quinta-feira, 12 de setembro de 2024

TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

A Câmara Municipal de Faro instalou nas zonas mais movimentadas da Praia de Faro mais duas torres de vigia para os nadadores / salvadores a fim de garantir maior segurança. Foi um investimento a rondar os 17 mil euros.

   O Algarve ocupa a 9ª posição entre os melhores destinos, a nível mundial, para os nómadas digitais.

   A Raynair pediu o limite de duas bebidas alcoólicas para os passageiros nos aeroportos (caso de Gago Coutinho / Faro) a fim de reduzir a violência a bordo dos aviões naquele operador «low coast».

     Abrirá em Outubro o hotel e complexo turístico de luxo em Querença (Loulé), num investimento de 300 milhões de euros.

      Hoteleiros algarvios expressaram a sua satisfação com a ocupação do mês de Agosto, muito idêntica à do ano anterior mas com maiores proventos financeiros.

      A Play Airlines vai estabelecer ligações aéreas entre Faro e Rayqjavique (Islândia), a partir de 2 de Abril e até finais de Outubro de 2025, com dois voos semanais (4s feiras e sábados).

     Encontra-se à venda no Algarve a mansão mais cara de Portugal. Localizada em Lagos, com vista mar, ocupando 300m2 e um valor de 27 milhões de euros.

     A última edição da FATACIL, realizada em Lagoa, recebeu mais de 200 mil visitantes, o maior número de sempre.

     A 3ª conferência «Investor Talks» vai decorrer em Portimão nos dias14 e 15 de Setembro, reunindo centenas de investidores ligados ao empreendedorismo.


                                                                      JOÃO LEAL 

CRÓNICA DE FARO. JOÃO LEAL

AS LUZES QUE FALTAM!

     Tem a União das Freguesias de Faro (Sé / São Pedro), da presidência do Eng. Bruno Lage realizado uma obra elogiável no que se refere à valorização do património monumental da cidade. Citamos os monumentos erguidos às memórias de Monsenhor Dr. Henrique Ferreira da Silva (o «Irmão Henrique» que durante quatro décadas paroquiou os destinos espirituais da freguesia de Nossa Senhora da Assunção (Sé Catedral; do capitão Salgueiro Maia (figura primeira do 25 de Abril de 1974, nos 50 anos deste movimento libertador do País) e do «Pescador», este da autoria do artista farense Tó Quintas, em homenagem à que foi, até algum tempo, uma das classes mais expressivas de Faro, quando a pesca local tinha uma forte expressão económica.

     Situados em diferentes espaços citadinos (Santo António do Alto, Urbanização da Carreira de Tiro e Parque Ribeirinho), trata-se de uma positiva acção, cuja continuidade é desejável.

      Contudo, que pena não haver bela sem senão, um «contra vapor» se verifica: a ausência de iluminação que dê outro realce e figuração, à noite aos bustos homenageando o «Irmão Henrique» e o Capitão Salgueiro Maia.

       Uma lacuna fácil de corrigir com a instalação de projectores, que à noite, dêem «vida» aos referidos bustos.

CRÓNICA DE FARO. JOÃO LEAL

A EXCELÊNCIA DO AR FARENSE


       Num rastreio feito em 375 cidades da Europa a Agência Europeia do Ambiente considerou que o ar que se respira na capital algarvia é o 3º melhor em qualidade.

      Á frente da nossa cidade ficaram as urbes suecas de Uppsala e Unvá, pelo que se trata de uma classificação altamente honrosa e invejável.

      Ao menos valha-nos isso para contrabalançar os muitos ares negativos que nos tolhem.

      Nem sequer as, cada vez mais, poeiras vindas do Deserto do Saará vieram prejudicar a qualidade do ar que se respira em Faro. A afirmação é feita por uma entidade altamente responsável e que merece todo o crédito.

      Temos assim mais uma apetência e de grande expressão a juntar às várias, não obstante as várias carências, de que se pode ufanar a capital sulina.

      É que o contrário seria de esperar. Isto não obstante o intenso tráfego rodoviário e as emissões de carbono motivadas pelo movimento que o Aeroporto Gago Coutinho / Faro regista.

      Faro com o 3º melhor ar da Europa quase nos custa a acreditar!

      Ainda bem e que assim se prossiga, a bem de todos nós os que aqui vivem ou trabalham!


                                                                                      João Leal

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»

«REALIDADE DOS ESTRANGEIROS»

                  PAOLO FUNASSI E ANNE ALCOTT

           Sairá em meados de Novembro o livro «Realidade dos Estrangeiros Residentes no Algarve», obra do italiano Paolo Funassi e da inglesa Anne Alcott, residentes em Albufeira e que retrata a importante comunidade de estrangeiros que habitam, em permanência a nossa região. A obra que comporta 200 páginas e várias fotografias resulta da entrevista a70 cidadãos de várias nacionalidades. Inicialmente vai editado em língua inglesa e posteriormente será traduzido para o português.


