quinta-feira, 12 de setembro de 2024

CRÓNICAS DO MEU VIVER EM OLHÃO

OLHANENSE DISTINGUIDO COM A «MEDALHA DE OURO» DE FARO


         No «Dia do Município de Faro» (7 de Setembro - elevação da então vila a cidade, em 1540, por D. João III), foi distinguido com a «Medalha de Mérito - Grau Ouro», entre os distinguidos, este ano, pela autarquia farense um «filho querido desta Cidade de Olhão da Restauração». Trata-se do Prof. Doutor Saúl das Neves de Jesus, catedrático da Universidade do Algarve, que, anteriormente já foi distinguido com elevadas funções e distinções nacionais e estrangeiras.

      Nascido em Olhão a 27 de Fevereiro de 1965 licenciou-se em Psicologia das Ciências da Educação (Especialidade da Psicologia da Educação), onde exerceu a docência universitária nos anos de 1989 a 1997, bem como de Professor Agregado na Universidade do Algarve, a partir de 2001.

      Este olhanense, que é uma das mais distinguidas figuras da actual inteligência algarvia, fez a pós - graduação em «Gestão de Recursos Humanos» e três pós - doutoramentos, dos quais dois na área da Psicologia e Artes Visuais. Integrou, a convite do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, a Comissão de Peritos para Avaliação Externa dos Cursos Superiores de Psicologia em Portugal. Tem orientado o pós - doutoramento de catedráticos de vários países e o seu nome figura na autoria de mais de 300 trabalhos científicos traduzidos em 7 línguas. É detentor de várias condecorações e de prémios, entre os quais o «Prémio Rui Grácio» e o «Prémio Luso-Brasileiro de Psicologia na Saúde». E agora o olhanense, motivo de orgulho, para a cidade natal a «Medalha de Mérito - Grau Ouro» do Município de Faro. As nossas felicitações!


                                                        JOÃO LEAL

Sem comentários:

Enviar um comentário