quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CORREIO

António José Encarnação


Aos costeletas :

Tomei conhecimento deste Blog por intermédio do Sr. JBSousa , tendo aqui sido publicado alguns textos que escrevi! actualmente o Blog entrou na minha rotina diária de consultas na net como: verificar e-mails , Noticias , o Blog e outras!

É como um FAROL que indica também a grande numero de Jovens na faixa etária entre os sessenta e setenta ( aqui no Brasil o cidadão só é considerado idose a partir dos 73 anos ) , acontecimentos passados na nossa Escola, Cidade, e com antigos colegas de quem não temos notícias em espaço de tempo que até passa dos 50 anos. Escrevi ao Sr. JBSousa a demontrar-lhe minha solidariedade como amigo, e respeitando suas decisões merecidas de quem durante muito tempo colaborou aqui e deu seu contributo e divulgou este meio de informação. No entanto minha sensação é de que existe entre os intervenientes muita mágoa pelo acontecido, e não coloco em dúvida a amizade que os une talvez durante décadas! Lógicamente que o Blog continua sendo para mim um Farol, e o relato do Sr. Jaime Reis trouxe outras recordações não escritas como a casa Farracha em Frente ao BNU, onde saltavam á vista os Titulos dos Jornais Humorísticos "Sempre Fixe e Ridiculos? se a memória não me falha "O Sr, Serafim da Tipografia em frente, da Farmácias Baptista e ao lado da Pereira Gago, familias ligadas a Alguns dos nossos professores! As Peregrinações que efectuavamos no Início das aulas ás Livrarias, Silva, Capela e Artys, e mesmo depois a Portugal como alugadora dos livros de entretenimento de diversas coleções , que na época susbtituiam a Tv, internet etc

Para todos os Costeletas aqui vai o meu abraço

António José Encarnação

AGENDA

Aniversários Outubro PARABÉNS

16 - Francisco José Oliveira Correia Modesto; Elza Maria Encarnação Soares Horta; Francisco Xavier da Silva St. Aubyn; Florentina Rosa Santos de Brito; Idalécio João Veríssimo Justo; Elidia da Silva Guerreiro Favelo Nunes Teles. 17 – Luciano Augusto Ventura. 18 - João Maximiano Portada Faustino. 19 - Telma Neto Viegas; Mário Pedro Parreira Salvador; José Francisco Custódio. 20 - Ludgero dos Santos Sequeira. 22 - Manuel Diogo Costa; Rogério Sousa Coelho. 23 - Jorge Estevão Martins. 26 - Jacinta Rosa Cançado Coelho Ramos (Mimi); Maria Graciete C. Sebarrinha. 27 - Daniel Manuel Guerreiro Mendonça; Maria Fernanda Guerreiro Mariano Silva; Eduardo Pedro Soares; Adérito Rodrigues Melro. 28 – Américo Soa Martinheira; Maria Clotilde Conceição Claro. 29 - Gisela Conceição Maria Marques.. 30 - José Feliciano Sousa Matias; Carlos Alberto Martins Francisco. 31 - Mário Simões Delfino.
Feira de Santa Iria
Tem início amanhã, 16 de Outubro, no Largo de S. Francisco, em Faro, prolongando-se por tôda a próxima semana.
Recordemos que a Feira de Santa Iria tem este nome, por se ter iniciado no dia 20 de Outubro, dia da Santa, em 1596.
Ténis de Mesa
37º Torneio Feira de Santa Iria/Cidade de Faro
Esta edição do Torneio, integrada no programa de eventos relacionados com aquela Feira, está marcado para os dias 17 e 18 de Outubro, no Pavilhão do Farense. Fazendo parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, mantendo o estatuto de categoria A.
A presente edição da prova contará com a participação de duas centenas de atletas masculinos e femininos nos escalões de séniores, sub-21 e júniores, representando 24 colectividades de todo o país.
Uma bos notícia para os amantes deste desporto.
Efemérides
Outubro - 16 - Sexta
- Dia Mundial da Alimentação;
. Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
1311 . Extinta a Ordem dos Templários;
1690 . Canonizado o português São João de Deua (Montemor-o-Novo, 1495-Granada, 1550):
1907 - Marconi dá início ao serviço rádio-telegráfico regular entre a Europa e a América;
1934 - Mao Tsé-Tung inicia, à frente de 90 mil soldados, a longa marcha da China;
1976 - O Cardeal Polaco Karol Wojtyla é eleito papa (João Paulo II), tornando-se no primeiro pontífice não italiano em 456 anos e o mais jovem em 132 anos. Assume funções no dia 22;
1998 - Inaugurado o Parque das Nações, em Lisboa.
Outubro -17 - Sábado
- Dia internacional para a eliminação da pobreza e da exclusão social
1849 Morre o compositor e pianista polaco Frederic Chopin (n. 1810)
1853 - Sai o primeiro número do jornal do Comércio. A sua última edição é publicada a 3.9.1972
1912 - Nasce o italiano Albino Luciani, papa Jo-ao Paulo I. cujo pontificado durou 33 dias (de 27.8.1978 a 29.9.1978)
1967 - Morre o último imperador da China, Henry Pu-Yi.

