domingo, 28 de fevereiro de 2016


Visita do Governador do 
                   Distrito Rotário 1960 a Faro                           

Opinião de João Leal
No calendário anual a visita do governador do Distrito Rotário 1960, que engloba todos os clube a sul de Coimbra, bem como das regiões autónomas, constitui sempre um dos marcos maiores e uma jornada de elevado sentido no movimento criado em 1905 em Chicago por Paul Harris.
Assim aconteceu de novo com o Rotary Clube de Faro, decano dos clubes algarvios e com mais de meio século de generosa e meritória actividade quando, há dias, recebeu a visita do Dr. Miguel Real Mendes, que foi recebida nos Paços do concelho de Faro, pelo Presidente do Município, Dr. Rogério Bacalhau, que presidiu também ao clube da capital algarvia e visitou a “Vila-a-dentro”, bem como outras instituições, entre elas a AAPA-ADM (Associação Algarvia dos Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais).
A reunião festiva teve lugar durante um jantar no hotel Eva, a que presidiu o Dr. Ilídio Mestre (presidente do clube visitado), que estava ladeado pelo Governador do distrito Rotário e pelo edil farense. Na mesa de honra destaque ainda para o dr. Abílio Lopes (Rotary Clube de Tavira), designado Governador do Distrito 1960 para o ano de 2016/2017 e que assim será o 4º algarvio a desempenhar esta importante missão, após as governadorias de Menéres Pimentel e Reis Oliveira (Portimão) e do eng. José Manuel Pereira (Loulé), bem como de rotários de Faro, Olhão, Loulé, Tavira e Lagos.
Após a cerimónia de saudação às Bandeiras, com o protocolo a cargo de Joaquim Teixeira, seguiu-se a auto-apresentação rotária.
Ao usar da palavra o Dr. Ilídio Mestre destacou a acção desenvolvida para a vivência do RC Faro, nos últimos anos, por Henrique Luís Brito Figueira e o testemunho de mais de 52 anos de vida rotária do eng. Tito Olívio Henriques, em prol da comunidade, fazendo entrega ao Governador visitante de uma medalha das Bodas de Ouro do clube bem como de um contributo para a Fundação Rotária Portuguesa.
De destacar as intervenções do Dr. João Lopes (Loulé), e Dra Jovita Jesus (Lagos), felicitando o clube anfitrião, do Dr. Abílio Lopes (Tavira), que destacou o seminário de formação rotária realizado na Universidade do Algarve (Pólo da Penha) e o Dr. Rogério Bacalhau, que saudou em nome da cidade o visitante e fez-lhe entrega de um livro sobre a zona histórica elaborado pelos alunos do Curso de Arte da Escola Tomás Cabreira.
No uso da palavra o Dr. Miguel Real Mendes elogiou o Rotary Clube de Faro declarando que “todos os companheiros serão um exemplo para o país na plena vivência e concretização dos ideais rotários”.

João Leal
IN JA.

DIA DE ANOS


Ainda se os desfizesse.
Mas fazê-los?

PARABÉNS A VOCÊ

MARÇO                          ANIVERSÁRIOS


4 – Dr. Jorge Fernandes Andrade Monteiro. 5 - Maria Elete Teófilo Lopes Dias No­bre; António José Valente Viegas;  Mário Joaquim Marvão Gordilho Zambujal. 6 - Francisco Ma­nuel Leote Marques; Carlos dos Santos Vasques; Maria Lisete Faustino Alves Pires. 7 - Maria Luísa Guerreiro Barroso. 8 -  Edménio Guerreiro Madeira Caetano. 9 – Maria Luisa Baptista dos Santos da Velha. 10 - Firmino Correia Cabrita Longo. 17 - Maria da Nazaré Romão Santos; Maria Videlmina Rosa Santos. 19 - José Ma­nuel Martins Molarinho. 20 - Lucília Jesus Rodrigues Vieira. 21 - José Alberto Figueira Guerreiro; Horácio António Rosa da Cunha. 22 - Otílio Fernandes Correia Dourado;  Maria Madalena Guerreiro Chumbinho; José Maria Coelho Adrião. 23 - Teodósio Vairinhos da Silva.  25 - Maria da Encarnação Marreiros Alves. 26 - Osvaldo Santos Agostinho; José Vitorino C. Neves do Arco. 28 - António Pires Guerreiro Nicolau; Maria Celina Pontes Gonçalves Filipe. 30 - José Maria Ferreira Delgado; Ludgero Paquete Rocha


Feliz aniversário

Um momento especial de renovação para vossa alma e vosso espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. 
Desejo a vocês, um ano cheio de amor e de alegrias. 
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. 
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. 
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. 
É ser grato, reconhecido, forte, destemido. 
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; 
Parabéns a vocês nesse dia tão grandioso.