sexta-feira, 20 de março de 2009

PORTUGUÊS UMA LÍNGUA COM OITO SÉCULOS



Jorge Tavares

O tema que hoje trago ao blogue, pretende ser uma reflexão conjunta sobre a nossa língua pátria: o Português escrito e falado. Nós, costeletas e ex-alunos das Escolas Tomás Cabreira e Comercial e Industrial de Faro, que posteriormente a esta etapa académica, rumámos de seguida às diversas escolas - Magistério Primário, Instituto Comercial e Industrial e Universidade - ou posteriormente, como trabalhadores estudantes, temos obrigações acrescidas na disciplina de Português.
No meu dia a dia, cívico e profissional, tenho por hábito classificar e exigir a cada cidadão, comportamentos e sabedoria, na razão directa do seu grau académico: As escolas servem para ensinar e todos nós, temos o dever de aprender. Saber, passa a ser uma obrigação.
Obviamente que nesta minha reflexão, não pretendo minimizar aqueles que, pelas mais diversas razões, terminaram os seus estudos, com o grau académico obtido na nossa Escola. Antes, enalteço e valorizo o seu saber, em todas as áreas da sua vida. Temos muitos exemplos de que nos devemos orgulhar.
Todos os que escrevem, e porque o fazem para os outros, necessitam um cuidado especial no Português...Muitas vezes, basta apenas rever o texto. Igualmente, no Português falado, se deve procurar utilizar um vocabulário compatível com o nosso saber, sem pretender recorrer a palavras "caras", cujo significado muitas vezes desconhecemos ou simplesmente que não sabemos utilizar.
A simplicidade da escrita e da linguagem também podem ser Português correcto.
Saibamos Português...respeitando uma língua com mais de oito séculos. Já velhinha!!!


JORGE TAVARES


Recebido e colocado por Rogério Coelho

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabens Jorge.

Bom texto que subscrevo.O W. Somerset Maugham, diz até que quando o autor escreve "caro" ele próprio não sabe o significado da frase.

ab.

João Brito Sousa

Anónimo disse...

Totalmente de acordo.

Escrever para os outros não é "pera doce".
É indispensável uma REVISÃO ATENTA ao que se escreve.

AGabadinho

Anónimo disse...

"Nao va' o sapateiro alem da chinela"!
Patria com mais de oito seculos sim mas lingua nao....a nossa lingua so' aparece escrita mais ou menos como a conhecemos hoje depois de Camoes....Ate' ai todos os documentos eram escritos em latim ou em castelhano...o que e' natural,sendo a lingua ao que se diz hoje mate'ria viva e em evolucao.
De resto concordo com a revisao dos textos o que nem sempre e' feito e compreendo porque^,os administradores do blog teem outras ocupacoes.Mante-lo vivo ja' uma benesse sena~o dos deuses,pelo menos deles.Obrigados.
Diogo