sexta-feira, 10 de julho de 2009

FUTEBOL 3 / CULTURA 1





FUTEBOL 3/ CULTURA 1


O 2º PREMIO - POESIA CLÁSSICA - MEDALHA DE PRATA ATRIBUIDO PELA ACADEMIA SANTISTA DE LETRAS CASA DE MARTINS FONTES SANTOS – SÃO PAULO – BRASIL , a Maria José Fraqueza, perdeu, por um a três no confronto com o texto do Jorge Tavares, JOGATANAS FUTEBOLÍSTICAS .
Em princípio, isto poderia querer dizer que o texto do Jorge Tavares estaria melhor escrito (está um bom texto sim senhor) do que o soneto da Maria José Fraqueza.. Bem, sendo textos literários de cariz diferente. não podemos ir por aí. Mas ambos podem ser consideradas peças literárias porque contêm o seu cunho artístico.
A Literatura é arte. Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos , de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras.
Não sou crítico literário, como Jorge Amado dizia não se considerar, mas sabia o que era bom e o que era mau. O soneto da Maria José e o texto do Tavares, são, na minha opinião bons trabalhos e, o facto de um texto ter mais comentários do que outro, pode ter várias explicações:

1 – As pessoas não terem muita sensibilidade para a poesia e consideraram o futebol como a actividade que mais praticaram e portanto estão aí mais por dentro das suas vicissitudes e apostaram nessa vertente.

2- O texto do Jorge é saudade e lá vem o jogo das tabuinhas nos corredores e os campos de S. Francisco, Marinheiros e ... Um poema é um estado de alma.

Já que se falou no jogo das tabuinhas, no corredor ao pé do Ginásio, quem tirava o nº à gente era o Armando, que ameaçava que o ia levar ao senhor Director mas aquilo era só ameaças. Era um bom homem

Nada mais a dizer.

Parabéns aos autores e aos comentaristas.

JBS