terça-feira, 28 de julho de 2009

O PAI DOS COSTELETAS PINTO FARIA


ROTEIROS DE ALMA

Foi este o título com que a Editora Minerva abriu concurso para selecionar textos em prosa e verso. Concorri com quatro temas e foram todos aprovados. São eles O Pai da Malta, o Senhor Padre, o meu amigo João da Silva e o Professor Leitão.

O Pai da Malta, é pai dos costeletas Engº José Pinto Faria e Engº João Pinto Faria, tendo ambos envergado a camisola da Escola, jogado ambos na mesma posição, defesa central e o Zé chegou mesmo a campião Nacional de JUDO.

Naquele tempo, anos 40, havia entre as terras uma certa (grande) rivalidade profissional. Santa Bárbara de Nexe e Bordeira estavam na cabeça no reconhecmento da profissáo de canteiros , que uma terra dizia ser melhor do que a outra.

Os de Santa Bárbara, certa vez juntaram-se ao pé da IGREJA e resolveram invadir o campo inimigo situado no salão de baile de BORDEIRA. As tarefas foram distribuídas e melhor cumpridas.

No domingo seguinte lá estavam eles em BORDEIRA com todos os apetrechos. O primeiro a entar foi o Domingos da Falfosa, que, com um cacete partiu os candeeeiros todos.

Assim, acabou o baile e começou a porrada.

O resto está no livro que vai sair brevemente, como dizia o Ra(t)imundo.

Texto de
JBS