sexta-feira, 3 de maio de 2019

CRÓNICA DE FARO DE JOÃO LEAL

HOMENAGEM A "QUATRO PILARES" DO FARENSE 

   Fundado a 1 de Abril de 1910, o Sporting Clube Farense (SCF), um dos históricos do futebol algarvio, assinalou, com pompa, significado e circunstância, o 109.º aniversário desta prestigiante efeméride, com destaque para o jantar de gala realizado no Colégio do Alto e durante o qual foram homenageadas quatro relevantes figuras do seu rico currículo.     Presidido pelo Dr. Rogério Bacalhau Coelho, responsável pelo município da capital sulina (“um clube cada vez maior e melhor”), que estava ladeado pelo deputado Cristóvão Norte (presidente da Assembleia Geral) e João Rodrigues (presidente do clube aniversariante) esta foi uma inolvidável jornada de grande fervor clubístico e de encontro de gratidão intergeracional. Presentes todo o mundo local do futebol, entre os quais antigos técnicos e jogadores, como Paco Fortes, que se deslocou expressamente de Barcelona; Manuel Cajuda, Fanã, Pedro Benje, Sério, Pitico e tantos outros, a par do atual treinador Álvaro Magalhães e de todo o plantel.
   Com efeito quis a direcção do mais representativo clube de Faro prestar a sua merecida e mais que justa homenagem, àqueles que constituem, quanto a nós e a muitos milhares de outros cidadãos, “pilares relevantes do Farense”, merecendo o nosso preito de sincero apreço por aquilo que de alto apreço prestaram ao clube, ao concelho e à região. 
   Foram eles: José Gomes Santos (Cabo Santos), o valoroso guardião, hoje com noventa e muitos anos, que em 1942 assumiu a defesa das redes do SCF, único clube que representou, para o servir durante 15 anos na II e III Divisões Nacionais; Aníbal de Sousa Guerreiro (Nibinha), “um notável da história clubista), que foi dirigente ao longo de 22 anos e que foi “o grande responsável pela subida à I Divisão”; o capitão Carlos Sério (o jogador com mais presença, envergando a camisola do Farense, na Divisão maior, com 127 jogos disputados e que veio, da CUH do Barreiro, para estar em Faro durante 2 anos e se encontra há mais de cinquenta e o “ícone” Fernando Barata, representado pela filha D. Monique Barata Barreto, “o presidente que revolucionou o clube na década de oitenta”.
   Duas presenças, para além das demais, que constituem referência histórica – o ex-secretário António Gomes Afonso, com 91 anos de idade, cuja intervenção constituiu uma notável página do “Grande Clube que nos honra a todos e todos honramos” e de José Rafael (Zé das Quotas), ambos a recuperarem das intervenções cirúrgicas.
   Uma celebração assinalada e apontada ao futuro como expressou o actual responsável pela agremiação, Dr. João Rodrigues – “O SCF tem que ser um dos grandes do Sul de Portugal”.

          João Leal

QUANDO A POESIA ACONTECE


De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural
    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Prezados Companheiros e Amigos

Próxima quarta-feira, dia 8 de Maio, pelas 17,30, "Quando
a poesia acontece", na Biblioteca Municipal de Faro, sob o tema:

"Eu não talho os versos por medida
Porque me saem livres do coração...
São como eu, sempre leves na "corrida"
Tão leves, como as penas que me dão"

- Maria José Fraqueza


* Poesia embalada pela voz de Rosinda
com música de Luciano Vargues

Espero por vòs.

Cordiais saudações elistas.

Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro







A VIAGEM PROMETE - 3ª

    Levei o dia para me refazer do susto de quase ter sido abatida à paulada pela minha própria irmã. Teria sido um homicídio involuntário, mas em tribunal quem acreditaria nisso? Bem, passou. Valeu-nos umas boas gargalhadas - daquelas de levar às lágrimas - e, na realidade, ninguém sofreu quaisquer danos.
    Dito isto, resta-me uma pequena teoria da conspiração: terá a Uber um acordo com a Peugeot e motoristas barbudos? É que ainda há dias eu falava com os meus botões e pensei que, para ganhar uns trocos, poderia fazer umas corridas entre o aeroporto e sabe-se lá onde. Se a minha teoria se confirmar, estou desclassificada, e nem é pela ausência de barbas, mas porque não tenho um Peugeot. Um 308, para ser mais precisa.
    Ora vejamos. Chamo um Uber e aparece-me o Vítor - o tal que me confundiu com o Wilson. Que carro trazia? Um Peugeot 308! E na cara? Uma farfalhuda barba! Mais tarde, vou novamente à aplicação e é o Miguel que me vem buscar. O carro? Ora... Não se adivinha? E a barba? Por último, é já depois de 15240 passos dados, fielmente assinalados pela minha MiBand, resolvo poupar os pés - é que da Lx Factory até ao Centro ainda estou um pouco longe - e o que é que me sai na rifa? Um António, barbudo, num Peugeot 308!!! Não fosse a matrícula ser diferente e eu diria que era sempre o mesmo. Enfim!
    Teorias à parte. Do carro eu gosto. Já as barbas...
    Podia ter ido de táxi? Podia, mas não era a mesma coisa...

    Margarida Vargues