         «UM PARAÍSO, MARIA»

                   SILVIA VIEGAS

               Na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andersen, em Loulé foi apresentado o livro infantil «Um paraíso, Maria», da autoria da louletana Sílvia Viegas. Natural daquele vizinho concelho, é bancária e nasceu em Loulé. A obra foi apresentada por Pedro Frias e durante a apresentação actuou o cantautor Marc Noah.


                                                                       João Leal

  

CRÓNICA DE FARO. JOÃO LEAL

NO ADEUS A UM BOM CAMARADA


      Sabíamo-lo gravemente doente, desde algum tempo, mas nunca esperámos acontecesse tão breve o seu adeus. Foi a internet que nos trouxe a trágica e dolorosa notícia: morreu o jornalista António Silva. Fora delegado da LUSA nos anos noventa do século passado, no Algarve e estabeleceu-se entre nós e famílias uma efectiva amizade.

      Jornalista probo, trabalhador e dedicado, foi sempre também um bom camarada, incapaz de uma deslealdade ou de uma atitude menos simpática. Natural de Évora, onde nascera há 70 anos, o António, conservou sempre esse ADN do alentejano vernáculo - a frontalidade e a sinceridade. Amava, até à exaustão, o seu Alentejo natal, de foi um lídimo embaixador.

      Muito sentimos o adeus deste companheiro, que era um servidor pleno da informação, levando as boas e as más notícias da Região em que vivia para todo o mundo.

     Residiu na vizinha cidade de Olhão até que a gravidade do estado de saúde o fez internar na novel Unidade de Cuidados Intensivos no Azinhal (Castro Marim), onde faleceu. O corpo do António Manuel Moleiro da Silva, de seu nome completo, foi colocado em câmara ardente na Igreja da Sagrada Família e o funeral efectuou-se para o Cemitério dos Remédios, na capital eborense.

   O saudoso extinto era dedicado esposo da sra. D. Francisca Rosa Barbosa Grazina da Silva, conceituada enfermeira instrumentista no Bloco Cirúrgica do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, em Faro e pai do sr. João Silva, a quem apresentamos a expressão do nosso mais profundo pesar.  


CRÓNICAS DO MEU VIVER EM OLHÃO

OLHANENSE DISTINGUIDO COM A «MEDALHA DE OURO» DE FARO


         No «Dia do Município de Faro» (7 de Setembro - elevação da então vila a cidade, em 1540, por D. João III), foi distinguido com a «Medalha de Mérito - Grau Ouro», entre os distinguidos, este ano, pela autarquia farense um «filho querido desta Cidade de Olhão da Restauração». Trata-se do Prof. Doutor Saúl das Neves de Jesus, catedrático da Universidade do Algarve, que, anteriormente já foi distinguido com elevadas funções e distinções nacionais e estrangeiras.

      Nascido em Olhão a 27 de Fevereiro de 1965 licenciou-se em Psicologia das Ciências da Educação (Especialidade da Psicologia da Educação), onde exerceu a docência universitária nos anos de 1989 a 1997, bem como de Professor Agregado na Universidade do Algarve, a partir de 2001.

      Este olhanense, que é uma das mais distinguidas figuras da actual inteligência algarvia, fez a pós - graduação em «Gestão de Recursos Humanos» e três pós - doutoramentos, dos quais dois na área da Psicologia e Artes Visuais. Integrou, a convite do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, a Comissão de Peritos para Avaliação Externa dos Cursos Superiores de Psicologia em Portugal. Tem orientado o pós - doutoramento de catedráticos de vários países e o seu nome figura na autoria de mais de 300 trabalhos científicos traduzidos em 7 línguas. É detentor de várias condecorações e de prémios, entre os quais o «Prémio Rui Grácio» e o «Prémio Luso-Brasileiro de Psicologia na Saúde». E agora o olhanense, motivo de orgulho, para a cidade natal a «Medalha de Mérito - Grau Ouro» do Município de Faro. As nossas felicitações!


                                                        JOÃO LEAL

NECROLOGIA

AMÉRICO SÔA MARTINHEIRA


     Na Póvoa do Varzim, onde há alguns anos residia, faleceu o veterano «costeleta» Américo Sôa Martinheira. Natural da Conceição de Faro frequentou e concluiu na Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira o Curso Geral de Comércio. Era viúvo, funcionário público aposentado e pai da jornalista Dra. Paula Martinheira.

     Muito estimado pela sua afabilidade e trato, o seu funeral efectuou-se para Faro.

  À Família enlutada, de modo próprio a sua Filha, a expressão do nosso profundo pesar.



