terça-feira, 10 de janeiro de 2017

CRÓNICA DE FARO

“Campeões! Campeões!”

OPINIÃO|JOÃO LEAL

Sem ser escutado, mas ecoou pelo salão nobre do município de Faro e espaços adjacentes, no íntimo das muitas centenas de quantos lá se deslocaram, na tarde que antecedeu o Portugal/Letónia, disputado na “catedral do futebol algarvio”, que é o Estádio Algarve e a contar para a fase de apuramento do Mundial a disputar na Rússia no verão de 2018, o nunca repetido e sempre festejado que dá título a este escrito.
Mais do que merecida, foi-o da maior justiça e de plena oportunidade esta iniciativa da Câmara Municipal da capital sulina e da associação empresarial ALGFUTURO, em homenagear a briosa Selecção de Portugal, que em julho último, em pleno estádio de França, na capital parisiense, conquistou, pela vez primeira o honroso título de “Campeã da Europa de Futebol” e a qual incluía um farense – descendente, nascido em França, mas com os seus maiores originários dali, dessa zona citadina, a que Mário Zambujal intitulou, há tantas décadas, neste mesmo espaço de “Cidade em Quarto Crescente”, que é a Penha, o jogador do Borussia de Dortmund, Rafael Guerreiro.
Na mesa da presidência da sessão, para além dos presidentes dos organismos promotores, respetivamente Dr. Rogério Bacalhau Coelho (município) e José Vitorino (Algfuturo), o presidente da FPF (Federação Portuguesa de Futebol), Dr. Fernando Gomes, que em si e nas funções exercidas, sentiu o apreço votado à nossa representação que ostenta até 2020 (depois se verá) o título maior dessa importante indústria – desporto que é o futebol.
“Trabalho, energia, talento, solidariedade, força mental… e também um pouco de sorte” foram epípetos proferidos pelo autarca primeiro de Faro para destacar a homenagem dos farenses, muitos espalhados pelos “quatro cantos do mundo”, “à equipa de todos nós”, os tais publicitados 11 milhões de apoiantes, formulando votos pelas futuras glórias e expressando o agradecimento pelo feito de “nos voltar a fazer sorrir”.
Para o Dr. José Vitorino, a irrequietude constante e permanente de quem quer sempre fazer algo pela Terra-mãe um destaque próprio para os presentes, o ex-árbitro César Correia e a atleta Ana Dias, bem como para os nossos emigrantes (o 12º jogador), a referência de que “O Algarve precisa dessa notoriedade dada pelo futebol”.
O Presidente do FPF, Dr. Fernando Gomes, a quem pelos presidentes das entidades promotoras foi entregue uma artística placa que testemunha o agradecimento de Faro, destacou a homenagem prestada e palavras de merecida justiça à forma como o Algarve e os algarvios sempre apoiam a Selecção Nacional, proferiu uma pedagógica e elucidativa lição sobre “Portugal a puxar por Portugal” (a arte de saber ganhar) em que apontou a influência, impacto e mais valia do futebol em muitos sectores da vida portuguesa, que de modo próprio na economia do País, apontando que diversas competições internacionais proporcionam verbas superiores aos 400 milhões de euros.
Um final de tarde lindo este vivido no salão nobre da câmara de Faro, na homenagem à “Equipa de Todos Nós, campeã europeia de futebol”!
João Leal

QUANDO A POESIA ACONTECE


De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural
    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Prezados Companheiros e Amigos,

Amanhã, dia 11 de Janeiro, pelas 17,30h , na
Biblioteca Municipal - "Quando a poesia acontece" sob o tema:

"Se a neve é sempre flor de amendoeira,
Se foi roubar ao Céu, o azul do mar;
Se a cor verde de esperança é da figueira
E a terra é mais vermelha, qual braseira...
É do Algarve que estamos a falar!"


- Maria Aliete Cavaco Penha


* Poesia embalada pela voz de Rosinda com música de Luciano Vargues

Espero por vòs.

Cordiais saudações elistas.



Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube