quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

INFORMAÇÃO

              OPERAÇÃO HOSPITALAR

A Costeleta D. Isabel Coelho foi operada ontem (3) no hospital de Loulé, às cataratas.
Encontra-se em sua residência e está bem.

Roger

SONHAR "COM PROJECTOS CONCRETOS"


          Tenho sonhos como qualquer um de nós tem. Uns, podem ser irreais outros não passam de obsessão.
      Como Costeleta tenho tido um sonho e gostaria que o mesmo fosse uma realidade assim como todos aqueles que frequentaram a ex. Escola Industrial e Comercial de Faro. Ficaria contente assim como  ficariam contentes todos os COSTELETAS penso eu. Esse meu sonho como Costeleta seria que o excelente auditório da nossa actual  Escola Secundária Tomás Cabreira, possuísse uma bancada amovível, para ali se realizarem eventos sem que as pessoas tivessem que utilizar cadeiras para se poderem sentar.
        Sei, que este sonho poderá não ser viável de um momento para o outro mas, com a preciosa colaboração da Câmara Municipal de Faro, o Conselho Directivo da Escola  da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira e, a colaboração de  alguns empresários deste nosso Algarve, digo Portugal, pois de Norte a Sul, existem alguns empresários que frequentaram a nossa ESCOLA, seria um enorme orgulho para todos NÓS podermos contribuir para aquele bem essencial, que estará disponível para a realização EVENTOS.
    Tenho a plena noção que é um projecto a ter  em consideração e, de seguir em frente.
          Com as melhores saudações de um COSTELETA,

          Florêncio Pereira Vargues
          Sócio 204 - 1960

HÁ VIVER E MORRER...

Digníssimos COSTELETTAS,

       Não fiquem alarmados com o titulo desta minha pequena intervenção. Informo que me encontro bem vivo assim, como a nossa Associação.
      Como é do conhecimento de todos vós, quando assumi a Presidência da nossa Associação, pensei na execução de um plano de compromissos e actividades impensáveis em as poder levar por diante. Colocado esse compromisso, que eu próprio assumi, em várias reuniões de Direcção assim, como ter dado algumas indicações em almoços convívios, poderei dizer-vos que algumas actividades foram cumpridas e, outras não fogem à regra enquanto me mantiver ao leme da nossa Associação se assim o entenderem, sujeito a criticas negativas e positivas.
      Relembro, que o 29 Aniversário da nossa Associação será celebrado em Abril do próximo ano e, nesse sentido já me encontro a trabalhar no mesmo. Nesse sentido, tive hoje uma reunião de trabalho com pessoal responsável pela Biblioteca Municipal de Faro, no sentido de calendarização de actividades culturais para o primeiro semestre de 2020. Nessa calendarização, está previsto para o dia 17 de Abril de 2020, uma conferencia por um ilustre Professor Universitário e grande Costeleta que já confirmou a sua presença assim, como um encontro de escritoras  Costeletas sobre o lema Poesia.
      Para que tudo corra pela positiva, vamos todos dar as mãos em prol da nossa Associação.
     Por hoje vou terminar este meu viver assim, como o da nossa Associação, com a nossa sigla de: FRATERNIDADE  -  VITALIDADE  -  SOLIDARIEDADE,

      O Presidente

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM





«SOMBRAS NO CHÃO”
DR. REIS LUÍS
Com apresentação a cargo do Professor Carlos Osório veio a lume o livro de poesia «Sombras no Chão» da autoria do «rnonchlqueiro» nascido em Moçambique, Dr. Fernan­do Raie Luís, intitulado «Sombras no Chão». As Ilustrações são assinadas pelo conhecido artista José Maria Oliveira e trata-se da sétima obra do poeta. A apresentação decorreu no Clube Farense e foi preenchida também pelas actuações da cantora Hrica portimonense Ana Pauta Rada e do Grupo de Cantares da Confraria do Medronho (Monchique). Nascido em 1945 o Dr. Fernando Reis Luís é licenciado em Gestão Bancária e foi eleito Deputado pelo Partido Socialista nas primeiras eleições legislativas. Para além da poesia este poeta
é um grande apaixonado pelo coleccionismo de máquinas fotográficas possuindo uma das mais notáveis colecções existentes no país. A Odíana Editora publicou «Sombras no Chão»

«GUIA OE ORNITOLOGIA DO BAIXO GUAD1ANA»
ODIANA
A Associação Odiana publicou, em coincidência com o «lI Workshop de Bird­watching», o excelente livro «Guia de Ornitologia do Baixo Guadiana», um livro de bolso e prático, com muitas ilustrações que contempla 40 espécies de aves mais observáveis do e no território entre Mértola e Vila Real de Santo António, no troço final do que é um dos maiores rios peninsulares. Elucida-nos assim sobre este valioso património, de «forma informativa, técnica e promocional visando cada ave com uma ficha sobre as suas caracte­rísticas e o seu estatuto de conservação. A edição comporta seis idiomas - português, es­panhol, francês, inglês, alemão e holandês, visando um mercado em potencial crescimen­to, o turismo de natureza na sua versão especializada do «blrdwatching» (observação das aves).          
                         João Leal