sábado, 17 de outubro de 2009

HÁ VIDA NO ESPAÇO COSTELETA

ALGUMAS NOTAS

1 – O blogue os costeletas.blogspot.com
O espaço costeleta tem mais vida, é mais participado agora e, pelo que vejo, recuperou alguns valores e surgiram outros bons contadores de histórias. Folgo com o facto e aproveito para saudar aqui o bife Jaime Reis, com aquele textomuito bem escrito. Parabéns ó Jaime.
2 – O Dr. José CORREIA
Foi professor de Contabilidade Geral na nossa Escola e foi um professor que deixou saudades, pela sua competência, simplicidade eamizade com os alunos onde foi sempre bem recebido. Moçe, quem é aquele moce pequeno que está além, teria dito o Zé Molarinho, numa aulado 2º 4ª, quando o Professor lá terá entrado certa vez.
O Proof. Zé Correia é natural de Paderne onde nasceu em 1919. Licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras (Secção de Finanças) em 1943/44 em Lisboa, tendo leccionado na Escola Industrial e Comercial Tomás Cabreira, em Faro, na Escola João de Deus, em Silves (como professor auxiliar em 1950 e como professor efectivo e Directorentre 1954/55 e 1964/65), nas Escolas Emídio Navarro e Anselmo de Andrade, em Almada, na Escola Industrial e Comercial de Setúbal (onde também foi Director) e também na Escola Veiga Beirão, em Lisboa,onde para além da docência foi Orientador de Estágios durante dois anos.
Sempre muito estimado pelos alunos, publicou:- ”Compêndio de Cálculo Comercial” (até à 10.ª edição) e “Exercícios de Cálculo Comercial” (2 volumes), ambos em co-autoria com Jorge Ferreira Matias, ”Exercícios de Cálculo Comercial”, em co-autoria com Marquesde Figueiredo, “Da Escola ao Escritório – Noções de Comércio”, em co-autoria com Machado de Oliveira e ”Exercícios de Matemática Moderna” e ”Matemática - Exercícios Fundamentais
Nunca foi meu professor mas conheci-o bem. Deixo-lhe um abraço.
A todos deixo um abraço
JOÃO BRITO SOUSA

NAS COMEMORAÇÕES DO «DIA DA CIDADE»

APRESENTADO EM FARO «O LIVRO», UMA OBRA PÓSTUMA DO PROFESSOR FRANKLIN MARQUES

Numa edição conjunta da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira e da Câmara Municipal de Faro, foi apresentado, em significativa cerimónia realizada no Auditório da Biblioteca António Ramos Rosa, na capital algarvia a obra poética do saudoso Prof. Franklin Marques, intitulada «O Livro».
Para além do seu incontornável valor literário deste valor algarvio que, alguém definiu como «Gil Vicente contemporâneo» Esta iniciativa daquelas duas entidades representa um acto de justiça à memória de quem tanto e tão diversas áreas de si em prol de todos nós e da comunidade.
A sessão, que se revestiu de uma marcante expressão em torno da figura do sempre lembrado Prof. Franklin Marques, teve a presidência do Dr. José Apolinário (Presidente da Câmara Municipal de Faro), que usou da palavra, tal como o fizeram para reverenciar o Poeta, o Mestre e Cidadão, este «homem bom», cuja lembrança é sempre uma saudade, o Eng. Augusto Miranda (Vereador do Pelouro da Cultura), o Escritor Mário Zambujal (que foi colega na Tomás Cabreira do homenageado), o Presidente da Junta de Freguesia da Sé e da Direcção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira e o Dr. Carlos Afonso (que com o Prof. Franklin Marques manteve uma dinâmica parceria poético - criativa e foi um dos grandes obreiros desta edição). A parte poética, que atingiu elevada expressão artística contou com as aplaudidas intervenções de João Pinto Dias Pires e de José Cabecinha.
«O Livro», com um total a rondar as quase 300 páginas é uma selecção da obra literária do Autor e pode ser adquirido na Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira (Rua Manuel Arriaga, nO 2, em Faro) ao preço de 10 (dez euros).
O Prof. Franklin Marques (Franklin da Ascensão Rodrigues Marques), nasceu em Tavira, a 21 de Maio de 1936) e veio morar para Faro, aos 7 anos e onde faleceu no ano passado. Na capital algarvia frequentou o Ensino Pimário, a extinta Escola Técnica Elementar Serpa Pinto, a então Escola Industrial e Comercial Tomás Cabreira e a escola do Magistério Primário, onde concluiu o seu curso de Professor, havendo leccionado em estabelecimentos de ensino de São Bartolomeu de Messines, Olhão, Loulé e Faro. Foi distinguido pela Câmara Municipal de Faro com a «Medalha de Mérito» e pela Federação Portuguesa de Atletismo. equipa da Direcção Regional de Educação do Algarve, onde se manteve até á aposentação.
João Leal