terça-feira, 20 de outubro de 2009

UMA VIAGEM PELA EUROPA

Viajando


Farto do quotidiano e do ram, ram, tomei a decisão de sair do “burgo” e visitar, depois de consultar os “cardápios” das agências de viagens, três países da Europa Central Áustria, Hungria e República Checa. Esta viagem veio na melhor altura. Foi, como direi, um bálsamo para acalmar o meu pensamento sobre os controversos comentários de outros costeletas que me dirigiram.
Porquê, se a minha intenção era apenas de colaborar assinando com um nome suposto? Porque não entendermos que muitos fazem e outros tantos fizeram?
Mas..., vamos viajar!
Fiz a inscrição numa das agências de viagens turísticas (não menciono o nome para não fazer publicidade de borla). Entreguei o passaporte para as formalidades necessárias e, no dia aprazado, apresentei-me no Aeroporto da Portela para o respectivo “check-in”.
A viagem decorreu com normalidade. O grupo, em que figuravam alguns costeletas, era acompanhado por um representante da agência.
Já em Viena, fomos instalados num hotel de quatro estrelas. Um bom hotel.
Gostei de Viena. Recorda-nos a valsa. Viajamos a Salzburgo, uma cidade com 150 mil habitantes, onde apreciei a casa do grande musico Mozart. Depois Hungria, o país dos Magiares, Budapeste, com as suas pontes sobre o Danúbio e, principalmente, a ponde D. Carlos, local imprescindível de visitar e tirar fotografias. Paisagens lindas. Depois a República Checa. A estação principal de comboios. A feira de artesanato, onde é obrigatório a compra de objectos em vidro cristal. Lindos!
Regressamos a Viena, e aqui, passeando o grupo pelo centro da cidade dá-se um caso insólito. De repente ouviu-se um grito:
- Fui roubado!
Um dos componentes do grupo, gritava bem alto que lhe tinham roubado a carteira.
- E agora, o que faço? Sem documentos e sem os bilhetes de avião?
O representante da agência tentava acalmar o homem dizendo que ia tratar do assunto, não o podendo fazer de momento, por não ter o telemóvel, que ficara a carregar no quarto do hotel.
Eu, que ouvira toda a conversa, coloquei imediatamente o meu telemóvel à disposição para que fosse contactada a agência em Lisboa, no sentido de solucionar o regresso a Portugal. E assim foi feito e tratado a tempo. O casal não teria de ficar de quarentena à espera da respectiva repatriação. O regresso era no dia seguinte.
Gostei do passeio. De Viena, Budapeste e Praga, gostei mais de Praga e adorei Salzburgo, a terra da Sissi, como dizem.
Esquecendo aquele incidente, posso acrescentar que foi uma viagem em que a cultura foi um papel preponderante, com algumas fotografias dos lugares mais relevantes, para recordar.
Foi uma semana para retemperar energias. Foi salutar.
Estou de regresso. A pedido do meu amigo Maurício.
Um abraço para todos.
Inté

Alfredo Mingau

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Alfredo
Um abraço
Não desanimei com este teu inter-
regno.
Estás de volta, retemperado e cheio de vigor para apresentares as
tuas sempre maravlhosas crónicas.
Tenho pena de ter cá ficado, no
remanso que me proporciona a minha
"Orada" aos fins de semana, não
ter visitado esses encantadores
lugares.
Tinhas mais um amigo Costeleta
a acompanhar-te.
Tenho imensas fotos de Praga,
cerca de 200, que me foram oferecidas pela minha filha e genro
que andaram com a família por essas
paragens em férias. Lindas de
verdade.
O teu regresso encheu-me de
alegria por verificar que a"Caravana" passou !
Acho que é assunto para esquecer.

Seria bom que os nossos "Confrades" não atirassem
mais achas para a fogueira e
dessem o asunto por terminado.
Continuo a ser um leitor atento
e interessado no que se escreve
no Blogue.

Um abraço mais e até breve

MAURÍCIO S. DOMINGUES

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro Maurício
Este passeio, de uma semana, serviu para retemperar, desanuviar, reconsiderar, passear e aceitar o teu pedido de continuar a colaborar no blogue. Isto se, dadas as circunstâncias, continuarem a não querer aceitar o "nome suposto" com que assino os meus trabalhos. Também está na minha mão fazer um exame de consciência.
Pois é Maurício, até que não me importava de fazermos uma viagem juntos. Confesso que até gostava. O passeio aqueles três países da Europa encheram-me as medidas. Aquela ponte D. Charles é um tratado de arquitectura. Os pilares laterais do piso da ponte são esculturas trabalhadas. Maravilhoso.
Um abraço
Inté
Alfredo Mingau

Anónimo disse...

Caros amigos, boa tarde

Olá! Temos o Alfredo Mingau de volta. E aina bem!O blogue precisa de bons colaboradores e aquilo que ele escreve dá satisfação a sua leitura.Enganei-me quando lancei a hipótese de ser o Brito de Sousa numa outra dimensão. Não acertei, até porque o Brito de Sousa escreve bem. Deixem o homem escrever, vocês também gostam de ler. Comentem com sinceridade; todos gostam de ouvir, para continuar. No palco, os actores vibram com as palmas. Aqui, a crítica, quando é boa, dá para continuar.
Manda mais Alfredo!
Eu bato palmas
Um abraço
Montinho