segunda-feira, 26 de março de 2018

DISTINÇÃO ROTARY




O «COSTELETA» FILIPE VIEIRA (ADMINISTRADOR DO HOSPITAL DE LOULÉ)  DISTINGUIDO PELO ROTARY LOCAL
 

Em reunião festiva o Rotary Clube de Loulé distinguiu, como o faz habitualmente desde 1990, o «Profissional do Ano» atribuído ao Juiz - Desembargador Eduardo Tenazinha e «O Mérito Profissional do Ano» o Hospital de Loulé representado pelo seu Administrador e «alma maior», o «costeleta» Filipe Vieira. Com uma carreira brilhante e guindando aquela unidade hospitalar, anexa à Misericórdia, aos níveis de excelência que, merecidamente lhe são tributados, Filipe Vieira frequentou a Escola Tomás Cabreira até ao 9° ano e é filho dessa carismática figura do nosso historial associativo, Filipe Vieira. As nossas mais entusiásticas felicitações.
 

JOÃO LEAL
 
 

PARA MEDITAR

Continuação
2º CASO
                                                            Por Paixão Pudim


Em 1995 estive a coordenar os trabalhos numa urbanização de 9 moradias em Birre, bem perto de Cascais. É uma zona chique habitacional de classe media alta. A construção com materiais de excelente qualidade cingiu-se a uma arquitectura clássica, muito atraente e de agrado de futuros proprietários;... advogados, gestores, médicos e jogadores internacionais de futebol.
Colocadas a venda foram adquiridas com relativa facilidade... ficando apenas uma destinada à filha do proprietário da urbanização que, entretanto, casou e foi viver para Londres.
Este desfecho originou um embaraço pouco vulgar ao pai e proprietário que tinha contratado um  decorador espanhol para pintar à mão os azulejos das 4 casas de banho mais o lavabo social. O tema escolhido, nada mais nada menos...o fundo  com destaque com a significativa fauna e flora com destaque para os corais. Já em fase de conclusão o trabalho ficou magnífico... mesmo célebre e, por isso teve vários pretendentes... incluindo um casal de portugueses a  residir na África do Sul mas com desejo de regressar a Portugal. Visitaram a moradia e apenas salientaram a pouca área do logradouro que não permitia a construção de piscina com razoáveis dimensões.


Voltaram passados alguns dias com uma proposta final. Aceitavam na condição de substituírem os azulejos pintados à mão... que a senhora achava piroso...
O proprietário disse que preferia não vender do que destruir o trabalho artístico. Mas a senhora voltou, comprou a moradia e assumiu a despesa de substituir os azulejos. Assisti ao desenrolar de toda esta situação e fiquei incrédulo quando vi a substituição dos azulejos pintados artisticamente à mão das quatro casas de banho e lavabo social... por azulejos lisos, quadrados de 20 centímetros de cor única – encarnados. Não queria acreditar!... Mas gostos não dá para discutir... Mas dá para meditar!... Tudo de encarnado.