sexta-feira, 31 de maio de 2019

MAIO E JUNHO FLORIDO

OS JACARANDÁS FLORINDO JUNTO Á

NOSSA ESCOLA


A cidade capital sulina vive sob um palio de tons roxo-azul-violáceo por via da floração plena dos jacarandás. Do Jardim Manuel Bivar à Alameda João de Deus, do Jardim de São Pedro à Avenida 5 de Outubro, passando pelo Teatro Lethes ou Jardim Ferreira de Almeida (Alagoa) toda a urbe floresce entre Maio e Julho, numa apoteose festiva, que nos oferece em holocausto de generosa fraternidade, um tapete floral para sobre ele passarmos.
Artur Serrão e Silva, que durante décadas foi o diretor do desaparecido semanário «O Algarve», um dileto e saudoso amigo, dizia-nos, quando ao final da tarde destes mesmos meses em anos, de há muito idos, dialogávamos na esplanada do extinto «Café Algarve», onde pontificava o seu proprietário e figura mediática do folclore regional: - Compadre! Ele há largo mais lindo do este! Verdadeiro andor com as rosas floridas a fazerem grinaldas unindo os jacarandás! ».
O jacarandá mimoso (jacarandá mimosifilia, D. Don) trata-se de uma árvore ornamental da família das Bignoniacease, nativa do Sul e Nordeste do Brasil, da Argentina e da Bolívia e que se encontra ameaçada em seu habitat natural. Curiosamente é uma das poucas plantas que tem o mesmo nome em comum em quase todos os idiomas que na Terra se falam. Foi no longínquo ano de 1 822 que, duas pessoas a identificaram e lhe deram nomes científicos diferentes -jacarandá mimosífilia e jacarandá rotundifilia. É no Inverno que perde a sua folhagem para se cobrir de flores perfumadas, duráveis e grandes, de coloração azul ou arroxeada, a qual se estende pela Primavera ( como ora acontece) e princípios de Verão.
A nossa Escola é, neste momento, nas fronteiras que a orlam (Ruas da PSP Manuel Arriaga e Dr. José de Matos ou na vizinha Alameda) um enclave orlado pelos jacarandás em flor. Quantos vieram no dia 8 de Junho ao almoço anual dos costeletas terão o grande ensejo de apreciar este festivo e vegetal espectáculo!

João Leal

DE FÉRIAS



REINALDO MORENO DE FÉRIAS

ENTRE NÓS

De novo e mais uma vez se encontra entre nós o nosso estimado colega, há muitas décadas radicado no Canadá, Reinaldo Moreno, para umas férias de cinco semanas. Como sempre acontece o Reinaldo programa as mesmas de modo a estar presente no «Almoço dos Costeletas», o que de novo acontecerá desta feita a 8 de Junho. O Reinaldo é um dos militantes costeletas que nunca esqueça a malta, nem a sua e nossa Escola. Boas Férias, Reinaldo!
João Leal

ACONTECEU



«POR TERRAS DO ZECA»
 comemorações do 90° aniversário do nascimento do Dr. José Afonso dos Santos, o «Zeca Afonso», figura incontornável da música portuguesa e que foi professor da Escola Tomás Cabreira, decorre em Loulé {Cine - Teatro Louletano), no Nasdia 29 de Maio {43:feira), a partir das 21h30m, numa organização do Município local, o concerto «Por terras do Zeca». Constituí o mesmo um tributo à obra de José Afonso, como compositor e como poeta, nele intervindo Zeca Medeiros, Filipa Pais, João Afonso e Maria Anadon. Trata-se de «um espetáculo diversificado que integrará algumas das suas canções mais conhecidas, como «Verdes são os campos», «Que amor não me engana», «Índios da Meia Praia» e «Venham mais cinco», as quais surgem revestidas de novos arranjos, mas também temas originais baseados na sua figura e outras composições menos conhecidas do público, de que são exemplo «Papuça», «Lá no Xepangara» ou «Ali está o rio».

João Leal


GALA DO CNID DISTINGUE DOIS «COSTELETAS»




Em relação ao assunto acima citado, como actual Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, venho por este meio, dar os meus sinceros parabéns aos «COSTELETAS»  distinguidos nesta gala e, em particular ao meu grande Amigo João Manjua Leal um grande abraço em meu nome e, incluindo todos os corpos sociais da Associação e todos os COSTELETAS.
Bem Hajam pelas vossas proezas,


                O Presidente da Associação
                       Florêncio Vargues