                                                                  JOÃO LEAL

MUTUALIDADE POPULAR ASSINALA 98º ANIVERSÁRIO

Foi a 10 de Setembro de 1926 que um grupo de homens bons de Faro, liderados pelo louletano Professor António Madeira, eivados pelos ideais do mutualismo e face às condições de insegurança social que se viviam na época criou a Mutualidade  Popular (Instituição Mutualista) que se afirma como uma das mais prestantes no seu género existentes no nosso País. 

    A caminho de celebrar o centenário, o que acontecerá em 2026, a Mutualidade Popular assinalou o 98º aniversário da sua fundação, com uma festiva reunião em que participaram elementos dos seus corpos sociais.

     Foi um reavivar do espírito mutualista e um reacender destes ideais que ganham uma cada vez mais actualidade face às realidades de engenharia social da Europa do nosso tempo. 

      A gestão coerente e qualificada da administração tem possibilitado que a Mutualidade Popular se mantenha na valorização do seu património, sobretudo no que se refere ao parque habitacional, resolvendo problemas dos seus associados, que em número superior aos três mil se expandem por todo o território nacional.

   O 98º aniversário foi marcado por um fraterno convívio entre membros dos corpos sociais (Assembleia Geral, Conselho de Administração e Conselho Fiscal e funcionários, que proporcionou não só um salutar encontro como o reafirmar da esperança no futuro do engrandecimento da Instituição.

   Durante o mesmo usaram da palavra os Presidentes da Assembleia Geral, Dr. Libertário Viegas e do Conselho de Administração, Dra. Ana Passos, que expressaram o regozijo pela efeméride aniversariante como o espírito de dedicação existente e a plena confiança no futuro da Mutualidade Popular, com particular destaque nas comemorações centenárias que se avizinham. Em realce também a sempre pronta e atempada ajuda de todos os colaboradores e os seus exemplos de dedicação profissional.


João Manjua Leal

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

Intenso movimento no porto de Portimão com a visita dos navios de cruzeiro «Star Seaquad», vindo de Lisboa com destino a Casablanca (Marrocos) com passageiros norte-americanos e «Sqare Sky» (turistas ingleses), procedente também de Lisboa e seguindo para Málaga (Espanha).

      O Congresso da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e de Turismo) vai decorrer em Huelva (Espanha), entre 24 e 28 de Outubro sob o tema de «A Inteligência Artificial e o Turismo).

      O Algarve vai acolher no dia 19 de Setembro o colóquio sobre turismo sustentável, organizado pela ADENE (Agência para o Desenvolvimento da Energia).

      O projecto «Hat Lab», proposto pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve venceu o prémio da X Feira da Dieta Mediterrânica, que decorreu em Tavira. Trata-se de uma proposta nova envolvendo três produtos: azeite, queijo e alfarroba.

       A ocupação hoteleira algarvia registou no mês de Agosto uma ligeira subida (1%), com uma taxa de 89,34%, sendo as maiores referências de turistas alemães (1, 2%), americanos (1,5%) e holandeses (0,4%).

     Terminam em 30 de Setembro as inscrições para o concurso «Entre pratos e vinhos», organizado pela Comissão Vitivinícola do Algarve, visando a promoção da gastronomia e dos vinhos da Região.

       A ATA (Associação de Turismo do Algarve) promove no mês de Setembro diversas iniciativas, entre as quais visita de jornalistas, presença na Feira de Turismo de Buenos Aires (turismo sul-americano), reunião de 40 quadros do operador Easyjet, etc.

      O investidor Denis O,Brien comprou o Hotel Conrad (5 estrelas)na Quinta do Lago (Almancil) por 100 milhões de euros.

      Pedro Moreira, com mais de 10 anos de gestão hoteleira, foi nomeado Director Geral do Hotel Tivoli Carvoeiro (Lagoa). Trabalhou desde 2013 nos hotéis «Ritz Four Seasons», «The Parisien» e «The 11», todos em Macau, no «Vila Vita Parc», etc. É licenciado em Estudos Europeus pela Universidade de Coimbra e pela Cornell University.

         O filme «EN 2» ganhou 6 prémios na 3ª edição do «Finisterra Brasil Film». Trata-se de uma realização da Associação de Municípios da Rota da EN 2, a mais longa rodovia portuguesa, entre Faro e Chaves.

          Uma nova atracção marítimo - turística foi criada em Portimão com a réplica de um barco viking, inspirada no livro do dr. Nuno Inácio Campos «A Batalha do Arade».

                                                                                                       


 JOÃO LEAL

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

MEMÓRIAS E DOCUMENTOS

                           DR. ANTÓNIO HORTA CORREIA

           Acaba de ser publicado o VII Volume de «Memórias e Documentos de Vila Real de Santo António, da autoria do investigador vilarrealense Dr. António Manuel Horta Correia. Trata-se de mais um livro dedicado à história da Cidade Pombalina. Desta feita o autor debruça-se sobre a vida do político e jornalista JOÃO DE DEUS GUIMARÃES, natural da «Cidade do Iluminismo» e irmão da poetisa Luthgarda de Caires Guimarães.