RECORDANDO

RECORDANDO GOA

QUEM TEVE O PREVILÉGIO, COMO EU TIVE, DE PASSAR POR DEBAIXO DO ARCO DO VICE-REI PELA PRIMEIRA VEZ AO DESLOCAR-ME DE MORMUGÃO PAGIM, A NOVA GOA,DEVE TER SENTIDO COMO EU UMA ESTRANHA SENSAÇÃO DE ORGULHO, DE HONRA, POR TER PISADO A ESTREITA RUA QUE NOS CONDUZ AO MAGESTOSO ARCO, POR ONDEMILHARES DE PORTUGUESES, GUERREIROS E MISSIONÁRIOS, DURANTE SÉCULOS, SE DIRIGIAM AO PEQUENO ANCORADOURO QUE SERVIA DE CAIS DE EMBARQUE A QUEMSE DIRIGIA À CIDADE DE PAGIM. A VÉLHA GOA, A ROMA DO ORIENTE, COMO ERA CONHECIDA POR TODOS, GUARDA AS RELÍQUIAS DE S. FRANCISCO XAVIER, O APÓSTOLO DO ORIENTE DE QUE POSSUOALGUMAS FOTOGRAFIAS. O MAUSOLÉU ONDE REPOUSA O CORPO DO SANTO É UMA RIQUÍSSIMA PEÇA DE PRATA PURA PESANDO LARGAS DEZENAS DE QUILOS, COBERTO COM UMA TAMPA DE CRISTAL PARA PERMITIR UMA VISÃO COMPLETA DE TODO O CORPO.
A CABEÇA, AINDA COBERTA DE CABELOS IMPRESSIONA PELA SUA CONSERVAÇÃO.
DURANTE AS MISSAS QUE DIÁRIAMENTE ERAM DITAS NA CATEDRAL PODIAM VER-SE BASTANTES INDÚS QUE VENERAVAM O SANTO E TINHAM POR ELE UMA DEVOÇÃOTÃO FORTE COMO A DOS MELHORES CRISTÃOS QUE PARTICIPAVAM NA EUCARISTIA.
DEPOIS, AO LONGO DAS ESTRADAS E EM FRENTE ÀS SUAS MORADIAS, POR VEZES PEQUENOS CASEBRES, PODIAM VER-SE PEQUENOS ORATÓRIOS, AS ALMINHAS,QUE SE MANTÊM PERMANENTEMENTE ILUMIADAS COM LAMPARINAS ALIMENTADAS A AZEITE E ÓLEO DE CÔCO. A RELIGIOSIDADE ESTE POVO É IMPRESSIONANTE. CUMPREM INTEGRALMENTE TODOS OS PRECEITOS E REGRAS MPOSTAS PELO CALENDÁRIO DA FÉ CRISTÃ. MUITOS CONVENTOS E MOSTEIROS JÁ SE ENCONTRAVAM EM RUINAS QUANDO LÁ CHEGUEI, GRANDE PARTE COBERTOS POR EXUBERANTE VEGETAÇÃO, EXALANDO UM CARACTERISTICO CHEIRO ENJOATIVO A FOLHAGEM PUTREFACTA. OBRA DE UM POVO DE GIGANTES QUE LEVOU AO ORIENTE UMA COMPLETA CIVILIZAÇÃO, QUE O TEMPO FOI DESTRUINDO AOS POUCOS E QUE IRÁ DESAPARECERCOM O AUMENTO DEMOGRÁFICO INDÚ NA SOCIEDADE GOESA.
NOS ÚLTIMOS ANOS DA NOSSA ESTADIA EM GOA, ESPECIALMENTE NO PERÍODO EM QUE A UNIÃO INDIANA NOS APERTOU O CERCO FORAM RESTAURADOS MUITOSMONUMENTOS, CRIOU-SE UMA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL POR TODO O TERRITÓRIO PARA DAR TRABALHO À POPULAÇÃO QUE FICOU PRIVADA DETRABALHAR NA VISINHA INDIA. FOI MELHORIA DE POUCO TEMPO POIS NÃO TARDOU QUE CENTENAS DE OFICIAIS, SARGENTOS E PRAÇAS DO EXÉRCITO INDIANO, PASSANDO-SE POR CIVIS,FÔSSEM CONTRATADOS POR COMERCIANTES E EMPRESÁRIOS INDÚS AFECTOS À INTEGRAÇÃO DE GOA NA UNIÃO INDIANA.. TRABALHAVAM COMO CAMIONISTAS,OPERÁRIOS E TRABALHADORES NO PORTO DE MORMUGÃO. NO DIA DA INVASÃO FOI SÓ VESTIR A FARDA QUE TINHAM ESCONDIDA ATÉ ALI. ERAM SENHORES DOS LUGARES CHAVES DO TERRITÓRIO.
(PARA CONTINUAR)
MAURÍCIO SEVERO DOMINGUES
ESTORIL, 15 DE OUTUBRO DE 2009

