quinta-feira, 12 de setembro de 2024

CRÓNICA DE FARO. JOÃO LEAL

AS LUZES QUE FALTAM!

     Tem a União das Freguesias de Faro (Sé / São Pedro), da presidência do Eng. Bruno Lage realizado uma obra elogiável no que se refere à valorização do património monumental da cidade. Citamos os monumentos erguidos às memórias de Monsenhor Dr. Henrique Ferreira da Silva (o «Irmão Henrique» que durante quatro décadas paroquiou os destinos espirituais da freguesia de Nossa Senhora da Assunção (Sé Catedral; do capitão Salgueiro Maia (figura primeira do 25 de Abril de 1974, nos 50 anos deste movimento libertador do País) e do «Pescador», este da autoria do artista farense Tó Quintas, em homenagem à que foi, até algum tempo, uma das classes mais expressivas de Faro, quando a pesca local tinha uma forte expressão económica.

     Situados em diferentes espaços citadinos (Santo António do Alto, Urbanização da Carreira de Tiro e Parque Ribeirinho), trata-se de uma positiva acção, cuja continuidade é desejável.

      Contudo, que pena não haver bela sem senão, um «contra vapor» se verifica: a ausência de iluminação que dê outro realce e figuração, à noite aos bustos homenageando o «Irmão Henrique» e o Capitão Salgueiro Maia.

       Uma lacuna fácil de corrigir com a instalação de projectores, que à noite, dêem «vida» aos referidos bustos.

Sem comentários:

Enviar um comentário