          CAVALGADA DO SONHO

                             JULIÃO QUINTINHA

               Assinalando o 1º centenário da obra do conhecido jornalista e escritor silvense Julião Quintinha, publicado em 1924 «Cavalgada do Sonho», foi a mesma reeditada pela Associação de Estudos e Defesa do Património de Silves, em colaboração com o Centro de Estudos Luso - Árabes de Silves e em parceria com a Editora Arandis.

             A apresentação desta obra reeditada decorreu em Silves pela dra. Maria João Raminhos Duarte.


                                                                                                 JOÃO LEAL



quarta-feira, 11 de setembro de 2024

PÉTALAS DE AMOR



Num jardim de pétalas mais floridas
Eu fiz do coração o meu canteiro
Plantei nela o amor mais puro verdadeiro
Na eternidade ao fim das nossas vidas…
 
As rosas eram lindas coloridas
Na tela em que via o jardineiro
Retirando as folhas envolvidas
Dos espinhos que eram cativeiro

Cativa deste espaço primaveril
O meu amor num gesto mais gentil
Colhia para mim um lindo ramo!

E desse ramo colhido no jardim
Caem pétalas deste mar sem fim
Chuva de ternura de quem mais amo!

Maria José Fraqueza

A LUZ DA PALAVRA



O sol brilha enorme na palavra
Livre e verde na graça que modula
Nos escuros, vastos recantos da alma
Na água brilhante...que ao sol ondula!

A palavra é luz...baloiça o tormento
Abrem-se braços no sonho de ninguém
Onde alguém habita naquele vento
Que a palavra no silêncio , ainda advém...

Restaura-se por dentro e ela fala
E ilumina-se em qualquer bengala
Mas o tempo passa e ninguém o habita...

No caminho vem o som escaldante
Sem demoras vem em flagrante
É a luz directa da palavra dita...

Maria Graciete Felizardo
11/09/2024

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

NO «DIA DO MUNICÍPIO»

         Assinala-se no Sábado, 7 de Setembro, o «Feriado Municipal de Faro». É-o assim desde 1992 quando o Município, então presidido pelo diligente e realizador Prof. João Negrão Belo o transferiu do secular 24 de Junho (Dia de São João Baptista), então comemorado com mastros, «balhos», combate de carretilhas, o apanhar da cana verde e da alcachofra, etc. para esta data, na vivência da elevação da Vila de Faro a Cidade. Foi-o em 1540 por decreto de El-Rei D. João III, «O Piedoso», facto só assinalado com uma pequena placa em pedra, já em parte corcomida pelos tempos. 

        Faro, volvidos 484 anos sobre tão histórica como altamente significativa efeméride, comprovativa do desenvolvimento que conhecia nos séculos XIV, XV e XVI, volta a assinalar o «Feriado Municipal» com vários actos de elevado sentido. Deles prevemos o içar da Bandeira Municipal nos Paços do Concelho; a sessão com intervenções dos representantes do Partidos com assento na Assembleia do Município a decorrer na Teatro das Figuras e a entrega de condecorações a cidadãos que se distinguiram em prol da causa pública e a funcionários que dedicaram grande parte das suas vidas trabalhando para o Concelho; a inauguração de várias obras do Município e de placas toponímicas honrando as saudosas memórias de destacados farenses,

      Do programa consta, quanto a nós, como a mais assinalada peça deste programa festivo do 484º aniversário da elevação de Faro a cidade a inauguração das novas instalações da benemérita Associação Algarvia dos Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM), uma obra de fraterno amor que instalada, desde a sua fundação nos anos cinquenta do século XX, em que se não pode esquecer o nome da saudosa médica Dra. Maria Antonieta Contreiras, na Rua do Compromisso, vai conhecer uma fase nova, pelo empenho, dedicação e compromisso da actual Direcção presidida por esse «homem bom» que é o Dr. Jorge Leitão. É uma obra que nos importa a todos!

domingo, 1 de setembro de 2024

A TUA Amada. Maria José Fraqueza

A TUA AMADA 

Os meus poemas são pedaços de mim
Sempre a florescer em meu coração 
Lembrando a flor no mais lindo jardim 
A primavera em flor  linda estação!

Quando sinto o fervor,  um frenesim 
Não posso segurar minha emoção 
Um sentimento enorme não tem fim....
Jamais pára em mim a inspiração!

Então brota da minh' alma o sentimento
No mais sublime e terno, doce momento
Que traz a minha alma enamorada!

Então na fantasia dos desejos...
Na saudade que sinto de teus beijos 
A saudade de ser sempre a tua amada!