sábado, 7 de dezembro de 2019

RABUGISSES




"Margarida, o que te faz ir de Faro a Lisboa só para ir a um evento de vinhos?"
- tantas têm sido as vezes que me perguntam isto nestes últimos 10 anos... Isto não se percebe. É preciso sentir.
Desde o momento em que, há 10 anos, fui levada para a cozinha lavar copos não tive mais como voltar atrás. Estava plantada a semente do #espiritoadegga  ❤   ️ Não tenho estado em todos, é verdade, mas já estive em muitos e sempre, sempre com a mesma disposição (quer dizer... ontem estive um bocado rabugenta, mas depois passou 🤣)
Atrevo-me a dizer que somos um clã, onde todos sabem o seu papel e onde todos contribuem para que o dia corra sem atribulações. E corre! E é sempre, mas sempre mesmo, um sucesso! No fim, os sorrisos cansados são reflexo de uma cumplicidade que ultrapassa os pequenos desentendimentos, os muitos quilómetros andados, os muitos copos chipados e outros tantos preçários impressos.
Na bagagem trago sempre histórias e na cabeça ainda oiço em modo repeat "Cid Cid estás à escuta?" 🎧

                                               Margarida Vargues

VITOR SILVA E FERNANDO PESSOA



NOVO CD DO "COSTELETA" VÍTOR SILVA

O conhecido cantor farense e antigo aluno da Escola Tomás Cabreira Vítor Silva apresentou, em espectáculo realizado no Clube Farense, um novo disco intitulado «Tributo ao Grande Tony de Matos», assinalando os 60 anos da carreira artística deste artista algarvio e os 30 anos do falecimento do considerado «maior artista romântico portu­guês». Trata-se do 512 CD de Vítor Silva (Vítor Manuel Parreira da Silva) que, nos seus tempos de estudante residia na Rua Brites de Almeida, em Faro, que inclui 20 canções, entre as quais «Rosa Vaidosa», «Só nós dois» e «Vendaval». A direcção musical e os arranjos foram do Maestro José Ricardo (piano e clarinete), com a colaboração dos músicos Martin Ricardo (flauta), Henry Parr (baixo), Manuel Gomes (guitarra portuguesa), Fernan­do Gomes (viola de fado) e Nuno Gil (percussão). Vítor Silva recorda Tony de Matos (1924 / 1989) ao afirmar: «Ele deixou a sua marca em temas inesquecíveis na memória de milhares de admiradores ... ».

FERNANDO PESSOA NA TOMÁS CABREIRA

A Escola Tomás Cabreira recebeu, com a presença também de jovens da Escola Dr. Jorge Correia, de Tavira, uma sessão de kino-konferência dedicada ao grande poeta português Fernando Pessoa, que tem um dos seus heterónimos nascido naquela cidade do sotavento algarvio. A iniciativa contou com a valiosa colaboração do Cine Clube de Faro através da programação «Zoom ln: Edgar Pêra». Para além de duas centenas de estudantes intervieram também uma dezena de professores, uns e outros «motivados para ouvir e receber uma aula informal, artística e criativa sobre a exploração do universo pessoa no presente na obra visual de Edgar Pêra».

JOÃO LEAL

MUNDIAL DE FUTEBOL DE PRAIA



FUTEBOL DE PRAIA

O QUARTEIRENSE RUI COIMBRA BICAMPEÃO DO MUNDO
A Seleção Nacional de Futebol de Praia ou de Areia, como ora também se designa, alcançou o terceiro título de campeão mundial, ao vencer a recente edição disputada na cidade de Assunción, capital do Paraguay, juntando-se aos êxitos obtidos em 2001 e 2015. Este assinalado feito motivou as felicitações e a condecoração da equipa de Portugal pelo Presidente da República, que recebeu os campeões no Palácio de Belém. Entre os mesmos figura Rui Coimbra, natural de Quarteira, de 33 anos, que alinha com a posição de fixo no Sporting e já foi internacional mais de uma centena de vezes, a primeira das quais em 2012, disputando mais de mil jogos e obtendo cerca de 60 golos com a camisola das quinas. Rui Filipe Pacheco Coimbra, de seu nome completo, conquistou também esta época o Mundialito de Clubes, a «Euro Beach Soccer League», os «Jogos Europeus Mediterranean», a Liga da Europa e a qualificação europeia para este Mundial. No decurso do mesmo Rui Coimbra marcou dois golos contra a Nigéria na vitória por 10 - 1, alcançando igual marca e um na própria baliza no Portugal/ Brasil (7-9), anterior detentor do título e um tento no Portugal, 3 /Omã, 1 Na fínal a Seleção Nacional venceu a forte equipa da Itália por 6- 4 e conquistou com inteiro merecimento o troféu. Felicitamos o nosso comprovinciano Rui Coimbra pelo êxito alcançado e desejamos-lhes as maiores felicidades, agradecendo este momento de júbilo por ver um futebolista algarvio entre os melhores do Mundo no futebol de praia.

JOÃO LEAL