segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

FALANDO DE...

FIGURAS ALGARVIAS

SIDÓNIO (AUTO RETRATO)


Sidónio José de Almeida nasceu na cidade de Faro a 10 de Julho de 1918 e estudou na Escola Técnica e Industrial. Começou por fazer desenhos e caricaturas dos seus amigos e de “figuras típicas do Algarve”.
Dedicou-se à caricatura, desenho, escultura, além de ter efectuado muitos trabalhos como medalhões e painéis de grandes dimensões.
Na evolução da sua obra, sente influências neo-realistas e surrealistas ao mesmo tempo.
Recordo o sidónio. Um grande amigo. Um dia, no Café Aliança, disse-lhe “faz a minha caricatura”. Tentou fazer mas não conseguiu. Mais tarde, no Jardim Manuel Bívar, por insistência minha, tentou de novo. “è pá não estou com inspiração”.
Tempos depois, no Circulo Cultural do Algarve, Já bastante surdo, pegou no caderno que sempre trazia com ele, sentou-se à minha frente, e passado pouco tempo, amarrotou a folha foi jogar para o cesto dos papeis, olhou para mim e disse “É pá não consigo, não tens cara de caricatura”
A obra dele, que mais me impressionou, é a do busto do Dr. Silva Nobre e que se encontra em frente onde o médico, grande democrata, tinha o seu consultório.
Sidónio, foi um grande artista, um Costeleta e um grande amigo
RC

3 comentários:

Anónimo disse...

IDEIA INTERESSANTE,

Esta de se recordar aqui, grandes vultos da cultura farense.

O retracto que o RC conseguiu fazer do artista, está perfeito e nada mais há a dizer,

A não ser que acrescentemos, a enorme amizade que Sidónio dispensava a todos nós estudantes, acompanhada sempre do seu sorriso contagiante que mais parecia de uma criança.

Sou favorável à publicação do texto de RC, por ser justo e evocar uma grande figura farense.

Ab.
João Brito Sousa

MAURICIO S. DOMINGUES disse...

OLÁ ROGÉRIO
BOA IDEIA EM RECORDARES UM
VELHO AMIGO COSTELETA COM QUEM
CONVIVI NA TOMÁS CABREIRA.
RECORDO-ME DOS VERSOS QUE LEU
NUMA AULA DO DOUTOR UVA SOBRE AS
"BATATINHAS". NAS CHAMADAS ORAIS
QUANDO OS ALUNOS NÃO CONSEGUIAM
LEVANTAR A NOTA, O DR. UVA,
LEVANTANDO A MÃO E UNINDO O DEDO
INDICADOR AO POLEGAR, FORMANDO
UM CIRCULO, DIZIA : "BATATINHA",
"BATATINHA".
O SIDÓNIO APROVEITOU A "DEIXA"
E DISSE :
" DR. UVA CERTO DIA/ CHAMOU-ME
P´RA LIÇÃO /E COMO EU NÃO SABIA/
DR. UVA DISSE ENTÃO/POIS OUÇA LÁ
MEU MENINO, "BATATINHAS " "BATA-
TINHAS" ...
RESPONDI AO PROFESSOR/E DIS-
SE SENHOR DOUTOR/ ESTA VIDA É
CHATA/ SE ME DÁ TANTA BATATA/
POSSO UM DIA REBENTAR .".
É NATURAL QUE COM O DECORRER
DOS ANOS POSSA TER ESQUECIDO
QUALQUER OUTRO VERSO.
CHEGUEI A IR AO SEU ATELIER, A
SEU CONVITE, ESTAVA ELE A TRABA-
LHAR NO BUSTO DO TAMBÉM MEU AMIGO
CÂNDIDO GUERREIRO, COM QUEM POR
VEZES TÍNHAMOS UNS "PAPOS".
NÃO SEI SE ESTE BUSTO DO POETA
CÂNDIDO GUERREIRO ALGUMA VEZ FOI
COLOCADO EM PRAÇA PÚBLICA.
FEZ-ME PENA SABER QUE TEVE UM
FINAL DE VIDA NÃO MUITO FELIZ.
AS DUAS IRMÃS ERAM O SEU AMPARO
NESSA ÉPOCA. NÃO SEI SE DEIXOU
DESCENDENTES, POR PARTE DAS IR-
MÃS, POIS ELE NUNCA CHEGOU A
CASAR, QUE EU SAIBA.

UM ABRAÇO DO MAURÍCIO

Anónimo disse...

É sempre muito bom recordar o Sidónio, um grande artista e sempre amigo dos estudantes.
Numa crónica anterior recordei a sua figura impar. O nosso amigo Rogério avivou-nos a memória e fez aumentar a saudade.
Parabéns amigo.
António Palmeiro