segunda-feira, 29 de agosto de 2016

NOTÍCIAS DO "COSTELETA" JOÃO LEAL



HOMENAGEM AO «COSTELETA» CASIMIRO DE BRITO
EM QUERENÇA

Foi a quando do «1 Festival Literário de Querença» (FLIQ) que decorreu nesta localidade do Concelho de Loulé, organizado pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro, que foi prestada pública e significativa homenagem a Casimiro de Brito, um dos mais famosos nomes da poesia europeia contemporânea e um assumido «costeleta». Poeta, ensaísta e ficcionista, Casimiro Cavaco Correia de Brito, de seu nome completo, nasceu em Loulé, a 14 de Janeiro de 1938 e menino e moço veio para Faro, onde frequentou as Escolas Serpa Pinto e Tomás Cabreira (Curso Geral de Comércio), exercendo a atividade bancária e jornalística e viveu na Inglaterra e Alemanha e desde há décadas em Lisboa.
Durante os três dias do FLIQ, o segundo dos quais foi inteiramente dedicado a este poeta algarvio, esteve patente a exposição «Entre mil águas: a vida literária de Casimiro de Brito», que sugerimos fosse apresentada na Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, em Faro, num reencontro das antigas e atuais gerações com este famoso «costeleta».
Casimiro de Brito, que em 1958 fundou com esse outro grande poeta farense que foi António Ramos Rosa, os «Cadernos do Meio-dia», é o presidente do P.E.N. (Clube Português de Poesia), autor de 56 livros traduzidos em 26 idiomas, Embaixador Mundial da Paz (Zurique, 2008), Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique e da Medalha Municipal de Mérito de Loulé e detentor de inúmeros prémios, entre os quais destacamos: Grande Prémio da AP.E. (associaçao Portuguesa de Escritores (1981), Prémio Versi lia (Viareggio — Itália) e Prémio Internacional de Poesia Léopold Senghor (2002), bem como o «Anel de Platina», atribuído ao melhor poeta do Festival Poeteka, na Albânia (2008).
Para o Casimiro de Brito aquele forte abraço dos costeletas por esta merecida homenagem que lhe foi prestada em Querença.


João Leal