danças o testemunho da herança de Al-Andaluz.
Os bilhetes custam três euros e podem ser adquiridos na biblioteca municipal de Albufeira, no edifício da câmara municipal (CIAC) ou no auditório municipal de Albufeira no dia do concerto, entre as 19h30 e as 21h15.

IN  JA