domingo, 24 de maio de 2020

«COSTELETAS CUJA LEMBRANÇA É UMA SAUDADE»




                    JOSÉ ANTÓNIO GUERREIRO CAVACO

            Natural de Salir, em cujo cemitério se encontra sepultado o «Zé Cavaco» fez parte da famosa geração louletana dos «Cavacos da Tomás Cabreira», constituída também pelos mediáticos Aníbal António Cavaco Silva (presidente da República), Casimiro Cavaco Correia de Brito (poeta), Horácio Cavaco Guerreiro (presidente da Região de Turismo do Algarve) e Manuel Cavaco (empresário). José António Guerreiro Cavaco nasceu a 19 de Março de 1939 (Dia de São José e daí talvez a razão do seu nome) e faleceu a 3 de Novembro de 2013, constituindo o seu funeral uma sentida manifestação de pesar. Frequentou a nossa Escola (Curso de Carpinteiro / Marceneiro, sendo um dos «meninos do Mestre Guerreiro») e foi um hábil e entusiasta jogador de futebol no Sport Lisboa e Faro, o atual Faro e Benfica. Pela vida em fora se houve como empresário, desportista e político, quer em Portugal como em Angola, onde fundou o Sport Benfica e Huam-bo, sendo nesta cidade angolana presidente da respetiva Associação de  Futebol. Foi Vereador, Vice - Presidente e Presidente da Câmara Municipal de Loulé (1985/89) e Governador Civil do Distrito de Faro (1995), bem como dirigente do Sport Faro e Benfica, Sport Lisboa e Benfica, Sport Huambo e Benfica, Associação de Futebol do Algarve, Sporting Clube Farense, Federação Portuguesa de Futebol, Louletano Desportos Clube, Quarteirense, Salir, etc. Em 2011 o Presidente da República e «costeleta» Professor Cavaco Silva impôs-lhe a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique já que o «Zé Cavaco» desempenhava as funções de Vice - Presidente da FPF e liderou a comitiva que na Colômbia conquistou o título de Campeã do Mundo em Sub - 21.

                                          JOÃO LEAL 

NOTÍCIAS DE JOÃO LEAL



NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO
  «É tempo de voltar a voar na Europa», define a companhia aérea Ryanair, a de maior expressão no fornecimento de turistas para o Algarve, ao anunciar a retoma dosseus voos em Julho próximo. Estes serão reduzidos a cerca de 40%, bem como uma redução do pessoal.
     «A minha tese é que não temos turismo a mais, mas sim os outros sectores a menos», afirmou Vítor Neto, presidente do NERA (Núcleo Empresarial da Região do Algarve, acrescentando que «O próprio turismo tem de se preparar para os desafios que aí vêm».
       O discutido projeto da «Cidade Lacustre de Vilamoura» volta à consulta pública até 21 de Maio, após a reprovação conhecida em Setembro último. Os promotores deste mega empreendimento de muitos milhões de euros e com uma área superior aos 57 hectares apresentaram várias alterações.
         A OMT (Organização Mundial do Turismo) assegurou que estão paralisadas as atividades turísticas a 72% em 156 das 217 regiões de todo o Mundo e que «até agora nenhum destino levantou ou facilitou as restrições de viagens, sendo osector o mais atingido por esta crise».
         O multimilionário Duncan Barmatyne, do programa de televisão «Dragon,s Dew» colocou milhares dos seus trabalhadores em férias e voou, em jato privado com a família, para a sua casa de luxo, avaliada em 3 milhões de euros, no Algarve.
         Segundo a famosa revista norte-americana «Forbs» na reportagem «Onde viver a reforma depois do coronavírus?» o Algarve é um «dos três melhores destinos mundiais para o fazer». Para além da nossa Região são apontadas Magattan, no México e Cayo, em Belize.
                                        JOÃO LEAL  

CRÓNICA DE FARO - JOÃO LEAL




O MENINO ZÉ
      Desde quase o instante inicial em que ao Mundo veio que o Zé Zambujal, ora tão prematuramente desaparecido, fez parte afetiva do nosso viver. Era, há sessenta anos, o menino concretizado no amor dos sempre lembrados Natércia e Chico, companheiros de estudos, de sonhos e de vida profissional, vivida ali na Escola de São Luís. Depois era-o na tertúlia várias ve-zes acontecida ao dia na frequência quotidiana da lembrada «Brasileira». Foi-o, vida em fora, o vermos assumir a sua alegria de viver, de ser e de a todos albergar na generosidade do seu coração. Deixou-nos, na sequência de uma terrível doença, que não distingue nem idades, nem amores, nem ondas de permanente entrega. Morreu nesta cidade, onde para orgulho de todos nós, seus amigos (quem não podia ser amigo do Zé?) e conterrâneo, ele vira a luz do dia há 60 anos. Como foi, justamente referido, «era conhecido por ser um apaixonado pela vida», «um homem de talentos com um grande coração…que se multiplicou em ser e em fazer (professor de educação física, jornalista, produtor de concertos, guionista de programas televisivos, fotógrafo free lancer, assessor de imprensa, realizador de tournées mundiais de grandes artistas – Dulce Pontes, Cesária Évora…eu sei lá) numa curta vida em que tantos «impérios» construiu. Generoso até final deixou-nos, pouco tempo antes de morrer, mais exatamente a 26 de Abril último esta mensagem – abraço para todos nós: 
                    «E se não for pedir muito, feliz gostava que ficassem por  ter feito parte das vossas vidas, como feliz vou partir para esta última viagem, por vos ter na minha vida».
                     Obrigado, Zé! 
João Leal