OPINIÃO

PSEUDÓNIMOS....ANONIMATOS...E QUEJANDOS!!!!

Por ter extinguido o cargo de administrador, na sequência do pedido de demissão dos ex-administradores, a direcção da Associação, chamou a si o controle e supervisão do nosso blogue.
Entendeu a Associação aceitar todos os textos recebidos para publicar, incluindo aqueles que subscritos por pseudónimos ou sob anonimato, desde que se enquadrem nas normas que a mesma regulamentou, e divulgou através do seu comunicado.
Está no pleno uso dos poderes que lhe foram confiados pelo voto de todos os costeletas. Nada a opôr!
Em anterior texto, já manifestei a minha dificuldade em lidar com o anonimato e confesso, que tenho muita dificuldade em entender porque razão as pessoas se "ocultam". Concerteza deve haver estudos científicos sobre esta matéria. Desconheço-os, mas gostaria de lê-los para perceber.
No meu entender, a receptividade sentimental dum texto publicado sob pseudónimo (anonimato), era incomparavelmente superior, inclusivé seria mais valorizado, se subscrito por qualquer um dos costeletas: Paixão, José Felix, Mário Zambujal, Mendonça, Honorato, Elias Moreno, Manjua Leal, João de Brito, etc. escritores habituais ( ou não ) no blogue. Os defensores dos pseudónimos ou da escrita sob anonimato, argumentam com exemplos de escritores mais ou menos célebres da nossa colectânea Lusitana, quando escreveram ou escrevem os seus livros de prosa ou poesia. Teriam, ao tempo, os seus motivos, muitos dos quais nós sabemos e até compreendemos e aos quais, contraponho com o facto de estarmos a escrever para o "NOSSO" órgão de comunicação, o qual pretende manter VIVA a chama da amizade e da saudade e consequentemente a união de todos os costeletas. PARA QUE TAL ACONTEÇA É PRECISO SABER QUEM ESCREVE.
Jorge Tavares
costeleta 1950/56