segunda-feira, 10 de abril de 2017

FOTOGRAFIAS DO ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO


REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DO ROGER




26º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO 
DOS ANTIGOS ALUNOS 
DA ESCOLA TOMÁS CABREIRA


NA CANTINA DA ESCOLA
















Alguns dos pioneiros da nossa Associação, Carapeto, Piloto e Felix, á direita




Fotos não editadas.


RUA PROFESSOR UVA EM S.BRÁZ



RUA PROF. JOSÉ DE SOUSA UVA JR. EM SÃO  
BRÁS DE ALPORTEL








Figura carismática da prestigiada e rica história da Escola Tomás Cabreira o sempre lembrado mestre que foi o Professor José de Sousa Uva Jr. passou a ter o seu nome na toponímia de São Brás de Alportel, sua terra natal. Esta merecida homenagem, que nos toca a todos nós «costeletas» foi assumida em reunião do Executivo Autárquico Sambrazense, por proposta da Comissão Municipal de Toponímia, figura no novo arruamento transversal à Rua António R. Silva na sede do concelho da serra algarvia, de onde são naturais tantos nossos colegas em sucessivas gerações.
O Professor José de Sousa Uva Jr. foi Diretor da Escola Tomás Cabreira entre 1939 e 1943, aqui havendo lecionado várias disciplinas (francês, noções de comércio, direito comercial, economia política, etc.) o que o levava a afirmar «sou pau para toda a obra», exercendo a carreira docente durante várias décadas, com milhares de alunos.
Participou em França, como oficial miliciano na I Grande Guerra, foi Vice - Presidente da extinta Junta Geral do Distrito de Faro e Procurador, pelo Ensino Técnico ao Conselho Provincial do Algarve, poeta emérito de que a Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira editou um livro com a coletânea de algumas das suas composições e sobretudo considerado como um dos melhores autores algarvios no género poético da gazetilha, bem como músico de reconhecidos méritos (caso do corridinho «estão verdes ... »).
A apresentação pública da nova designação Rua Professor José de Sousa Uva Jr., tal como da «Rua Professora Teresa Júdice Gamito», que foi prestigiada investigadora e professora da Universidade do Algarve, decorreu durante uma sessão promovida pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel no Centro Explicativo da Calçadinha, naquele concelho.
 

JOÃO LEAL
 
 






QUANDO A POESIA ACONTECE



Data: Faro, 10-04-2017

De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural
    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Prezados Companheiros e Amigos,

Próxima quarta-feira, dia 12 de Abril, pelas 17,30h ,
na Biblioteca Municipal - "Quando a poesia acontece" sob o tema:

"Amigo
Maior que o pensamento
Por essa estrada amigo vem..."

- José Afonso

* Poesia embalada pela voz de Rosinda com música de Luciano
Vargues


Espero por vòs.

Cordiais saudações elistas.




Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro