quinta-feira, 5 de setembro de 2024

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

NO «DIA DO MUNICÍPIO»

         Assinala-se no Sábado, 7 de Setembro, o «Feriado Municipal de Faro». É-o assim desde 1992 quando o Município, então presidido pelo diligente e realizador Prof. João Negrão Belo o transferiu do secular 24 de Junho (Dia de São João Baptista), então comemorado com mastros, «balhos», combate de carretilhas, o apanhar da cana verde e da alcachofra, etc. para esta data, na vivência da elevação da Vila de Faro a Cidade. Foi-o em 1540 por decreto de El-Rei D. João III, «O Piedoso», facto só assinalado com uma pequena placa em pedra, já em parte corcomida pelos tempos. 

        Faro, volvidos 484 anos sobre tão histórica como altamente significativa efeméride, comprovativa do desenvolvimento que conhecia nos séculos XIV, XV e XVI, volta a assinalar o «Feriado Municipal» com vários actos de elevado sentido. Deles prevemos o içar da Bandeira Municipal nos Paços do Concelho; a sessão com intervenções dos representantes do Partidos com assento na Assembleia do Município a decorrer na Teatro das Figuras e a entrega de condecorações a cidadãos que se distinguiram em prol da causa pública e a funcionários que dedicaram grande parte das suas vidas trabalhando para o Concelho; a inauguração de várias obras do Município e de placas toponímicas honrando as saudosas memórias de destacados farenses,

      Do programa consta, quanto a nós, como a mais assinalada peça deste programa festivo do 484º aniversário da elevação de Faro a cidade a inauguração das novas instalações da benemérita Associação Algarvia dos Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM), uma obra de fraterno amor que instalada, desde a sua fundação nos anos cinquenta do século XX, em que se não pode esquecer o nome da saudosa médica Dra. Maria Antonieta Contreiras, na Rua do Compromisso, vai conhecer uma fase nova, pelo empenho, dedicação e compromisso da actual Direcção presidida por esse «homem bom» que é o Dr. Jorge Leitão. É uma obra que nos importa a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário